Atracções Destinos Europa Itália

As mais famosas Pontes de Veneza

Pontes de Veneza

Veneza é conhecida como a Cidade das Pontes. Aliás, se tal como eu já visitou Veneza com toda a certeza já atravessou algumas das cerca de 400 pontes que existem na cidade. Ao conhecer as pontes de Veneza perceberá que cada uma delas lhe oferecerá uma visão diferente da cidade. Assim, decidimos neste artigo dar-vos a conhecer algumas das mais famosas pontes de Veneza.

Passeios gratuitos em Veneza

Pontes que atravessam o Grande Canal

São apenas 4 as pontes de Veneza que atravessam o Grande Canal e a verdade é que todas elas são bem famosas, muito diferentes entre si e que surgiram em épocas diferentes.

Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto foi a primeira ponte construída para atravessar o Grande Canal. Construída, em 1250, em madeira, era uma ponte que necessitava de uma manutenção extrema constante, tendo chegado a ceder mais do que uma vez. Assim, em 1555, o projeto de António Ponte foi escolhido e em 1591 surgiu a famosa Ponte de Rialto como a conhecemos hoje. A Ponte de Rialto em pedra que vemos hoje não difere muito na forma da estrutura de madeira que a precedeu.

Ponte de Rialto
Nós na Ponte de Rialto em 2012

Vale lembrar que Antonio Ponte ganhou a disputa contra nomes como Palladio, Sansovino e Michelangelo. Esta acabou por se tornar um dos cartões postais da cidade de Veneza.

Um dia em…Veneza – San Polo e Santa Croce

Ponte dell’Accademia

Com o crescente fluxo de pessoas a entrar em Veneza houve a necessidade de construir novas pontes que ligassem as duas margens do Grande Canal. Assim, surgiu a Ponte da Academia, inicialmente feita em ferro. Contudo, dada a proximidade com a água e a humidade que há em Veneza rapidamente se percebeu que aquele material não iria resistir muito tempo. Como tal, em 1933, Eugenio Miozzi construiu uma ponte homónima mas desta vez em madeira, com algumas estruturas em metal para conferir maior estabilidade.

Pontes de Veneza
Vista do Grande Canal na Ponte da Academia

Recebeu o nome de Ponte da Academia dada a sua proximidade à Academia de Belas Artes de Veneza. Esta bela ponte de madeira foi construída para ser provisória, contudo acabou por nunca ser substituída.

Um dia em…Veneza – San Marco

Ponte degli Scalzi

Poucos anos após a construção da Ponte da Academia foi construída a Ponte dos Pés Descalços, que é a primeira ponte a ser vista por aqueles que chegam a Veneza pela estação ferroviária. Foi construída pela primeira vez 1858, por Alfred Neville, sendo o seu nome uma alusão à Chiesa degli Scalzi, também conhecida como a igreja dos monges descalços. Mais tarde, em 1934 foi reformada, por Eugenio Miozzi, ficando com o aspecto que tem hoje. Esta bela ponte liga o Bairro de Santa Croce ao Bairro de Cannaregio.

Ponte della Costituzione

A Ponte da Constituição é uma das 4 pontes que atravessa o Grande Canal. Também conhecida como Ponte da Calatrava, esta une a Piazzale Roma à Estação de Santa Lucia. Inaugurada em 2008, é uma ponte envolta em grande polémica, quer pelo seu alto custo, quer pelo design diferente de todas as outras pontes de Veneza.

Pontes de Veneza
Ponte da Constituição

Outras pontes famosas de Veneza

Além das 4 pontes que atravessam o Grande Canal existem perto de 400 pontes sobre os cerca de 150 canais secundários que fazem parte da constituição de Veneza.

Ponte della Libertá

A Ponte da Liberdade é a gigante ponte que liga o continente às ilhas que compõem o centro histórico de Veneza. Foi inaugurada em 1933, pelo ditador Benito Mussolini, permitindo pela primeira vez chegar a Veneza de carro. Após a Segunda Guerra Mundial foi batizada como Ponte da Liberdade, marcando a libertação de Itália do fascismo.

Ponte dei Sospiri

A Ponte dos Suspiros é um bela e pequena ponte barroca que liga o Palácio Ducal às Prigioni, a antiga prisão da Inquisição. Esta ponte, construída em 1600, impressiona pela sua arquitectura, que é de uma beleza ímpar mas a verdade é que a sua história não tem nada de belo. Ou seja, esta estrutura era utilizada pelos prisioneiros para se dirigirem à prisão, tendo a última oportunidade de ver a cidade. Vindo daí o nome Ponte dos Suspiros.

Ponte dos Suspiros
Ponte dos Suspiros em Veneza

Ponte dei Pungi

A Ponte dos Socos é um dos vários exemplos das pontes que estão ligadas aos costumes da sociedade veneziana. Localizada no bairro de Dorsoduro, é conhecida por ser o local onde os habitantes das fações de San Pietro e San Nicolò dei Mendicoli costumavam ter as suas discussões, trocando socos. Vencia a fação que no fim da briga tinha mantido mais elementos em cima da ponte.

Um dia em…Veneza – Dorsoduro

Ponte dei Tre Archi

A Ponte dos Três Arcos é a única ponte de Veneza que possui de facto três arco. A ponte original data de 1503 mas foi totalmente restaurada em 1688. Apesar de parecer uma ponte normal, quando vista de perto possui detalhes belíssimos.

Pontes de Veneza
Ponte dos Três Arcos

Ponte della Paglia

A Ponte de Palha foi construída em 1360 e mais tarde reformada, já em pleno século XIX. Esta bela ponte liga o pier da Praça de São Marcos ao porto de Riva degli Schiavoni. Segundo se sabe acabou por receber este nome, pois era ali que os barcos atracavam para carregar e descarregar palha e feno para Veneza. Em 1854 acabou por ser ampliada, tendo-se tornado um ponto estratégico de Veneza.

Pontes de Veneza
Ponte da Palha vista a partir da Ponte dos Suspiros

Ponte delle Guglie

A Ponte das Torres, também conhecida como Ponte dos Pináculos, é uma das duas pontes que atravessa o Canal de Cannaregio. Possui este nome devido à presença das suas quatro torres de metal, sendo a única ponte de Veneza com este pormenor. Esta bela ponte de tijolo e pedra é ornamentada no seu arco por gárgulas.

Ponte das Torres
Ponte das Torres

Onde ficar em Veneza: melhores bairros

Ponte delle Tette

A Ponte das Tetas é uma pequena ponte construída durante o século XVI. O seu nome é uma menção às prostitutas, que na época mostravam os seus seios na ponte para atrair clientes. Segundo a lenda diz-se que estas foram contratadas para atrair e converter possíveis homossexuais.

Gastronomia do Mundo – Veneza

Ponte Chiodo

A Ponte Chiodo é uma das mais antigas pontes de Veneza. Esta famosa ponte destaca-se da maior parte das restantes pela falta de parapeito, característica comum às ponte mais antigas da cidade. Atualmente a única ponte que matém essas características a par da Ponte Chiodo é a Ponte del Diavolo, situada na Ilha de Torcello.

Ponte Chiodo
Ponte Chiodo

Burano e Torcello, passeio de um dia a partir de Veneza

Existem inúmeras outras pontes das quais poderíamos falar mas de fato estas são as mais famosas e conhecidas pontes de Veneza. E vocês já conheciam estas pontes e as suas histórias?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

2 thoughts on “As mais famosas Pontes de Veneza

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.