Destinos Europa Grécia

O que ver e fazer em Corfú

O que ver e fazer em Corfú

Corfú, ou Kerkyra, é uma bonita ilha grega, localizada junto à costa da Albânia, sendo a segunda maior ilha do arquipélago das Jónicas. Esta é uma ilha bem diferente das típicas ilhas gregas, tanto cultural como arquitetonicamente. Mas desengane-se se pensa que por quebrar o estereótipo das típicas casas brancas e azuis não é encantadora e bela como todas as outras ilhas gregas.

O que ver e fazer em Corfú
A bonita ilha de Corfú

Corfú é uma ilha cheia de história e atrações turísticas que valem muito a pena visitar, assim como uma beleza natural única, que lhe confere o nome de Ilha Esmeralda. Esta é uma ilha de vegetação exuberante, onde as oliveiras, os ciprestes e as flores se destacam.

Leia também As mais bonitas Ilhas Gregas

A história de Corfú está intimamente ligada à Europa, pois em tempos foi a ilha escolhida como local de veraneio das famílias reais europeias. Mas também é conhecida por ser uma ilha mítica, que faz parte da “Odisseia” de Homero, tendo sido o local da última paragem de Ulisses, antes de este chegar a Ítaca.

Por ser uma ilha tão encantadora e diferente decidi fazer este artigo onde vos dou a saber o que ver e fazer em Corfú.

Caminhe pela Old Town

Classificada como Património Mundial da Unesco, a Old Town é delimitada por dois Fortes, ligados entre si por muralhas, que cercavam a cidade. Na sua caminhada pelo Centro Histórico encontrará magníficos edifícios e palácios históricos, mas bem diferentes do que encontrará em qualquer outra ilha grega. Por outro lado, verá belíssimas igrejas católicas e ortodoxas, que merecem a sua visita. Perca-se pelas ruas floridas e deixe-se encantar pela beleza do centro histórico de Corfú.

Ruas do Centro Histórico de Corfú

Suba ao topo do Old Fortress

Suba ao topo do promontório do Velho Forte, um imponente forte militar do séc. XV, construído numa península rochosa. Aqui os venezianos construíram um fosso à volta do forte de forma a proteger a cidadela, localizada no seu interior, dos ataques dos otomanos. Ao visitar o forte poderá igualmente visitar os museus e a Igreja de São Jorge, do séc. XIX, localizados no seu interior.

Para além do interesse histórico e cultural que o Forte tem para a Ilha, o que ainda o torna mais especial é a paisagem que oferece a quem sobe ao seu topo. Ali terá uma paisagem de 360º do Mar Jónico e do centro histórico de Corfú.

Explore o New Fortress

A Nova Fortaleza é também conhecida como Fortaleza de Agios Markos. Esta é uma obra prima da arte da fortificação, sendo o complexo de fortificações mais bem preservado de toda a Grécia. A sólida construção foi erguida sobre o Porto Velho oferecendo assim uma bonita vista sobre o mar. Visite a Nova Fortaleza e explore todos os seus recantos. Ou simplesmente aproveite para ver algum das exposições ou assistir a alguns dos eventos culturais que ali decorrem.

New fortress
New fortress

Relaxe na Spianadá

Depois de caminhar pela Old Town aproveite para relaxar na Spianadá. Uma bela praça, considerada uma das maiores dos balcãs. Era aqui que a aristocracia da ilha se costumava encontrar. Esta bonita praça de cerca de 42000 metros quadrados é dividida em duas áreas distintas e adornada por várias peças da arquitetura francesa, do séc. XIX. O mais curioso desta magnífica praça é que foi criada, não devido a um planeamento urbanístico mas sim como tática defensiva e militar dos venezianos.

Veja o nosso roteiro de Uma manhã em Corfú

É nesta praça que decorrem inúmeros eventos ao longo do ano bem como jogos de críquete no campo que ali existe.

Spianáda
Spianáda

Conheça o Museu de Arte Asiática

Vá conhecer o Museu de Arte Asiática, localizado no Palácio de São Miguel e São Jorge. É o único museu da Grécia dedicado à arte asiática e foi inaugurado em 1928, como Museu de Arte Sino-Japonesa. Este magnífico museu possui no seu espólio cerca de 11 mil objetos, alguns dos quais do séc. XI a.C., e engloba imagens japonesas impressas, porcelanas chinesas assim como esculturas indianas. O principal objetivo do Museu de Arte Asiática é pesquisar e proteger o património cultural da Ásia mas também promover este património na Grécia e na Europa.

Museu de Arte Asiática
Museu de Arte Asiática

Visite o Palácio de Aquiles

O Palácio de Aquiles foi mandado construir pela Imperatriz Sissi da Áustria, em 1889, para servir de residência de férias sua e da sua família. Sissi era apiaxonada pela mitologia grega, assim quando mandou construir este belo palácio decidiu dar-lhe o nome de Aquiles, nome de um herói da mitologia. Os seus magníficos jardins estendem-se até ao mar, oferecendo uma paisagem única. Aqui encontrará uma magnífica coleção de esculturas, artefactos e pinturas que embelezam todo o palácio assim como os seus jardins.

Delicie-se com a Gastronomia do Mundo – Corfú

Durante a Primeira Guerra Mundial serviu como hospital militar das tropas francesas e sérvias. Já durante a Segunda Guerra Militar foi Quartel-General das tropas alemãs e italianas. Este belo exemplar de dois andares é gerido pela Organização de Turismo da Grécia.

O que ver e fazer em Corfú
Palácio de Aquiles

Deslumbre-se com o Canal d’Amour

O Canal d’Amour localiza-se na vila de Sidari. A praia cercada por paredões de rochas brancas de arenito criam um canal que desemboca no mar de água cristalina. Segundo a lenda quem nadar nas suas águas terá sorte no amor. E caso nade acompanhado permanecerá com essa pessoa até ao fim das suas vidas. Visite o Canal d’Amour e deixe-se encantar por esta obra da natureza, onde os depósitos de argila, decorrentes da erosão do arenito possuem propriedades desintoxicantes e curativas.

Corfú
Canal d’Amour

Ore no Vlacherna Monastery

O Vlacherna Monastery fica a cerca de 10 minutos de carro do centro de Corfú, mas é um dos locais mais emblemáticos da ilha, ou não estivesse aqui a lendária pedra verde, Pondikonisi, onde o barco de Ulisses ficou petrificado. Este belo e pequeno mosteiro, do séc. XVII, fica numa “ilha” que se encontra ligada a Corfú por uma pequena ponte pedonal em pedra. Não deixe de visitar e orar no Vlacherna Monastery.

O que ver e fazer em Corfú
Vlacherna Monastery

Fotografe o Cabo Drastis

Deixe-se encantar por estas bonitas e fotogénicas falésias, na ponta noroeste da ilha de Corfú. Aqui encontrará falésias com uma forma estranha e com pequenas cavernas marinhas bem como algumas formações naturais peculiares com várias ilhotas espalhadas. Aqui existe uma praia inacessível por terra, apenas sendo possível aceder por mar quando as condições assim o permitem.

Fotografe bastante este belo exemplar da natureza que nunca foi tocado pela mão humana e deslumbre-se com a paisagem que a circunda.

O que ver e fazer em Corfú
Cape Drastis

Mergulhe na Agios Spiridon Beach

Dê um mergulhe naquela que é a maior e mais famosa praia de Paleokastritsas. Conhecida pelas suas águas geladas é o local ideal para um mergulhe num dia quente de verão.

A Grécia e as suas paisagens inesquecíveis

Contemple a vista a partir do Paleokastritsa Monastery

Deslumbre-se com a magnífica paisagem no alto do penhasco, onde está localizado o Paleokastritsa Monastery. Este mosteiro, dedicado à Virgem Maria é o mais antigo da ilha e é a casa de 8 monges ortodoxos gregos. Mas se visitar o local não deixe de visitar também o interior da igreja do mosteiro, que abriga relíquias raras do período bizantino e pós-bizantino.

Passeie pelo Palácio Mon Repos

O Palácio Mon Repos, que significa “meu descanso”, é um pequeno palácio com influências coloniais mandado construir por um comissário britânico para oferecer à sua esposa. Para além do belo edifício, o local é também conhecido pelos seus magníficos jardins, que resultam do aglomerado de várias plantas exóticas e raras, estendendo-se até à praia com o mesmo nome. Foi aqui que nasceu o Príncipe Philipe, Duque de Edimburgo, 1921.

Atualmente, abriga o Museu de Paleopólis cujo espólio engloba artigos de elevado valor arqueológico e histórico associados à antiga cidade de Corfú mas também à propriedade de Mon Repos.

Como vê várias são as opções do que ver e fazer em Corfú, um local bem eclético e de uma beleza ímpar. E vocês já visitaram Corfú? O que acharam?

Outros locais a conhecer ao redor do Mundo

Tem curiosidade sobre o que fazer em outros locais do mundo? Venha connosco ver o que os nossos parceiros têm a dizer

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

17 thoughts on “O que ver e fazer em Corfú
  1. Fala sério!! Quanta coisa legal para ver e fazer em Corfú!! Às vezes nos prendemos tanto em destinos que são mais conhecidos e perdemos as belezas ocultas desses lugares!! O que é esse Canal d’Amour?? coisa linda!

  2. Que beleza essa ilha de Corfu na Grécia. O seu post do que ver e fazer em Confu está completo e incrível, me veio uma saudade imensa das Ilhas Gregas. Mas essa eu não cheguei a conhecer. Já quero muito visitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.