Croácia Destinos Dicas Europa Onde Dormir

Onde ficar Dubrovnik: melhores bairros

As minhas viagens favoritas

Dubrovnik é uma bonita cidade da Croácia, localizada na costa do Mar Adriático. Conhecida como a “Pérola do Adriático”, é uma cidade famosa pela sua cidade velha medieval, composta por edifícios góticos, renascentistas e barrocos. Decidir onde ficar em Dubrovnik pode mostrar-se uma tarefa bem complicada, tendo em conta o elevado número de opções que encontrará.

Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático

Aquela que é a cidade mais visitada da Croácia está repleta de locais que podem ser óptimas escolhas dependendo das necessidades e preferências de cada viajante. Assim, decidimos dar-vos a conhecer aqueles que são para nós os melhores bairro onde ficar em Dubrovnik.

Dubrovnik

Inicialmente conhecida como Ragusa viu o seu nome mudar para Dubrovnik, em 1918, após a queda do Império Austro-Húngaro. Desde cedo se tornou uma das cidades costeiras mais importantes do Mediterrâneo. Durante a Idade Média foi cidade-estado, tendo rivalizado com Veneza quer pela fama, quer pela influência.

Onde ficar em Dubrovnik
Os telhados de Dubrovnik

Mas nem só de tempos áureos viveu a cidade e em 1808, quando Napoleão teve o controlo da Dalmácia, acabou por perder a independência. Ao longo dos anos acabou por passar pelas mãos de diversos governos. Mais tarde, em 1667 sofreu um forte terramoto, que destruiu praticamente toda a cidade medieval e mais recentemente, em 1991 foi afetada pelos bombardeiros na Guerra da Independência da Croácia. Mas de todas as vezes que foi necessário Dubrovnik renasceu das cinzas tal como uma fénix.

Dada a sua beleza e espetacularidade, acabou por ser declarada Património Mundial da UNESCO, em 1979.

Qual o melhor bairro onde ficar em Dubrovnik?

O melhor bairro onde ficar em Dubrovnik dependerá das preferências e necessidades individuais de cada um. Como tal, decidimos falar um pouco dos bairros que são para nós as melhores opções para quem procura um alojamento na cidade.

Ruelas de Dubrovnik
Ruelas de Dubrovnik

Stari Grad

Localizada no coração da cidade, a Stari Grad é uma das áreas mais populares de Dubrovnik e como tal sempre bem repleta de turistas. É o bairro ideal para quem visita a cidade pela primeira vez, estando a poucos metros das muralhas da cidade assim como dos Palácios do Reitor e Sponza. É um bairro com um perfil muito vincado repleto de ruas estreitas e sinuosas, cheias de lojas, cafés e restaurantes. O grande senão é que é um bairro extremamente movimento e também mais caros que os restantes.

Destinos da Europa que inspiraram filmes da Disney
Stradun em Dubrovnik
VantagensDesvantagens
Estar no centro da cidade
Visitar os principais monumentos a pé
Inúmeras opções de restaurantes e cafés
Área mais movimentada
Área mais cara

Pile

O bairro Pile localiza-se fora da entrada oeste da cidade velha e onde se localiza o famoso Forte Lovrijenac. Conhecido por ser o local onde a cidade começou a crescer para além do muro, é o local ideal para aqueles que procuram ter uma estadia mais tranquila mas relativamente perto das principais atrações e com fácil acesso às praias. Contudo é uma área que pode ser desafiadora para quem viaja com a família ou com pessoas com mobilidade reduzida, dada a quantidade de degraus existentes no bairro.

Onde ficar em Dubrovnik - Forte Lovrijenac
Forte Lovrijenac
VantagensDesvantagens
Área mais tranquilo
Fácil acesso aos principais pontos
Área com muitos degraus

Ploce

Se é o tipo de viajante que procura uma viagem mais sofisticada então o bairro ideal para si é o Ploce. Localizado no lado oposto ao bairro Pile é também um boa opção para quem procura tranquilidade e localização privilegiada, pois tem fácil acesso ao centro histórico e ainda oferece uma bela paisagem sobre o Mar Adriático, a Cidade Velha assim como sobre a ilha de Lokrum. um das principais atrações deste bairro é a Praia de Banje.

Dubrovnik
Eu e a Fortaleza de Revelin

Lapad

Lapad é um bairro ligeiramente afastado da cidade velha e com uma data de atividades e atrações, sendo um bairro bem popular da cidade. É por isso o bairro ideal para aqueles que viajam em família e com crianças. Conhecida pela sua deslumbrante Baía, perfeita para nadar e apanhar sol, possui ainda boas trilhas para fazer umas caminhadas e ainda oferece paisagens de tirar o folego.

VantagensDesvantagens
Área mais tranquila
Área com várias opções de actividades
Área mais afastada da Cidade Velha

Gruz

Gruz é um bairro residencial e principal área portuária da cidade, sendo o bairro ideal para os que procuram viver uma experiência mais genuína na cidade de Dubrovnik. Assim, encontrará com facilidade vários mercados, lojas e restaurantes. Além disso se procurar visitar algumas das ilhas à volta será neste bairro que apanhará o barco para o fazer.

Dubrovnik
Gruz
VantagensDesvantagens
Área com identidade mais forte
Área mais económica
Área mais tranquila
Área afastada da Cidade Velha

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.