A “Pérola do Adriático”, como o poeta Lord Byron lhe chamou, é a cidade mais famosa da Croácia. Dubrovnik está rodeada por muralhas medievais, encontra-se entre uma corrente de montanhas calcárias a norte e o Adriático a sul. Neste momento, é uma cidade muito procurada no Verão pelos turistas, sendo possivelmente a cidade europeia com o seu centro histórico mais bonito e mais bem conservado.
Caso decidam descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático, devem saber que aqui a moeda oficial é a Kuna (1€ – 7,67HRK), contudo em todos os locais aceitam euros. Veja o nosso artigo sobre as outras cidades da Costa Dalmácia.
A melhor forma de começar a explorar Dubrovnik é iniciar um passeio pela Stradun e em torno das Muralhas da cidade.
– As Muralhas da cidade têm 12 m de espessura e 25 de altura, são uma paisagem fantástica. Foram elas que permitiram proteger uma das mais bem conservadas cidades medievais da Europa. Estas são compostas por várias zonas distintas, nomeadamente a Porta Pile,a Porta Ploce, o Forte Minceta, o Forte Revelin, o Forte Bokar e o Forte de São João.
– A Stradun, também conhecida por Placa é a principal avenida de Dubrovnik. Aqui podemos encontrar diferentes atracções que o permitirão conhecer melhor a história desta Cidade:
Grande Fonte de Onofre – Fonte do séc. XV, local onde outrora os viajantes se refrescavam
Igreja de S.Salvador (Aberto 9h-16h) – Igreja com uma austera fachada mas cujo interior é extremamente colorido
Mosteiro Franciscano (Aberto 9h-18h) – Este mosteiro é composto pela Igreja de S.Francisco e pelo Museu e data do séc. XIV. Podemos também aqui encontrar uma das farmácias mais antigas do mundo. A entrada custa cerca de 15 HRK (+- 2€)
Coluna de Orlando – Estátua que guarda o local onde a Stradun se junta à Praça Luza
Torre do Relógio – Impressionante torre que data do séc. XV
Palácio Sponza (Aberto 8h-14h) – Datado do séc. XVI, este palácio serviu como alfândega e casa da moeda. Hoje alberga os Arquivos do Estado e o Museu dos Defensores de Dubrovnik.
Pequena Fonte de Onofre – Data do séc. XV, quase passa despercebida.
Igreja de S. Brás (Aberto 8h-14h) – Fica no topo da Stradun, sendo S.Brás o padroeiro de Dubrovnik
Podemos depois seguir viagem e visitar outros locais de interesse dentro das muralhas:
-War Photo Limited (Aberto 9h-21h) – Recente e controverso museu, que nos dá uma visão imparcial e provocadora dos conflitos que têm abalado a região desde 1991.
– Mosteiro Dominicano (Aberto 9h-18h) – Construído pelos dominicanos após a autorização da sua entrada na cidade, em troca teria que proteger a entrada a sul. Parte deste mosteiro do séc. XIV foi construído do zero após ter sido destruído pelo sismo em1667.
– Palácio do Reitor (Aberto 9h-18h) – Palácio é um híbrido dos estilos gótico, renascentista e barroco. A entrada custa 35 HRK.
– Catedral (Aberto 8h-17h30) – Catedral barroca, que alberga um grande tesouro.
– Porto Antigo – Situa-se a leste da cidade, e há sempre uma grande actividade de pequenos barcos de pesca e embarcações turísticas.
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
10 thoughts on “Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático”