Atracções Croácia Destinos Dicas Europa

Praça Luza, a mais charmosa e autêntica praça de Dubrovnik

Luza Square

A Praça Luza é a principal praça de Dubrovnik, sendo o local onde ocorrem as principais festividades da cidade. Localizada no fim da Stradun é um espaço rodeado de várias joias arquitetónicas e os principais monumentos da cidade.

Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático

História da Praça Luza

A Praça Luza localiza-se no final da maior rua do centro histórico de Dubrovnik, a Stradun. Cada extremidade da Stradun era um ponto de entrada na cidadela. Há muitos séculos atrás o local onde hoje está esta artéria era um canal que separava a antiga colónia greco-romana Ragusa de Dubrva, localizada numa ilha, do assentamento dos eslavos continentais. No século XI, o canal foi assoreado e as duas comunidades tornaram-se numa só mas mantiveram sempre a rivalidade e o desprezo uns pelos outros. Assim, um século mais tarde a Praça Luza acabou por surgir no local do contacto geográfico das duas comunidades e acabou por se tornou uma das principais praças da cidade.

Luza Squares
Praça Luza

Aliás, foi nesta praça que foram anunciadas ordens, feitas proclamações, celebradas festas, feitos julgamentos, punições e até execuções. Atualmente é uma das praças mais movimentadas do centro histórico, sempre cheia de turistas e palco de muitos eventos.

Passeios gratuitos em Dubrovnik

O que ver na Praça Luza

A Praça Luza é uma praça relativamente pequena mas que abriga vários marcos importantes do centro histórico de Dubrovnik.

Torre do Relógio

A Torre do Relógio de Dubrovnik, situada no final da Stradun e no início da Praça Luza é uma belíssima torre sineira de 31 metros de altura, que alberga um elegante relógio, datado do século XV. A torre original foi demolida em 1928, após esta se ter começado a inclinar em direção da Stradun, como resultado de vários terramotos que a cidade sofreu ao longo dos séculos. Um ano mais tarde foi totalmente reconstruída, de acordo com o projeto original. No topo da torre está um sino de bronze fundido em 1506 por Ivan Rabljanin. O sino é tocado por duas figuras animadas e mecanizadas, conhecidas por Maro e Baro, estes jacquemarts são réplicas instaladas na torre aquando da sua reconstrução. Os originais encontram-se expostos no Museu de História e Cultura.

Torre do Relógio
Torre do Relógio

Coluna de Orlando

A Coluna de Orlando, erguida em 1418, mesmo em frente à Igreja de São Brás, é a escultura pública mais antiga de Dubrovnik. Nesta coluna está estátua do cavaleiro blindado Orlando, que segundo a lenda ajudou o povo de Ragusa a derrotar os invasores, durante a Idade Média, depois de um cerco que durou cerca de 15 meses. Este é um monumento de homenagem à liberdade e um porta-bandeira.

Coluna de Orlando
Coluna de Orlando

Uma curiosidade é que em tempos o antebraço da escultura, com cerca de 51.25 centímetros, era a medida padrão de Dubrovnik para tecidos, sendo o local onde os comerciantes iam medir e cortar os tecidos, para depois vender.

Pequena Fonte de Onofrio

A Pequena Fonte de Onofrio foi erguida em 1438, junto ao edifício da Guarda Principal de Dubrovnik, na Praça Luza. Projetada pelo construtor napolitano Onofrio della Cava esta fornecia água ao mercado que ocorria nesta praça. Na Idade Média, a fonte também tinha um significado religioso sendo somente utilizada pelos cristãos.

Pequena Fonte de Onofrio
Pequena Fonte de Onofrio

Palácio do Reitor

O Palácio do Reitor, localizado a sul da Praça Luza, foi construído no século XIII e resconstruído por duas vezes. Como tal, é um híbrido dos estilos gótico, renascentista e barroco. Na época da Ragusa, o edifício albergava escritórios do governo e do Estado, vários alojamentos, sendo também a sede do Reitor da República da Ragusa, entre o século XIV e o século XIX .

Gastronomia do mundo…Dubrovnik

Atualmente, alberga uma sala de concertos e o Museu Cultural e Histórico. Este é o maior museu da cidade e o seu espólio inclui móveis, metais, pinturas, cerâmicas, têxteis, vidros e fotografias que fazem parte dos tesouros culturais e históricos de Dubrovnik, desde da época da República da Ragusa.

Palácio Sponza

O Palácio Sponza, construído no início de 1500, é um projeto do arquiteto Pasij Milicevic. Inicialmente construído para ser uma alfandega e casa de moeda da cidade, acabou por ter várias outras funções. Construído numa mistura de estilos gótico e renascentista é um dos poucos edifícios que sobreviveu ao terramoto que atingiu a cidade em 1667. Este belo edifício destaca-se pelas bonitas janelas góticas, claustros e pátios internos.

Palácio Sponza
Palácio Sponza

Atualmente abriga os Arquivos do Estado de Dubrovnik, que contém documentos que datam do século XII, assim como a Sala Memorial de Dubrovnik, onde encontrará fotos e os nomes dos soldados que morreram durante o ataque à cidade em 1991/1992.

Igreja de São Brás

A Igreja de São Brás, também conhecida como Crkva Svetog Vlaha, é uma igreja barroca do início do século XVIII, construída no local de uma antiga igreja românica, danificada no terramoto de 1667.

Praça Luza
Praça Luza com a Igreja de São Brás ao fundo

Nesta bela igreja dedicada ao Santo Padroeiro da cidade, São Brás, a peça de arte mais popular é uma estátua gótica de Sveti Vlaho, em prata dourada, do século XV. O Santo tem nas mãos uma maquete da cidade de Dubrovnik.

Catedral de Dubrovnik

A Catedral da Assunção da Virgem Maria é uma imponente catedral barroca, construída no início do século XVII e ligada ao Rei Ricardo Coração de Leão. Foi projetada pelo arquiteto romano Andrea Buffalini para substituir a catedral original, destruída durante o terramoto. O tesouro da Catedral é absolutamente maravilhoso, mostrando as inúmeras ligações que Dubrovnik tinha com os principais portos marítimos do Mar Mediterrâneo. O objecto mais importante do seu espólio é o braço, a perna e o crânio banhados a ouro de São Brás, padroeiro da cidade.

Cúpula da Catedral em Luza Square
Cúpula da Catedral

Como vê a Praça Luza é uma verdadeira atração de Dubrovnik, não podendo faltar em qualquer roteiro feito pela cidade.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

6 thoughts on “Praça Luza, a mais charmosa e autêntica praça de Dubrovnik
  1. Estive em Dubrovnik em 2016. Apesar de ser movimentada é uma cidade muito interessante. Lembro-me da praça e desses monumentos que refere, mas o que me marcou na Croácia foram a gastronomia e as praias.

  2. A Croácia está na minha lista de desejos há muito tempo. É um sonho que pretendo em breve realizar. Seu post me será muito útil quando for organizar meu roteiro. Você acha que é possível fazer esse passeio pela cidade por conta própria. Meu marido e eu gostamos de passear sem excursão. Obrigada,Lilian

  3. Que fascinante percorrer a história da Praça Luza em Dubrovnik! Suas descrições detalhadas da Torre do Relógio, da Coluna de Orlando e da Pequena Fonte de Onofrio transportam-me para essa rica herança cultural. Ansioso para explorar esse tesouro histórico!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.