Coimbra Crianças Destinos Dicas Europa Portugal

Descobrir o Planeta Aquarela, na Escola do Ambiente

Planeta Aquarela

Um dos nossos principais objectivos enquanto pais deve ser criar crianças saudáveis, activas, criativas, autónomas e acima de tudo felizes. Muitas vezes na correria do dia-a-dia torna-se difícil proporcionar aos nossos filhos o ambiente ideal para que estes vejam a importância destes valores. Mas cabe a cada um de nós tentar arranjar pequenos momentos com os nossos filhos. Ao mesmo tempo que lhes vamos ensinando coisas tão simples como o dar valor ao nosso passado, à vida e ao que nos rodeia.

Veja as nossas Dicas para quem viaja com crianças

Assim, tanto eu como o André andamos sempre à procura de actividades que permitam aos nossos filhos aprender e crescer de forma saudável e feliz. Nesse sentido ouvimos falar do projecto Planeta Aquarela e da Escola do Ambiente e achámos uma óptima actividade para fazermos em família. Como gostámos imenso decidimos partilhar convosco a nossa experiência.

O Planeta Aquarela e a Escola do Ambiente

A Escola do Ambiente é o espaço físico do projecto ambiental Planeta Aquarela. Este tem como principal objectivo sensibilizar assim como aproximar as crianças da Natureza e do mundo rural. Isto através de várias actividades de educação ambiental. Aqui as crianças terão a oportunidade de observar várias espécies animais e vegetais presentes naquele espaço. Mas também terão a possibilidade de explorar os seus sentidos através das diferentes experiências que ali ocorrem.

De notar que estas actividades para além da troca de conhecimentos entre as crianças, promove igualmente contato com a população mais envelhecida. Assim como lhes permite aprender tradições populares e rurais. As crianças são ainda convidadas a percorrer as diversas ruas da aldeia enquanto exploram os vários recantos desta.

Leia sobre a nossa aventura nas Aldeias do Xisto na Lousã

Onde se localiza a Escola do Ambiente

A Escola do Ambiente localiza-se na antiga escola primária de uma pequena aldeia do concelho de Vila Nova de Poiares, Vilar. Este o espaço físico foi reabilitado e preparado para receber as famílias que decidam participar nas diversas actividades do projecto Planeta Aquarela.

Planeta Aquarela
Sala da Escola do Ambiente
MoradaContactos
Rua da Calçada do Portal, Vilar
3350-030 Arrifana
967369623
planetaquarela@gmail.com

Vem a Vila Nova de Poiares? Venha almoçar Restaurante “A Estrela da Mó”

Actividades promovidas na Escola do Ambiente

O Planeta Aquarela e a Escola do Ambiente promovem vários tipos de actividades. Como por exemplo, as actividades regulares, as actividades temáticas assim como as actividades digitais.

As actividades regulares ocorrem durante a semana, às segundas, quartas e sextas das 14h30 às 18h30 durante o período lectivo e das 10h30 às 18h30 em período não lectivo. Nestas actividades as crianças irão fazer uma actividade surpresa, explorar a criatividade e ainda participar em tarefas da horta. O valor destas actividades é de 4€ por criança, dos 3 aos 10 anos.

Planeta Aquarela
A horta da Escola do Ambiente

Já nas actividades temáticas, irá participar nas diferentes actividades que ocorrem em cada estação do ano. Ou seja, poderá participar nas principais colheitas de milho, castanha ou até azeitona. Assim como em diferentes atividades como fazer pão no forno a lenha, fazer queijo fresco ou ainda lavar roupa nos lavadouros comunitários. A cada mês há uma actividade diferente. Por exemplo, o mês de Fevereiro foi dedicado ao “Pão na Aldeia”, enquanto que o mês de Março será dedicado ao “Papel”. O valor destas actividades são de 8 euros por criança, dos 3 aos 10 anos.

Existem ainda as Actividades Digitais. Aqui quem subscrever esta actividade irá receber mensalmente no seu email 4 actividades diferentes, adequadas à idade da criança a quem se dirige. Estas actividades são escolhidas de acordo com a Estação do ano e com os elementos naturais que ocorrem no momento. A subscrição pode ser feita para 1, 3 ou 6 meses, tendo o valor de 5, 15 e 24€ respectivamente.

Outras questões sobre o Planeta Aquarela

As actividades são essencialmente para crianças entre os 3 e os 10 anos. Mas são preparadas para serem feitas em família. Mas também poderão ser efectuadas por crianças com idades inferiores a 3 anos desde que acompanhadas de perto por um adulto.

Geralmente as atividades temáticas do fim de semana duram cerca de 2 horas, enquanto que as dinamizadas durante a semana duram sensivelmente 1 hora.

A nossa experiência na Escola do Ambiente

Nós decidimos aproveitar o dia de Carnaval para ir até à escola do Ambiente. Nesse dia o Ateliê que estava a decorrer era “O Pão na Aldeia”. Os principais objectivos desta actividade era que as crianças descobrissem a origem dos ingredientes do pão ao mesmo tempo que preparavam a massa e o levavam a cozer.

“O Pão na Aldeia”

A actividade começou com uma breve apresentação, onde a Soraia e a Joana se deram a conhecer. De seguida fizemos uma visita ao espaço físico da escola e área envolvente. Nessa visita fomos apresentados ao Alecrim, coelho que ali habita e dirigimo-nos à horta onde as crianças foram incentivadas a retirar um rabanete para levar ao coelho.

Iniciámos a actividade propriamente dita com uma breve descrição do projecto ao mesmo tempo que era explicado às várias crianças o que iriam fazer. Mas para entrarem bem no espírito teriam que estar trajadas a rigor. E assim foi.

Planeta Aquarela
A Soraia a fazer uma breve apresentação

Depois fomos caminhando pelas ruas da aldeia até chegarmos a uma casa onde existia um forno a lenha e onde fomos recebidos pela simpática Patrícia. Ali as crianças tiveram o primeiro contacto com os materiais e ingredientes necessários para fazer o pão. Ajudaram a acender o lume e depois cada um deles preparou individualmente a sua massa de pão. Após estar concluída esta etapa e enquanto a massa levedava, foram desafiados a fazer uma espécie de caça ao tesouro pelas ruelas da aldeia.

Quando regressámos à casa cada criança foi tender a massa e colocá-la no forno. Enquanto esperavam para ver o resultado final, foram desafiados a fazer um desenho livre com colagem dos diferentes tipos de cereais. Por fim cada um tirou o seu pão do forno e pôde levá-lo para casa.

Mas não pensem que fomos para casa sem provar o pão. Ao mesmo tempo que as crianças preparavam o seu pão, a Joana também fez um delicioso pãozinho para no final todos comerem.

Considerações finais

Aqui por casa a nossa filha mais velha vinha encantada e pediu para voltar todos os fins-de-semana e nós pais gostámos imenso deste tempo com eles. Foi uma experiência diferente e que tenho a certeza de que não se irão esquecer tão facilmente.

Confesso que para mim o que me chamou mais a atenção foi o facto de as crianças estarem incluídas em todas as etapas da preparação do pão. Assim como contactarem directamente com todos os utensílios necessários.

Pretendemos voltar a participar de outras actividades no futuro e aconselhamos a todos que o façam. Tenho a certeza que gostarão e os vossos filhos também.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

2 thoughts on “Descobrir o Planeta Aquarela, na Escola do Ambiente
  1. Muito especial este projeto Aquarela desenvolvido na Escola do Ambiente para estimular a descoberta das culturas, costumes e tradições do meio rural pelas crianças! Muito útil e importante este tipo de ensinamento para o futuro delas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.