Hoje o artigo “Um dia em…” é dedicado à bonita cidade de Sion, que terá sido fundada no séc. I, com o nome de Sedunum, sendo a mais antiga cidade da Suiça e o centro económico do Cantão do Valais, do qual é capital. Faz ainda parte do Inventário de Sítios de Herança suíços. Venha connosco passar um dia em Sion.
Conteúdo do artigo
A cidade
Esta bonita e pequena cidade foi construída no meio de um vale, formado por duas colinas bem próximas e onde foram construídos dois castelos, que são vestígio do poderoso bispado que governou o Cantão de Valais, durante séculos.
Não deixe de ler também o nosso artigo sobre outra cidade do cantão de Valais, Descobrir Sierre.
Sion |
O centro histórico de Sion é absolutamente encantador com as suas ruas cheias de edifícios góticos e renascentistas e ao passearmos por aqui facilmente conseguimos sentir os inúmeros séculos de história, que tornaram esta cidade numa encantadora localidade. Sion é sem dúvida uma pequena cidade rica em descobertas, que nos deixa completamente encantados.
Centro histórico de Sion |
Espalhados pela cidade é possível encontrar 14 edifícios ou locais, que se encontram listados como património suíço de importância nacional. Estes locais incluem a Catedral de Sion, o Castelo Majorie, o Castelo de Tourbillon, a Igreja de São Teodoro, o Castelo de Valère, entre muitos outros.
Sion à noite |
O nosso roteiro de um dia em Sion
Na nossa viagem para a Suiça decidimos passar por Sion e conhecer a mais ensolarada cidade do país e alguns dos seus mais emblemáticos monumentos.
Hotêl de Ville
Iniciámos o nosso percurso pelas bonitas e históricas ruelas, onde encontrámos o famoso Hotêl de Ville, um bonito edifício que alberga a Câmara Municipal. Este terá sido construído no séc. XVII, pela mão do mestre pedreiro Michel Mag e é constituído por uma bonita torre de relógio, encimado por uma cúpula e uma torre-lanterna. Na fachada principal é possível ver uma porta onde está esculpido o julgamento de Salomão.
Hotêl de Ville |
Museu de Arte
Depois de deambularmos pelas ruelas em pedra da cidade, decidimos partir colina acima para visitar os dois famosos castelos de Sion e pelo caminho fomos encontrando diversas outras atrações. Nomeadamente, o Museu de arte localizado bem no sopé das colinas de Valère e de Tourbillon. Este belo museu, uma referência na criação artística ligada ao Valais, é composto por três áreas principais: a paisagem do séc. XVIII até aos nossos dias, os pintores da Escola de Savièse do séc. XX e a arte contemporânea. Junto à entrada do museu encontrámos uma bonita estátua do Santo Teodoro, patrono de Valais.
Museu de Arte |
Castelo de Tourbillon
Saindo do museu e continuando a subir a colina chegámos a uma praceta onde descansámos um pouco e aproveitámos para tirar fotos. Seguindo, depois em direcção ao Castelo de Tourbillon. Este terá sido construído no séc. XIII, a mando do bispo Boniface de Challant, para servir de sua residência, tendo-se tornado um símbolo visível do poder secular eclesiástico. Mais tarde, já no séc. XVIII, um gigantesco incêndio na cidade, reduziu o castelo a cinzas, tendo sido mais tarde reconstruído.
As suas ruínas localizam-se numa torre rochosa bem acima da cidade e para conseguir chegar ao local é necessário subir umas escadas bem íngremes, por isso prepare bem o fôlego.
Actualmente, é um museu de ruínas a céu aberto e no seu interior é possível encontrar a Capela de São Jorge. Nesta bonita capela medieval estão algumas pinturas do séc. XIV e XV, feitas a partir de minerais.
Leia também As cidades mais bonitas dos Alpes Suíços
Castelo de Tourbillon |
Castelo de Valère
Depois de visitado o Castelo de Tourbillon, foi a vez de nos dirigirmos ao Castelo de Valère, que mais não é do que uma igreja fortificada, construída no séc. XII e XIII, e que era habitado por cónegos até à Revolução Francesa.
Actualmente, é uma basílica menor, consagrada pelo Papa João Paulo II, em 1984, e alberga o Museu Cantonal de História. No seu interior, para além dos bonitos capitéis românicos, possui um órgão, do séc. XIV, sendo o mais antigo do mundo ainda em funcionamento.
Castelo de Valère |
Capela de Todos os Santos
No percurso para o Castelo de Valère, deparámo-nos com a pequena e bonita Capela de Todos os Santos. Esta simples capela terá sido construída a mando de Blandrate em 1325 e já em pleno séc. XX terá sofrido uma reforma.
Capela de Todos os Santos |
Igreja de São Teodoro
Depois de visitarmos os dois castelos no topo das colinas, fizemos o percurso de regresso para visitar a bonita Catedral de Sion, mas pelo caminho encontrámos a encantadora Igreja de São Teodoro, que terá sido construída no séc. XVI. Esta igreja é um bonito edifício de estilo gótico, constituído por uma única nave, que termina com um coro poligonal.
Igreja de São Teodoro |
Catedral de Sion
Bem ao lado encontra-se a Catedral de Sion. Esta é uma Catedral romana do séc. XII, de estilo bizantino, que tem sofrido várias alterações ao longo dos séculos. Nomeadamente, o campanário românico e vários outros elementos tardo-góticos.
Não deixe de ler o nosso artigo de outra catedral da Suiça, desta vez a Catedral de Friburgo, Descobrir a Catedral de São Nicolau.
Campanário da Catedral de Sion |
E terminava assim o nosso roteiro de um dia por Sion. Esta é realmente uma cidade encantadora e com ambiente histórico maravilhoso, que merece uma visita a quem esteja pela Suíça.
E vocês já visitaram Sion? Quais as vossas impressões?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.