Destinos Dicas Onde Dormir

As alternativas aos tradicionais hotéis para se hospedar nas férias

Cada vez mais as pessoas começam a procurar alternativas ao tradicionais hotéis, quer seja porque se está cansado dos quartos comuns dos hotéis, quer seja porque se procura alternativas mais baratas ou apenas porque se quer ter uma experiência diferente. Hoje pretendemos falar um pouco sobre aquelas que são para nós as melhores alternativas aos tradicionais hotéis para se hospedar nas suas férias e que lhe podem proporcionar experiências únicas e diferentes.

Hostels e Albergues

Os Hostels e Albergues são óptimas alternativas aos tradicionais hotéis para quem procura opções mais em conta. Geralmente este é o tipo de alojamento escolhido pelos jovens nas suas viagens, até porque em vez dos tradicionais quartos privados, encontram dormitórios com várias camas e casa de banho partilhada. Ou seja, a atmosfera que se vive num albergue é totalmente diferente da que se vive num típico hotel. Com um espírito mais comunitário este é o tipo de alojamento ideal para fazer novas amizades e trocar experiências.

alternativas aos tradicionais hoteis
Hostels

Atualmente alguns albergues já oferecem também quartos privados e com um serviço bem completo, desmistificando um pouco o conceito de que este tipo de alojamento é apenas para jovens.

Veja quais Os Melhores Hostels Portugueses

Campismo e Caravanismo

Para os amantes da Natureza existe uma maravilhosa alternativa aos hotéis tradicionais, que é o campismo ou até o caravanismo. Esta pode ser a opção ideal para quem está em busca de um contacto mais próximo com a natureza, que procuram uma experiência sem grandes comodidades ou até aqueles que estão a fazer uma road-trip e pretendem dormir sempre num local diferente, sem a chatice de estar constantemente a fazer check-in e check-out dos hotéis.

Dicas úteis para acampar
Acampar

Por outro lado, o caravanismo acaba por proporcionar todas as comodidades necessárias mas com a vantagem de pudermos ir ao nosso ritmo na nossa viagem e parar onde quisermos. Além da experiência ser totalmente diferente de ficar alojado num hotel tradicional.

Veja as nossas Dicas básicas para acampar

Glamping

O Glamping é um conceito recente que junta o termo glamoroso com o termo acampar. Ou seja, é um acampamento de luxo, onde os viajantes podem usufruir de conforto e estilo e mesmo assim estar ao ar livre e em contacto com a Natureza. As acomodações no glamping vão desde tendas de lona até a casas nas árvores. Assim, o glamping pretende encontrar o equilíbrio entre o conforto e o contacto com o ar livre. Cada vez mais começam a surgir destinos glamping em todo o Mundo, sendo um tipo de alojamento com grande espaço para evoluir e crescer.

alternativas aos tradicionais hotéis
Glamping

Couchsurfing

O couchsurfing é outro tipo de alojamento que surge como alternativa aos tradicionais hotéis. Mas afinal em que é que consiste o couchsurfing? O couchsurfing é uma maneira criativa e barata de por um lado conseguir alojamento e por outro receber pessoas na sua casa. Ou seja, existe uma comunidade de couchsurfers, espalhados pelo mundo inteiro, que abrem as portas da sua casa, para receber viajantes, que procuram alojamento. Este é um tipo de hospedagem gratuito, cujo principal objectivo é potenciar a troca cultural entre anfitriões e viajantes. Para que possa usufruir deste tipo de hospedagem terá que submeter o seu perfil numa plataforma, onde além do perfil irá também colocar recomendações e avaliações das casas por onde passou.

House-sitting/Pet-sitting

Outra forma de conseguir alojamento gratuito é através do House-sitting ou o Pet-sitting. E o que estes termos querem dizer? Esta é a prática onde o proprietário deixa a sua casa aos cuidados de outro. No fundo o viajante oferece-se para tomar conta da casa ou dos animais do proprietário, em troca de estadia. De entre as tarefas podem estar cortar a relva, limpar a piscina, levar os animais a passear, entre outros. Este é um novo conceito que tem como pilar a economia compartilhada e o consumo colaborativo. E a verdade é que todos saem a ganhar, tanto o proprietário como o viajante.

Alojamentos religiosos

Por fim, falamos de um tipo de alojamento que terá um público-alvo específico mas que não pode deixar de estar na nossa lista de alternativas aos tradicionais hotéis, os alojamentos religiosos. Este tipo de alojamento, que podem ser conventos, mosteiros, entre outros, são muito procurados por quem procura um local de silêncio e solidão. Ou seja, um local de tranquilidade, onde a busca interior é um dos principais motivos de quem procura este tipo de hospedagem.

alternativas aos tradicionais hoteis
Vida no Mosteiro

Para além de ser um tipo de alojamento bem em conta, é um local silencioso e cuidado, ao mesmo tempo que ficará a pernoitar num edifício histórico. Agora não espere muito mais do que quatro paredes e uma cama, possivelmente casa de banho compartilhada e até horário para recolher.

Onde ficar em Fátima: o santuário religioso de Portugal

Como vê existem várias alternativas aos tradicionais hotéis que lhe proporcionarão uma experiência única, algumas das quais permitindo ainda que poupe algum dinheiro. Vocês já experimentaram alguma destas alternativas? Como foi a vossa experiência?

Quer saber um pouco mais sobre hospedagens alternativas, desta vez em Bratislava? Então não deixe de ler o post do blog De Lugar Nenhum, Hospedagens em Bratislava e fique a conhecer algumas das melhores opções na capital da Eslováquia.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “As alternativas aos tradicionais hotéis para se hospedar nas férias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.