Destinos Dicas

Dicas básicas para acampar

Algumas das coisas que aprendi após a pandemia foi a valorizar mais o tempo em família e com os amigos assim com a apreciar mais o contato com a Natureza, pois foi esta a nossa grande aliada em períodos do confinamento.

A lufada de ar fresco no meio da pandemia

Dois meses antes do confinamento iniciar mudei de casa, ou seja, saí de um apartamento para uma moradia, rodeada de floresta. E durante o confinamento acabávamos por conseguir sair de casa, para caminhadas no meio da mata salvando a nossa saúde mental e mexendo o nosso corpo. Desconectando-nos do caos que o mundo estava a viver e a reconectar-nos com o que realmente importa, a nossa vida e a dos nossos.

Leia também Indispensáveis de viagem em que vale investir

A partir daí passei a valorizar muito mais o contato com a Natureza e o respirar ar puro. Assim, quando o confinamento terminou uma das primeiras coisas que decidimos fazer foi uma descida de Rio em canoa, em família. Posso afirmar que foi das experiência mais tranquilizadoras que alguma vez fiz. Estar no meio do rio, em silêncio, rodeada de árvores trouxe-me uma paz e uma felicidade que nunca conseguirei descrever em palavras.

O projeto

Como tal, e depois de uma experiência tão enriquecedora, decidimos organizar um acampamento em família. Que ainda está no papel e sobre o qual estamos a pesquisar bastante. Até porque para aproveitar 100% as férias e não passar por nenhum aperto é necessário programar muito bem esta viagem.

Não pense que apenas uma tenda é suficiente, existem alguns outros itens de que necessita para umas férias práticas, em segurança e com o essencial para usufruir desta experiência em pleno.

Leia também Indispensáveis de viagem a preços acessíveis

Nesse sentido, decidimos fazer este post para ajudar aqueles que como nós decidiram sair um pouco da rotina das férias ditas normais. Pois acampar dá sempre um pouco mais de trabalho do que ficar alojado num hotel ou até num apartamento. Assim, venha connosco descobrir as dicas básicas para acampar.

Escolher o parque de campismo

Para planear as melhores férias acampando, a primeira grande questão será escolher um local com uma boa estrutura e uma ótima paisagem. Afinal, quem não adora acordar com o barulho da natureza e rodeado de uma paisagem incrível? Mas ao acampar com crianças também há outras necessidades e cuidados a ter. Assim, achamos que o ideal será escolher um parque de campismo que tenha determinadas comodidades, como por exemplo área de lazer onde estes possam brincar, uma piscina ou um lago e casas de banho com infra-estruturas adequadas.

Leia também Presentes criativos para viajantes

Escolha dos itens necessários

Depois existem alguns itens que não podem faltar na hora de acampar, mas o verdadeiro desafio desta jornada é levar o menos possível mantendo o mínimo de conforto.

Tenda

A Tenda é uma das partes mais importantes na hora de preparar a sua aventura. Ou seja, é o local onde irá descansar. Assim, convém que tenha o mínimo de conforto possível e ainda proteja contra insetos e formigas. Na hora de escolher deve ter em conta o tamanho, o preço e o material. O mais importante é ter em conta o custo-benefício, consoante o número de pessoas que lá irão ficar.

Dicas úteis para acampar
Dicas úteis para acampar

Existem inúmeras opções de tendas, que vão desde a mais simples, como a iglu, com montagem super prática, até às mais complexas, com várias divisões. Deverá escolher de acordo com o que for mais conveniente para a vossa realidade.

Saco-cama vs Colchão insuflável

A forma para melhor se sentir confortável na hora de dormir é procurando um bom saco-cama, que para além de servir de colchão servirá também como isolante térmico. Outra grande vantagem é que ocupa pouco espaço, quando devidamente acondicionado.

Mas poderá optar também pelo colchão insuflável, que fará com que não tenha contacto com o chão, tornando-se bem mais confortável. Contudo, ocupará mais espaço e fará com que tenha que levar uma bomba de ar bem como roupa para se cobrir.

Redes de descanso

Existem vários acessórios que não são imprescindíveis num acampamento, mas permitem torná-lo mais confortável e estiloso. É dessas pessoas? Então sugerimos que leve uma rede de descanso para aproveitar o melhor que acampar tem. E a verdade é que haverá algo melhor para relaxar do que estar deitado numa rede presa entre duas árvores a balançar, a ouvir os barulhos da natureza enquanto contempla a paisagem?

As redes são fáceis de transportar e vêm compactadas dentro de um saco. Nós aconselhamos as redes de viagem da Tropilex, que já possuem as cintas de árvores integradas e são feitas em tecido de paraquedas, extremamente resistentes e leve. Para além de que encontrará na Tropilex todos os acessórios necessários para as suas redes de descanso. Outra sugestão de fazemos é o site Camas de Rede, onde encontrará vários tipos de marcas de redes de descanso.

Mesas e acentos

Vários são os “móveis” que poderá levar. Mas se escolher um bom parque de campismo o mais certo é não ser necessário levar esses ditos “móveis”, uma vez que a própria infra-estrutura do parque já os engloba. Contudo, se for do seu desejo pode optar por levar a sua própria mesa e os seus acentos. Existem várias opções, sendo que do nosso ponto de vista as mais indicadas serão aqueles que são de fácil limpeza, leves e resistentes.

Leia também Como tirar maior partido da sua máquina fotográfica

Kit Primeiros-Socorros e itens pessoais

A segurança é algo que devemos ter sempre em conta. Contudo, nem sempre as coisas correm da maneira que esperamos. Assim, convém que vá prevenido com um kit de primeiros-socorros para qualquer eventualidade, onde estejam os itens essenciais. Devemos também ter em atenção a data de validade dos medicamentos que iremos levar.

Repelente, lanterna, protetor solar, canivete, produtos de higiene pessoais são algumas das coisas básicas que não podem faltar na sua mala na hora de acampar.

Alimentação

Quando vai acampar uma das coisas que tem que ter em consideração é a comida e forma de cozinhar. Assim, deve planear bem as refeições para que nada falte na hora de comer. E a verdade é que ao planear a ementa de cada refeição saberá muito bem quais os ingredientes de que necessitará, não havendo lugar ao desperdício.

Leia também Como planear uma viagem independente

Utensílios de cozinha

A quantidade de utensílios a levar, depende essencialmente daquilo que vai desejar cozinhar e da mise-en-place que leva já feita de casa. O nosso conselho é que leve já tudo devidamente preparado, sendo apenas necessário a confeção. Não podendo muito fugir de levar pratos, copos e talheres bem como panelas.

Fugareiro

Na hora de cozinhar, há quem opte por fazer uma fogueira, sendo que do nosso ponto de vista acaba por ser mais perigoso, pois é mais difícil de controlar. Então a nossa sugestão é que use um fogão a gás portátil que ajudará na hora de confecionar a sua comida.

Dicas básicas para acampar
Fogueira

Objectivos do nosso acampamento

  • Desconectar do stress do dia-a-dia e das redes sociais e Re-conectar-se consigo, com a Naturesa e com os que a rodeiam
  • Aprender a conviver sem o conforto diário
  • Valorizar mais as coisas simples da vida
  • Aprender a improvisar
  • Aprender ou reforçar o respeito pela Natureza

Gostou das nossas dicas básicas para acampar? Acha que falta alguma?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Portugal, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Por isso, a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. Assim, ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

5 thoughts on “Dicas básicas para acampar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.