Crianças Destinos Dicas

Babymoon: a sua lua de mel durante a gravidez

Babymoon

A babymoon é uma viagem de férias tirada durante a gravidez, uma homenagem à vida pré-bebé. O destino pode ser qualquer lugar onde se sinta confortável. Uma praia deserta, uma cidade histórica, uma vila medieval, uma viagem internacional ou um destino à porta de casa.

O que é a BabyMoon

A Babymoon é uma mistura entre honeymoon (lua de mel ) e um bebé. Ou seja, é bem semelhante à lua de mel, mas o objectivo aqui é comemorar a chegada de um bebé naquelas que serão as últimas férias sem ele. E a verdade é que ao longo dos últimos anos a popularidade deste tipo de férias têm crescido. Até porque após o nascimento do bebé será difícil conseguir dar uma fugida a dois. Assim, a babymoon é uma forma de aproveitar o tempo de qualidade a dois antes de dar à luz. Esta pode ser umas férias de uma semana ou uma simples escapadela de 2 dias, perto ou longe de casa. Não interessa. O importante é usufruir deste tempo.

Babymoon
Nós na nossa 1ª babymoon em Roma

Mas desengane-se se acha que a babymoon só ocorre antes do nascimento do primeiro filho. No meu caso decidi fazer uma segunda babymoon antes do nascimento do meu segundo filho e levando a minha filha mais velha. Para desta forma conseguirmos aproveitar os últimos tempos de filha única.

Dicas para quem viaja com crianças

Quando fazer uma BabyMoon

Como já referi anteriormente não há regras quando se fala de babymoon mas a verdade é que há alturas da gravidez em que é mais ou menos aconselhável viajar. Claro que cada caso é um caso mas por uma questão de conforto, o período entre as 12 e as 30 semanas será o mais indicado. Pois por esta altura os enjoos e o cansaço já terão desaparecido e a barriga ainda permite uma boa liberdade de movimentos.

Tem dúvidas quanto a viajar grávida? Leia o nosso post Grávida pode viajar?

E claro, nunca deixe de consultar o seu médico e ouvir as suas recomendações.

Onde ir na sua BabyMoon

Como em qualquer viagem haverá destinos com maior ou menor risco. Cabe a cada mulher grávida saber o que a deixará ou não confortável na hora de viajar. Por uma questão de segurança, e de acordo com a DGS, locais com altitudes superiores a 2500 metros devem ser evitados, assim como todos os países onde exista risco de contrair doenças. Ou seja, destinos com epidemias activas e onde é recomendada a toma de vacinas vivas, tais como BCG, VASPR e a Rotavírus são desaconselhados. E claro ter sempre muita atenção aos destinos onde ocorram surtos do vírus Zika, pois se for infectada durante a gravidez o bebé poderá nascer com vários problemas.

Nós preferimos conhecer novas cidades

Depois de tidos em conta estes cuidados, deverão perceber que tipo de uma viagem pretendem fazer. Uma viagem romântica e visitar um local que será mais complicado de conhecer após o nascimento da criança, um local para fazer o enxoval do bebé que vai nascer ou simplesmente desfrutar da vida.

O que fazer na sua BabyMoon

Não há coisas certas ou erradas sobre o que fazer na sua babymoon. Tudo dependo do que se sentir disposta a fazer. Eu própria fiz duas babymoon e foram as duas bem diferentes, resultante do que me sentia confiante a fazer.

Uma babymoon é o momento ideal para relaxar e se re-conectarem um com o outro e com o vosso bebé. Assim vai depender muito da vossa dinâmica enquanto casal aquilo que vos fará bem. Mas existem várias sugestões que vos pudemos dar. Por exemplo, se é um viajante experiente aventure-se numa nova viagem e vá conhecer e explorar o mundo. Se ficar mais seguro perto de casa, seja um turista na sua própria cidade e vá visitar um museu ou outro qualquer monumento. Se é fã de ar livre vá fazer uma trilha ou explorar um parque.

Eu na Basílica de São Pedro no Vaticano

Ou então vão usufruir de uma massagem de casal, ou romântico jantar a dois. Mas não deixe passar o momento e aproveite para usufruir deste tempos para vós.

Dicas úteis

Há algumas dicas que pudermos dar, que serão bem úteis na hora de organizar e viver a sua babymoon.

  • Considere destinos cujo tempo de voo é pequeno e direto;
  • Considere fazer um seguro de saúde e de viagem que cubra qualquer imprevisto com a gravidez;
  • Se vai viajar no seu país tenha atenção aos hospitais perto dos locais para onde vai;
  • Não tenha pressa e recorde-se que está grávida, ouça o seu corpo;

As nossas babymoon

Roma, Florença e Pisa

Quem segue o blog já deve ter percebido que sou apaixonada por Itália. Assim, a minha primeira babymoon só podia ser para este destino que tanto gosto. Quando decidimos que Itália seria o destino, o André apenas me disse para escolher as cidades que mais queria conhecer pois tão depressa não voltaríamos a Itália. Até o compreendo, com tanto mundo para desbravar Itália era o nosso destino nos últimos anos.

Viagem por Roma, Florença e Pisa

Roma, Florença e Pisa foram as minhas escolhas. E a não me arrependo nada. Foi uma viagem incrível, cheia de histórias para contar e com 3 cidades magníficas. Claro que o ritmo foi diferente e tive o cuidado de ir ouvindo sempre o meu corpo, o que foi importante. O principal cuidado que tive durante esta viagem foi com a comida, pois como não era imune à toxoplasmose tinha muito receio de comer algo contaminado.

Babymoon
Nós no Campo dos Milagres em Pisa

Sintra

Sintra é dos locais que mais gosto em Portugal, parece um local mágico saído de um qualquer conto de fadas. Como André pouco conhecia e a Cléo adorava o mundo das princesas achei que Sintra seria o local ideal para a nossa babymoon. Confesso que apesar de adorar viajar, desta vez não me sentia confiante o suficiente para embarcar num voo para fora do país, até porque já estava com 8 meses de gravidez.

Roteiro de dois dias em Sintra

Sendo um destino onde se caminha bastante e dado o avançado estado da gravidez tive o cuidado de levar a mala da maternidade, o kit das células estaminais e toda a minha documentação. O meu obstetra estava informado e disse-me para qual o hospital que deveria ir se algo acontecesse. Mas graças a Deus correu tudo dentro da normalidade e o meu rico filho só veio às 41 semanas.

E você já fez uma babymoon? Qual o seu tipo de babymoon?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

4 thoughts on “Babymoon: a sua lua de mel durante a gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.