Bari, capital da Apúlia, é a segunda metrópole do Sul de Itália e o seu centro velho, hospeda numerosos testemunhos das civilizações que se alternaram ao longo dos tempos. Como por exemplo, os romanos, normandos, suecos, entre outros. Não se sabe ao certo as origens desta cidade, mas por volta do século III a.C., foi conquistada pelos Romanos. Após a queda do Império Romano, em 476, a cidade foi invadida por Bárbaros e ocupada pelos Godos. No ano de 554, foi tomada pelos Bizantinos, que governaram até 840, quando passou para o domínio Sarraceno. Passados 30 anos, os Bizantinos retomaram a cidade, onde se mantiveram até 1071, quando a cidade passou para o domínio Normando.
Por ser uma bonita cidade cheia de história decidi fazer este artigo onde vou vos falar sobre o que ver e fazer em Bari.
Conteúdo do artigo
O que ver e fazer em Bari
Vários são os passeios que poderá fazer em Bari para conhecer um pouco mais desta bonita e pacata cidade.
Passeie pela Piazza del Ferrarese
Passeie pela aconchegante Piazza del Ferrarese, que é a porta de entrada para o centro histórico de Bari. Esta é uma praça bem movimentada, rodeada de bares e restaurantes, sendo o local ideal para provar um pouco da gastronomia local.
Deambule por Bari Vecchia
Comece a sua visita a Bari deambulando por Bari Vecchia, bem no coração histórico da cidade. Passeie pelas ruas sinuosas e pitorescas e descubra os mais bonitos monumentos de Bari assim como alguns dos mais famosos bares da cidade. Ou seja, aqui encontrará grande parte das principais atrações desta bonita cidade e perceberá que a história e a vida social coexistem de forma clara e perfeita.
Visite o Castello Svevo
Visite esta bela fortaleza do século XII, situada entre o centro histórico e o mar. O Castello Svevo é um importante símbolo do passado militar da cidade. Naquele local ficavam várias ruínas romanas, que foram fortificadas pelos normandos. Mais tarde, em 1233, foi reconstruído pelo Imperador Frederico II.
Vá ao Teatro Petruzzelli
Vá ao Teatro Petruzzelli e assista a uma peça, naquele que é o maior teatro privado da Europa e o 4º teatro da Itália. Inaugurado em 1903, foi totalmente reconstruído após um incêndio, em 1991. O Teatro Petruzzelli nasceu da necessidade de criar um teatro que comporta-se o espectáculo de Mascagni, uma vez que o teatro da cidade, o Piccinni era pequeno. Assim, os irmãos Petruzzelli projectaram este belo teatro
Ore na Basílica de São Nicola
Ore na Basílica de São Nicolau, construída em 1087, sob o domínio normando. Esta foi construída para guardar os restos mortais de São Nicolau, bem como as suas relíquias, roubadas em Myra pelos marinheiros de Bari. Localizada no centro histórico de Bari, a basílica possui um estilo românico, algo patente no seu especto maciço e sóbrio, característico da arquitetura normanda. Esta foi a primeira e maior igreja normanda construída na região da Apúlia. Mas a mesma não foi construída a partir do zero, tendo como base a residência do governador greco-bizantino do sul de Itália, que viveu em Bari, desde 968 até 1071.
Visite o Museu Nicolaian
Visite o histórico Museu Nicolaian, que alberga um acervo religioso dos tesouros de San Nicola. Assim como a Basílica de São Nicola este é um museu importante quer para católicos quer para ortodoxos. O Museu está dividido em três áreas distintas, a Greco-Romana, a Bizantina assim como a Norman Swabian. Na primeira encontrará peças que combinam a arte cristã com a arte e cultura ocidental, na segunda encontrará peças referente à cultura bizantina e à historia milenar. Por fim, na terceira encontrará peças que estão intimamente ligadas à história da cidade de Bari.
Admire a Catedral de San Sabino
A bonita Catedral de San Sabino, também conhecida como a Catedral de Bari, foi construída entre os séc. XII e XIII no local de uma antiga igreja bizantina, a mando de Guilherme I da Sicília. Construída sobre as ruínas do antigo Duomo Bizantino, é um belo templo de estilo romanesco, com influências romanas, paleocristãs, árabes e bizantinas. A principal atração deste templo fica no subsolo, isto é, ali encontrará um área arqueológica, que engloba parte de uma antiga estrada romana e ainda vários artefactos históricos.
Deslumbre-se com o Museu do Teatro Margherita
Deslumbre-se com o Museu do Teatro Margherita. O Teatro foi construído no início do séc. XX, em homenagem à Rainha Margherita de Sabóia. Serviu como teatro e cinema até 1976, mas atualmente serve como museu, albergando várias exposições temporárias.
Mergulhe numa das praias de Bari
Bari é uma cidade portuária, assim várias são as praias que encontrará na cidade para dar um belo mergulho. Há no entanto, três que merecem especial destaque, são elas a Pane e Pomodoro, a Orla de Bari Nuova e a Torre Quetta. A primeira é aquela mais conhecida pelos turistas, assim também é que costuma estar mais lotada. A da Orla de Bari Nuova é a escolha ideal para os que querem assistir a um belo e encantador pôr-do-sol, não ficará desiludido. Por fim, a Torre Quetta é a praia indicada para os amantes de desportos aquáticos.
Como vê várias são as opções do que ver e fazer em Bari. Esta foi uma bela surpresa, quando visitámos a cidade, pois apesar de parecer ser bem pequena, a verdade é que tem inúmeras atrações que merecem ser visitadas.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
3 thoughts on “O que ver e fazer em Bari”