Posso viajar grávida? Quando somos apaixonadas por viagens e engravidamos surgem uma data de dúvidas na nossa cabeça. Há quem opte por suspender as viagens durante a gestação e há quem, como eu, decida manter as suas viagens e apenas tomar todas as precauções necessárias.
Exemplo disso é a querida Elizabeth Werneck que decidiu fazer uma Babymoon e nos faz o relato da mesma no seu post Babymoon: um guia para viajar grávida.
Quando engravidei da minha primeira filha tinha uma viagem marcada para Itália, onde iria visitar Roma, Florença e Pisa, e já tinha praticamente tudo organizado. Com a gravidez começaram a surgir muitas dúvidas e medos, mas como queria tanto fazer a viagem decidi conversar com o meu obstetra. Questionei-o sobre tudo o que me atormentava, ao mesmo tempo que procurava mais informação na internet.
Vou tentar responder da mesma forma que ele me respondeu a mim, mas alertando que esta é a opinião dele, de acordo com a gravidez que eu estava a viver. Cada mulher deve procurar o seu médico e ver com ele a sua opinião.
Leia também Melhores dicas de viagem
Conteúdo do artigo
Posso viajar grávida? É seguro?
Sim, pode. Se estiver a passar por uma gestação normal não há qualquer impedimento. Contudo, por uma questão de conforto, o período entre as 12 e as 30 semanas será o mais indicado. Pois por esta altura os enjoos e o cansaço já terão desaparecido e a barriga ainda permite uma boa liberdade de movimentos.
Há destinos desaconselhados para grávida viajar?
Sim. De acordo com a DGS devem ser evitados locais com altitudes superiores a 2500 metros, assim como todos os países onde exista risco de contrair doenças. Ou seja, destinos com epidemias activas e onde é recomendada a toma de vacinas vivas, tais como BCG, VASPR e a Rotavírus são desaconselhados.
Quais os meios de transporte que posso utilizar?
Se for de carro ou autocarro não são aconselhadas viagens muito longas e deve parar a cada hora e meia, para caminhar e se alimentar.
Se for de avião, geralmente poderá viajar até às 35/36 semanas. Há, no entanto um conjunto de medidas que devem ser tidas em conta, nomeadamente ficar sentada nos lugares que têm mais espaço, ir-se levanto e caminhando sempre que possível, utilizar meias de compressão, beber muitos líquidos sem gás mas tentando manter a bexiga vazia e manter o cinto apertado abaixo da barriga.
Se for de comboio, talvez o meio mais indicado, pois é um meio de transporte estável e com espaço, devemos ter o cuidado de nos irmos levantando de vez em quando e dar uns passos. Ter em atenção a entrada e saída nas carruagens.
É preciso um seguro de viagem?
Não é preciso ter um seguro, mas é mais conveniente. Tendo um seguro, caso haja algum contratempo durante a viagem estará sempre mais protegida. Nós aconselhamos a fazer o seu seguro com o nosso parceiro World Nomads, certamente encontrará o seguro mais adequado às suas necessidades.
Quais os cuidados a ter para viajar grávida?
- Utilizar as meias de descanso e dormir as horas necessárias;
- Manter-se hidratada e não estar muito tempo sem ir à casa de banho, para evitar as infecções urinárias;
- Manter uma alimentação saudável e regular, trazendo sempre consigo pão ou fruta;
- Informar-se sobre os serviços de saúde e de emergência do local para onde vai;
- Um cuidado muito importante é trazer sempre consigo o boletim de grávida e se possível com os resultados dos exames efectuados.
Das duas vezes em que estive grávida decidi viajar e de ambas correu bem. Contudo, tentei sempre seguir as recomendações do meu médico e ouvir o meu corpo. Caso tenha curiosidade em saber um pouco mais dessas minhas viagens, basta ver a Viagem por Roma, Florença e Pisa, quando estive grávida da minha filha e o Roteiro de 2 dias por Sinta, quando estava grávida do meu segundo filho.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
oi!
Sim, mulheres gravida podem viajar seguindo as orientações de seu medido e claro com todos os cuidados necessários… Amo seu blog 😀
Obrigada 🙂
Informação de suma importância. Adorei as fotos e a matéria em si. Bjos!
Lindas as suas fotos, tenho certeza que sua filha já nasceu viajante como a mãe.
Adorei as dicas, são questionamentos super válidos para as mamães viajantes.
Abraços
Pode acreditar. Com a pandemia deixámos de viajar. Então passa o tempo todo a perguntar quando vamos voltar a viajar de avião 🙂
Imagino quanta fofura deve ser ela perguntado quando será a próxima viagem. Queria saber se vc tem alguma dica especial para as mulheres que estão grávidas e tem receio de viajar?
A maior dica possível é ouvir o corpo. Cada uma de nós melhor que ninguém se conhece e sabe se está preparada. Quando viajei na primeira gravidez fui super empolgada, tinha muito cuidado com o que comia (para não apanhar nenhuma gastroenterite) mas nos últimos dias já estava de rastos e a querer regressar a casa. Então nessa altura diminuímos o ritmo das coisas que fazíamos.
Lindas aa suas fotos nos pontos turísticos gravidissima. Muito boa a postagem e já vou enviar para uma amiga que está grávida e já tem umas viagens marcadas, estavamos comentando sobre oq pode e não pode esses dias. Dica do médico sempre em primeiro lugar.
Beijos,
Paloma Viricio💙💫
Oi Patricia,
Que post legal, realmente quando se está grávida surge muitos dúvidas e viajar não é diferente. Nos preocupamos com tudo. Muito boa as respostas que trouxe e ressaltar que cada gestação é diferente. Amei suas fotos com os babys na barriga e já conhecendo o mundo.
Oi, tudo bem? Uau que dicas incríveis. Ainda mais para as mamães que amam viajar. Imagino a quantidade de dúvidas que deve passar pela cabeça das mulheres grávidas, muitas até deixam de viajar por não saber todos esses detalhes. O meu maior receio é se acontece algo durante o voo. Imagina o susto!!! Amei as fotos, ficaram lindas. Um abraço, Érika =^.^=
Sim, também tinha algum receio do voo. Por isso escolhi um destino com apenas 2horas de voo.
Ohh all the best sweetheart !! Great photos 😍😍
Muita bacana saber que com os devidos cuidados a grávida pode viajar sim. Um dos pontos mais curiosos que achei no teu post foi sobre o limite da altitude, mas faz sentido por causa da pressão.
Excelente seu post e sua abordagem, sempre recomendando uma orientação médica, mas já descartando que não é impossível, porque cada caso e cada destino é diferente, como os devidos cuidados, ok.
Adorei seu texto sobre viajar grávida! Muita gente não fala ou não pensa sobre isso, mas é um assunto muito importante.