Muitas vezes, quando vemos determinado filme ficamos a imaginar se o cenário seria real ou não. Com este artigo pretendo falar-vos um bocadinho do filme em questão e ao mesmo tempo fazer uma breve descrição dos locais que serviram de pano de fundo.
Posteriormente, farei o roteiro completo para estes locais.
Espero que gostem.
Conteúdo do artigo
Mamma Mia (Skopelos, Grécia)
Este é um filme musical de 2008, foi produzido pela Universal Studios, tendo paisagens lindíssimas e de tirar o fôlego da bela Ilha de Skopelos, na Grécia. Que tem como principais actores, Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth, Stellen Skarsgard e Amanda Seyfried.
Prestes a casar a jovem sonhadora Sophie (Amanda Seyfried), que não sabe quem é o seu pai, envia convites de casamento para três ex-namorados da mãe, que poderão ser seus pais. Contudo, a reacção da mãe, Donna (Meryl Streep) não é das melhores.
Skopelos
Skopelos é uma das ilhas gregas situadas no mar Egeu,é a maior do arquipélago das Espórades. Segundo reza a lenda, Skopelos foi fundada por Staphylos, filho do Deus Dionisio (deus do vinho) e da Princesa Ariadne de Creta. E esta passou a ser conhecida por todo o mediterrâneo pelo seu vinho.
É uma das ilhas mais verdes do mar Egeu, tendo uma grande variedade de flores, árvores e arbustos. A vegetação local é principalmente composta por florestas de Pinus halepensis, Quercus coccifera, um pequeno bosque de Quercus ilex, Oleo-Ceratonion maquis, árvores de fruto e oliveiras.
Tem uma costa muito acidentada, possuindo inúmeras praias, algumas de difícil acesso.
Uma das curiosidades da ilha é a quantidade de igrejas bizantinas e mosteiros (mais de 300) espalhados um pouco por toda a parte, a mais antiga é a Basílica de Agios Athanasions, datada do séc. XI.
A Praia (Ilha de Phi Phi Leh, Tailândia)
A Praia é um filme britânico de 2000, dirigido por Danny Boyle e tem como actores principais Leonardo DiCaprio, Virginie Ledoyen e Guillaume Canet.
Este conta a história de um rapaz, Richard (Leonardo DiCaprio), que conhece um casal, Françoise (Virginie Ledoyen) e Étienne (Guilaume Canet) e os convence a partirem em busca de uma ilha secreta, de um paraíso na Terra. Decidem então ir à procura, passando por um monte de peripécias. Quando lá chegam descobrem que afinal a ilha não é tão perfeita quanto julgavam e quando Richard tenta abandonar a mesma vê a sua vida em perigo.
Veja as nossas sugestões de Livros e filmes para pequenos viajantes
Ilha de Phi Phi Leh
A Ilha de Phi Phi Leh é uma ilha do arquipélago das ilhas Phi Phi, pertencendo à província de Krabi, na Tailândia. Esta é a segunda maior ilha do arquipélago. A ilha é composta por um anel de montanhas de pedra calcária escarpadas que cercam 2 baías , a Maya Bay e Loh Samah.
Esta foi uma das ilhas afectada com o tsunami de 2004, mas há quem afirme que a ilha ficou melhor depois do tsunami do que antes. Ou seja, antes de 2004, a ilha tinha evitado o desenvolvimento.
No entanto, é agora uma parte do Parque Nacional Phi Phi e, desde então, começou a surgir o desenvolvimento e alguma compensação de vida vegetal natural. Há planos para construir bungalows na ilha. Desde 2007, tem havido uma taxa de entrada para visitantes particulares. Existem hoje instalações permanentes básicos na ilha – banheiros, um snack-bar e parques de campismo.
Os turistas podem chegar até à ilha de barco, partindo de Krabi ou Phuket.
A Ostra e o Vento (Jericoacoara, Brasil)
Jericoacoara
Jericoacoara é uma vila de pescadores muito especial, situada na costa nordeste do Brasil. Esta cidade ficou famosa por ter uma das praias mais bonitas e maiores do mundo, em 1994 o Jornal Washington Post nomeou Jericoacoara como uma das 10 praias mais belas do mundo.
Aqui ainda podemos observar os pescadores a irem para o mar nas suas jangadas, como antigamente. As ruas são pavimentadas por areia, não há grande tráfego e não se encontram grandes construções.
Quanto a atracções podemos sempre visitar a Duna do Por do Sol, o Céu de Jeri, a Igreja, Espectáculos de Capoeira, a Pedra Furada, o Farol e a Praia.
Lara Croft: Tomb Raider (Siem Reap, Cambodja)
O dia-a-dia da aventureira Lara Croft é passado a explorar impérios perdidos, a descobrir tesouros e a punir bandidos. E para impedir que uma relíquia lendária caía nas mão erradas esta guerreira precisa de lutar com todas as suas forças.
Siem Reap
Siem Reap, situa-se no noroeste do Cambodja, sendo uma cidade turística popular com a porta de entrada para a região de Angkor.
Esta cidade é composta por uma miscelânea de culturas e tradições. Por um lado, no Bairro Francês Antigo e no Mercado Velho, temos uma arquitetura ao estilo chinês. Por outro, no centro da cidade há museus, espetáculos de dança Apsara tradicionais, bairros tipicamente cambodjanos, entre outros.
Sendo hoje, um destino turístico popular, tem um grande número de hotéis, resorts, restaurantes e empresas intimamente ligadas ao turismo. Isto é muito, devido à sua proximidade com o templo de Angkor, a atracção turística mais popular do Cambodja.
O amor é um lugar estranho (Tóquio, Japão)
Tóquio
Tóquio é a capital do Japão, situando-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Só a cidade possui 10% de toda a população do país. Esta cidade sofreu uma grande destruição por duas vezes, uma em 1923, quando atingida por um terramoto e outra em 1944 e 1945, quando os bombardeiros americanos destruíram grande parte da cidade e mataram mais de 150 mil pessoas.
Em cerca de 50 anos, Tóquio foi-se tornando no coração de uma das maiores economias mundiais. Contudo, ainda sofre as consequências do tsunami de 2011 e dos problemas ocorridos na usina nuclear de Fukushima.
Esta não é uma cidade de fácil acesso para os turistas, uma vez que as ruas não têm nome, os prédios e casas não têm número e há pouca informação em inglês. Mas para compensar, encontramos uma cidade limpa, segura e com uma população extremamente simpática.
Um dos seus monumentos mais famosos é a Torre de Tóquio, mas possui muitas outras atracções, tais como, Rainbow Bridge, o Palácio Imperial do Japão e a ilha artificial de Odaiba.
Antes do Amanhecer (Viena, Áustria)
Céline (Julie Delpy), estudante francesa, e Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, encontram-se casualmente num comboio para Viena e é amor à primeira vista. Contudo, no dia seguinte cada um terá que seguir a sua vida, ela para Paris e ele para os EUA. Assim, decidem aproveitar a noite que lhes resta juntos, em Viena.
Viena
Viena é a capital da Áustria e segundo a pesquisa “Qualidade de Vida no Mundo”, em 2007, 2010 e 2011, foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver. Enquanto isso, o seu centro histórico faz parte da Lista de Património da UNESCO, desde 2001. E de entre todas as capitais europeias, esta é uma das mais baratas.
Mas esta é uma cidade antagónica, pois ao mesmo tempo que encontramos palácios imperiais, igrejas góticas e outros monumentos antigos, encontramos também uma modernidade absolutamente fantástica.
Viena está cheia de jardins fantásticos, extensas áreas verdes e zonas para desportos aquáticos. As suas ruas estão limpas e seguras.
Quem pretende visitar a cidade toda deve reservar uns 4 dias, pois existe uma enormidade de palácios, edifícios, monumentos, parques e museus.
King Kong (Nova Iorque, EUA)
Este filme conta a história de um lendário gorila capturado numa traiçoeira ilha e trazido para a civilização, onde terá que enfrentar uma série de desafios para sobreviver.
Nova Iorque
Nova Iorque é a cidade mais populosa dos EUA e abriga a sede da ONU, sendo um importante centro para assuntos internacionais. É também considerada com a Capital Cultural do Mundo.
Cerca de 40 milhões de turistas visitam a cidade anualmente, para ver os principais pontos turísticos, que incluem o Empire State Building, a Estátua da Liberdade, Ellis ISland, o Metropolitan Museum of Art, o Central Park, Washington Square Park, Times Square, a Quinta Avenida e a Avenida Madison.
La Dolce Vita (Roma, Itália)
O filme passa-se em Roma e conta a história de Marcello Rubini (Marcello Mastroianni), jornalista sensacionalista que cobria histórias de estrelas de cinema e da aristocracia, que passa a cobrir a vida da atriz de hollywood Sylvia Rank (Anita Ekberg), por quem se acaba a apaixonar.
Este filme crítica a sociedade romana do pós-guerra, mostrando uma sociedade decadente, marcada pela superficialidade e falta de comunicação.
Roma
Roma é a capital e maior cidade de Itália, tem 2,7 milhões de habitantes. Esta localiza-se na porção centro-ocidental da península itálica, cortada pelo rio Tibre. Roma é a única cidade do mundo que tem no seu interior um país inteiro, o estado do Vaticano. Leia o nosso artigo Museus do Vaticano
Esta é uma cidade com inúmeras facetas: imperial, republicana, barroca, medieval, renascentista e papal. E coleciona uma infinidade de monumentos mundialmente famosos, como a Fontana di Trevi, o Coliseu, a Galeria Borghese, o Fórum Romano, o Mercado de Trajano, entre outros.
Para conhecer bem a cidade serão precisos pelo menos 4 dias. Se tiver curiosidade em ver o nosso roteiro por Roma não deixe de ver Roma – 1º e 2º dia, Roma – 3º dia e Roma – Último dia
O Carteiro de Pablo Neruda (Procida, Itália)
Pablo Neruda (Philippe Noiret), exila-se numa ilha de Itália, por motivos políticos. É lá que conhece o carteiro Mário (Massimo Troisi), quase analfabeto. Aos poucos começa a surgir um forte amizade entre os dois e Pablo ensina Mario a escrever e em troca ganha um ouvinte das suas lembranças do Chile.
Procida
A bonita Ilha de Procida localiza-se no Golfo de Nápoles. Devido ao seu tamanho esta é uma ilha que pode facilmente ser percorrida de bicicleta ou de mota. Esta ilha encontra-se a pouco menos de uma hora de ferry de Nápoles.
De Procida podemos visualizar detalhadamente o Vesúvio, no continente, o que nos faz esquecer que estamos numa ilha. Aqui podemos visitar bonitas igrejas, o velho castelo-prisão e ainda visitar o Postino Café e o Postino Beach , locais que aparecem no filme.
Notting Hill (Londres, Inglaterra)
O filme conta a história de Will (Hugh Grant), dono de uma livraria, que recebe uma cliente inesperada e estrela de cinema Anna Scott (Julia Roberts). Passado uns quantos encontros, ambos iniciam um relacionamento doce, engraçado e cheio de altos e baixos.
Londres
Londres dos pubs e do Big Ben apresenta uma infinidade de facetas. Ela pode ser romântica, alternativa, antiga, moderna, artística…..É pois uma cidade de vanguarda, cosmopolita e com uma arquitectura fantástica.
Esta é uma cidade histórica que possui uma cultura apaixonante, personagens encantadoras e oferece-nos pontos turísticos absolutamente fantásticos. Existem inúmeros pontos turísticos a visitar, contudo apenas falarei de alguns para mim mais relevantes. Nomeadamente, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Hyde Park, London Eye, Museu de Cera Madame Tussauds, St. Paul Cathedral, Abadia de Westminster, Tower Bridge, o Victoria e Albert Museum, Royal Albert Hall.
Alice no País das Maravilhas (Cornualha, Inglaterra)
Cornualha
A Cornualha é um condado que fica no sudoeste de Inglaterra, sendo banhada a norte pelo Oceano Atlantico, a sul pelo Canal da Mancha e a leste faz fronteira com Condado de Devon.
Este Condado é lar do povo córnico e da sua diáspora, sendo considerado uma das seis “Nações Celtas”, e vão mantendo a sua identidade distinta com a sua história, língua e cultura próprias.
A sua história está intimamente ligada ao mar, estando a costa coberta de pequenos portos de pesca, sendo esta indústria muito importante para a região.
A Origem (Paris, França)
O filme conta a história de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), ladrão especializado em extrair informação do inconsciente das pessoas e terá uma última missão que terá de ser bem sucedida para puder voltar a ver os seus filhos.
Paris
Paris é a capital e a mais populosa cidade francesa. Esta situa-se no centro do Rio Sena. Esta é uma cidade que atrai quase 30 milhões de visitantes por ano, sendo uma cidade muito importante na história do mundo.
Os monumentos mais célebres de Paris tem origem em épocas distintas e encontram-se no centro ou nas margens do Sena, temos então a Catedral de Notre-Dame, o Louvre, a Ponte Alexandre III, o Grand Palais, a Torre Eiffel e o Trocadéro.
Posso dizer que já visitei Paris e fiquei completamente apaixonada, para ler o nosso roteiro veja Visitar Paris em 4 dias.
O Fabuloso destino de Amelie Poulain (Montmartre, Paris)
O filme conta a história de Amélie (Audrey Tautou), que vive no bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como empregada de balcão. Um dia encontra na sua casa de banho uma caixa e decide ir entregá-la ao antigo morador Dominique (Maurice Bénichou), que chora de alegria ao reaver o seu objecto. Facto que a deixa impressionada e com vontade de ajudar os outros. Assim, ela passa a realizar pequenos gestos que ajudam as pessoas que a rodeia.
Montmartre
O Montmartre é um bairro boémio da cidade de Paris, e em 1860 passou a ser um ponto de encontro de importantes artistas e intelectuais, tais como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh e Renoir. Hoje em dia, as ruas ainda se encontram cheias de artistas, turistas e vendedores ambulante. No ponto mais alto da colina podemos ver a Basílica de Sacré Coeur.
Na minha opinião pessoal, este é dos sítios mais bonitos de Paris, porque se vive um ambiente tão cultural, tão agitado, tão vivo que não há palavras para explicar.
Maria Antonieta (Chateau de Versalhes, França)
Este conta a história da Rainha Consorte até ao início da Revolução Francesa. A princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dust) é enviada para França para se casar com o Príncipe Luís XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Ela é então obrigada a cumprir rígidas regras de etiqueta e disputas familiares, o que a faz sentir-se desconfortável.
Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro da corte, no qual pode divertir-se e aproveitar a sua juventude.
Versalhes
O Chateaux de Versailles é um castelo real, situado na cidade de Versalhes. Mandado construir pelo rei Luís XIV, em 1664, foi considerado um dos castelos maiores do mundo e possui 2153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1250 lareiras e 700 hectares de jardins. É um dos pontos turísticos mais visitados de França.
É um local que vale a pena visitar, pela sua beleza, grandiosidade e história. Nós apanhámos um comboio de Paris até Versalhes e o próprio comboio era todo ele decorado com elementos alusivos ao Chateaux.
Espero que tenho gostado do artigo e caso tenham dúvidas ou sugestões deixem comentários…
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretender fazer a sua reserva para ficar alojado em Portugal, contrate o serviço por aqui e estará ajudando o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA A.M.L. (ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA) SOBRE A SELECÇÃO DA PEDRA CALCÁRIA DE LIOZ
Descrição do livro:
O presente estudo, resulta da adaptação de uma tese de mestrado, apresentada junto da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, no âmbito do Curso de Mestrado em Tecnologia da Arquitectura e Qualidade Ambiental, realizado entre 1993 a 1994. Visa essencialmente determinar os motivos históricos, compreendidos no período da alimentação da economia Portuguesa, pelo ouro derivado da colónia do Brasil, e viabilidade funcional no uso, que levaram à preferência na adopção da pedra calcária de lioz, para fazer face às características do ambiente na A.M.L. (Área Metropolitana de Lisboa), aponta similarmente precauções a ter na sua utilização e aplicação construtiva. Tendo como base a selecção de quatro localidades para amostras, expostas ao mar, interior urbano e rural, identificando as patologias e razões do seu desenvolvimento, fornecendo também indicações para as contrariar. Finalizando com o estabelecimento de um nível de ponderação de importância a dar, nas suas propriedades físicas e químicas, no sentido de proporcionar um método de selecção deste tipo de pedra, na substituição em edifícios existentes, tirando proveito desses parâmetros para servirem ao mesmo tempo, na selecção da pedra calcária de lioz, na construção de novos edifícios.
Edifícios analisados: Palácio Ratton em Lisboa, Torreão Oriental da Praça do Comércio em Lisboa, Igreja de Nossa Senhora da Consolação em Arrentela e Igreja da Nossa Senhora do Monte Sião em Amora.
Adquirir o livro nos websites:
https://www.createspace.com/4877272
http://www.amazon.com/dp/150037234X/ref=rdr_ext_book
http://www.amazon.de/Influ%C3%AAncia-ambiente-A-M-L-selec%C3%A7%C3%A3o-calc%C3%A1ria/dp/150037234X/ref=pd_rhf_se_p_img_1
Referencias sobre o autor:
https://plus.google.com/u/0/100888385940893225494/posts
http://pt.linkedin.com/pub/laurindo-amorim/73/551/9b6
http://arqlaurindo.no.sapo.pt/