Londres possui alguns dos parques mais famosos e mágicos da Europa. Neles é possível fugir à agitação da cidade e apreciar a beleza natural que estes nos oferecem. Como tal, venha descobrir os Parques Reais de Londres connosco.
Leia também Passeios gratuitos em Londres
Os Parques Reais são parques que no passado pertenceram aos monarcas do Reino Unido e que serviam como espaço de lazer da família real, sendo o acesso restrito à população em geral.
Com o passar do tempo e o aumento da urbanização da cidade, estes começaram a ser abertos ao público, sendo actualmente espaços de lazer da população e dos turistas.
Existem oito parques reais, estando a maioria localizada no centro de Londres e todos eles são administrados pela Royal Parks Agency.
Hyde Park
O Hyde Park é o mais famoso parque de Londres. Nele é possível ver várias atracções importantes, assim como a fauna e flora mais famosa da cidade. Será difícil conseguir ver tudo o que este parque tem para oferecer numa única visita.
Este belo parque encontra-se numa área, que inicialmente, pertencia aos monges da Abadia de Westminster, tendo sido adquirido em 1536, pelo rei Henrique VIII, que utilizava a região para caçar. Com o passar dos anos o lugar foi sofrendo alterações, tornando-se no que é hoje.
Hyde Park |
A primeira atracção surge ainda antes de entrar no parque e é a Apsley Gate, um belo portão de pedra de Portland, projectado por Decimus Burton. Um dos locais mais famosos de Hyde Park é o Speaker´s Corner, um espaço cheio de história, onde ainda hoje se reúnem pessoas para falar às massas.
Apsley Gate |
Ao visitar o Hyde Park não deixe de apreciar o Serpentine Lake, um belo lago, habitado por gansos e patos e onde é possível alugar um barco, ou ainda o Memorial da Princesa Diana, uma bonita fonte circular de granito, localizada na zona favorita da princesa.
Leia também O que ver em Trafalgar Square
Serpentine Lake |
Pode ainda ver a magnífica estátua Aquiles, o herói grego da guerra de Tróia, que pretende homenagear o soldado e político Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington. Esta foi a primeira estátua instalada no parque e foi mandada construir pelo Rei George III.
Estátua de Aquiles |
Uma das zonas mais conhecidas do parque é o Rose Garden, onde pudemos encontrar a Fonte do Menino e o Golfinho. Esta bela fonte é feita de mármore, tendo sido construída por Alexander Munro, em 1862 e ainda a Fonte da Caçadora, onde se encontra uma estátua de Diana, a deusa da caça, atirando uma flecha.
Rose Garden e a Fonte do Menino e o Golfinho |
Fonte da Caçadora |
Hyde Park possui uma infraestrutura bem conseguida, com restaurantes, cafés, wc públicos, assim como um conjunto de actividades que permitem passar aqui momentos bem agradáveis.
Kensington Gardens
Kensington Gardens inicialmente fazia parte de Hyde Park, mas foram separados após a construção do Palácio de Kensington. Por volta de 1689, o rei William III, que sofria de asma, decidiu comprar a parte oeste do Hyde Park, para que o famoso arquitecto Christopher Wren, construísse o Palácio de Kensington, numa zona que ele achava tranquila e com ar puro.
Kensington Gardens com o Palácio de Kensington ao fundo |
Este é um dos parques mais visitados de Londres, em parte devido ao grande número de atracções espalhados pela área. Por altura do reinado da Rainha Vitória foram criados os Italian Fountain Gardens, um bonito jardim de água ornamental, com bonitas esculturas de pedras.
Italian Fountain Gardens |
Assim como, o Albert Memorial, um tributo ao seu falecido marido, o príncipe consorte Alberto. Este belo monumento foi projectado pelo sir George Scott, num estilo neogótico.
Albert Memorial |
Existem mais um conjunto de obras de arte espalhadas pelos jardins, que conferem uma personalidade muito própria ao Kensington Gardens, nomeadamente, o Arco de Henry Moore, uma bonita escultura de travertino romano, com cerca de 37 toneladas, ou ainda o Speke Monument, uma estátua de granito vermelho, dedicada a John Hanning Speke.
Arco de Henry Moore |
Speke Monument |
Este era o parque preferido da Princesa Diana, que morava no Palácio de Kensington e em sua homenagem, foi decidido criar no parque um playground baseado no tema do Peter Pan.
Kensington Gardens |
St. James’s Park e Green Park
Os dois parques ficam bem perto da Trafalgar Square e do Palácio de Buckingham. O primeiro é o mais antigo dos Parques Reais e possui um beleza verdadeiramente única que fica completa com uma fauna impressionante que vai desde esquilos a pelicanos.
St. Jame’s Park |
O terreno onde o parque se encontra foi adquirido pelo rei Henry VIII, em 1532, muito antes da construção do Palácio de Buckingham, estando actualmente cercado por três palácios ( Palácio de Buckingham, St. James’s Palace e o Palácio de Westminster). E actualmente engloba a The Mall, uma grande avenida em frente ao Palácio de Buckingham, onde decorrem as principais cerimónias referentes à família real.
The Mall |
Na extremidade nordeste do Mall está o Admiralty Arch, um belíssimo arco mandado construir, pelo rei Eduardo VII, para assinalar a morte da Rainha Vitória.
Admiralty Arch |
O parque tem um belo lago, onde é possível encontrar a Duck Island, uma ilha no meio do lago, onde estão os famosos pelicanos que habitam o parque.
Duck Island |
Outra das atracções do lago é Fonte de Tiffany, uma pluma de 20 pés de água, bem no centro do lago, uma recriação da fonte histórica instalada inicialmente na rocha do pelicano, em 1966. A recriação desta fonte, foi possível graças ao contributo da Fundação Tiffany & Co., para apoiar a história natural e patrimonial dos Parques Reais de Londres.
Fonte de Tiffany |
Um dos monumentos mais importantes e majestosos do St. James’s Park é o Memorial da Rainha Victória, com 25 metros de altura e feito em mármore branco de Carrara e tal como a Rainha se mostrou, há estátuas a representar a coragem, a vitória, a caridade, a verdade e a maternidade.
Memorial Rainha Victória |
Originalmente , o Green Park era um cemitério para os leprosos do hospital em St. James, mas em 1668, Carlos II, decidiu tornar o local um Parque Real.
Contrastando com os parques vizinhos, o Green Park não possui lagos, fontes ou estátuas, tirando o Canada Memorial e o Constance Fund Fountain, possuindo bonitas áreas arborizadas.
Green Park |
Canada Gate |
Estes são dois belos parques que merecem a pena ser visitados. Uma sugestão é que o façam depois de ver a troca de guarda em frente ao Palácio de Buckingham.
Regent’s Park
O Regent’s Park é para mim o parque mais bonito de Londres. Localizado, junto ao Museu Madame Tussaud’s, este possui uma beleza única, caracterizada pelos seus lagos, coretos e maravilhosos jardins.
Regent’s Park |
Projectado pelo arquitecto John Nash, num local anteriormente utilizado pelo rei para a caça,este oásis na cidade, possui um conjunto de atracções que o tornam verdadeiramente encantador.
Apresenta uma área verdade magnífica, serpenteada por um bonito lago, onde é possível ver vários barcos a navegar. Logo à entrada somos brindados com os Jardins da Avenida, um bonito jardim, com uma majestosa fonte no centro, conhecido como Lion Vase.
Jardins da Avenida |
É conhecido por possuir um teatro ao ar livre e ainda o Jardim da Rainha Mary, mundialmente conhecido, este é um belo jardim de rosas, que ficou concluído em 1934 e que é composto por cerca de 12000 rosas.
Jardim da Rainha Mary |
E é neste magnífico Jardim, que se encontram algumas das áreas mais conhecidas de Regent’s Park, nomeadamente Fonte de Tritão, uma fonte constituída por várias esculturas de bronze, que descrevem um deus do mar, que se funde com duas sereias.
Fonte do Tritão |
Com uma beleza ímpar o Regent’s Park passa um pouco à parte dos turistas, mas não da população de Londres, sendo um dos locais que acolhe mais pessoas, quer para a prática de desportos, quer para o convívio e passeio.
Estes foram os Parques Reais que tive o prazer de visitar durante a minha estadia em Londres, ficando ainda a faltar o Bushy Park, o Greenwich Park e o Richmond Park, que pretenderei conhecer numa próxima ida a Londres.
Não perca os nosso artigos sobre Londres:
Roteiro de 4 dias por Londres
Descobrir a Torre de Londres
Descobrir o Museu Madame Tussaud
Descobrir o Museu Britânico
Descobrir a Catedral de Westminster
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Infelizmente (ainda) não visitei Londres apesar de estar no topo dos destinos para onde quero viajar, mas sem dúvida que uma das coisas que espero visitar um dia na cidade são os seus inúmeros parques e jardins! Acho lindíssimo quando uma cidade tem tantas áreas verdes assim, dá para relaxar e apreciar a vista, então Londres parece que cada jardim é mais lindo e interessante que o anterior!
Londres é lindo e os seus Jardins Reais são de facto uma das grandes atracções da cidade. Assim que possa visite porque vale mesmo a pena.