Destinos Europa Gastronomia Itália

Gastronomia do Mundo…Roma

Roma

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos das cidades que visito. Desta vez falaremos sobre a magnífica gastronomia da cidade de Roma.

Está a ir para Roma? Leia o nosso Roteiro de 3 dia em Roma

A Itália encontra-se dividida em várias regiões, assim, cada região tem os seus próprios costumes, cultura, dialecto e claro, a sua culinária. Quando se pensa na gastronomia de Itália o prato que nos vem lago à cabeça é a pizza, contudo existem inúmeros pratos que fazem da culinária italiana uma das mais deliciosas do mundo.

Gastronomia do Mundo em Roma

A gastronomia romana é bastante variada e resulta de anos e anos de tradições e histórias. Na Roma antiga as refeições tinha como principal função a alimentação, bem como a socialização, sendo um importante centro gastronómico durante a antiguidade. Logo, a gastronomia tem um papel importante desde sempre nos povos romanos. E a verdade é que a gastronomia acabou por evoluir muito ao longo dos séculos, principalmente depois da expansão do Império Romano, que expôs os romanos a outros hábitos e técnicas culinárias.

Leia também Visitar Roma sem gastar

Atualmente, a culinária romana é composta por ingredientes frescos, sazonais e de fácil confeção. Logo, é possível encontrar em muitos dos seus pratos ervilhas, alcachofras, favas, bem como marisco, cordeiro e cabra. O azeite é outros dos ingredientes fundamentais da gastronomia romana assim como os queijos pecorino e ricota.

O prato de hoje é o carciofi alla romana, que nada mais é do que alcachofras ao estilo romano. Ou seja, neste prato típico de Roma são utilizadas alcachofras romanescas, que são recheadas com salsa e alho fritas em azeite.

Gastronomia do mundo em Roma
Carciofi alla Romana (Fonte: Sonia Peronaci )

Leia também Cenários de filmes a visitar

Confeção

Descasque as alcachofras e retire as folhas mais grossas e corte o topo da alcachofra. Corte o limão e coloque-o dentro de uma taça com água. Mergulhe as alcachofras dentro da água com o limão. Retire-as e escorra-as.

Pique a salsa fresca e a hortelã. Junte o alho picado, o sal bem como a pimenta e misture tudo muito bem. Recheie cada alcachofra com esta mistura e coloque umas pedras de sal no caule e no topo.

Disponha as alcachofras numa panela com o caule virado para cima e acrescente um pouco de azeite e tempere novamente com sal e pimenta. Coloque duas folhas de papel absorvente no topo do tacho e tape a panela. Deixe cozinhar por cerca de 20-25 minutos. Sirva. E delicie-se.

Leia também O meu top 10 das Igrejas de Roma

Se quiser saber as quantidades exatas não deixe de ler o blog Sonia Peronaci.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

5 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Roma
  1. Que delícia esse post sobre gastronomia do mundo! Eu amo provar os sabores locais e sabe que sou apaixonada por alcachofra, não sabia que era típico em Roma, acho que preciso voltar e provar kkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.