A Catedral de Westminster é a maior igreja católica de Inglaterra e sede do trono do arcebispo de Westminster, não devendo ser confundida com a Abadia de Westminster. Venha connosco descobrir a Catedral de Westminster.
Conteúdo do artigo
História
Foi construída muito depois da Abadia e as terras onde foi construída pertenciam aos monges da Abadia, que no séc. XVII venderam o terreno para a construção de uma prisão, mas em 1884 a Igreja Católica comprou o espaço e erigiu a Catedral, que dedicou ao Mais Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A construção da Catedral começou em 1895, sob o comando do Cardeal Vaughan, tendo John Francis Bentley como arquitecto. Este belo templo de estilo neo-bizantino, foi inaugurado em 1903 e a sua consagração aconteceu a 28 de Junho de 1910.
Catedral de Westminster |
Interior
O seu magnífico interior, embora incompleto, possui vários exemplares de arte únicos, que a tornam muito especial, nomeadamente, um trabalho em mármore, composto por mais de 120 variedades de mármore, provenientes de 25 países diferentes, uns mosaicos esplendorosos, compostos por mais de 14 milhões de peças, desde mármores, pedra, terracota ou vidro e ainda várias esculturas de bronze, magníficas, que compõem a Via Crúcis, da autoria do jovem Eric Gill.
Trabalho de Mosaicos |
A sua nave de 33 metros de comprimento, é constituída por cerca de 134 colunas de mármore, algumas das quais de cor vermelha, representando o Mais Precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nave Central |
Bem ao fundo da nave é possível ver a Cruz Grande, que possui 9 metros de altura e pesa 2 toneladas. Também ao fundo da nave é possível ver o belo altar-mor, sob um magnífico baldaquino.
Cruz Grande |
Baldaquino |
Continuando a visita é possível ver um bonito púlpito, que possui uma imagem de Nossa Senhora de Walsingham. E ainda o Santuário de Nossa Senhora de Westminster, onde é possível apreciar um bonito alabastro medieval inglês, do séc. XV.
No seu batistério é possível encontrar uma pia octogonal, da autoria de John Francis Bentley, de 1901 e ainda uma estátua de São João Baptista, feito de estanho da Cornualha.
Pia no Batistério |
Ao longo desta belíssima Catedral é possível apreciar da 11 magníficas capelas, cada uma com a sua história e singularidade.
Ao entrar na Catedral e seguindo pelo lado direito, logo depois de passar o batistério, é possível encontrar a Capela de São Gregório e São Agostinho, dois dos santos que trouxeram o Evangelho para a Inglaterra. Ali estão enterrados o Bispo Richard Challoner e o Cardeal George Basil Hume.
Capela de São Gregório e São Agostinho |
Segue-se a Capela de São Patrício e dos Santos da Irlanda, onde o verde é a cor predominante, com a maioria do mármore que a completa, a ser proveniente da Irlanda. Uma das particularidades desta capela é o facto, de nas suas paredes estarem os emblemas dos vários regimentos irlandeses e os que lutaram na I Guerra Mundial e ainda a presença de um caixão junto ao altar, onde estão inscritos os nomes dos soldados irlandeses que morreram na guerra.
Capela de São Patrício e dos Santos da Irlanda |
Na Capela de Santo André e dos Santos da Escócia é possível ver dos lados do altar os relevos de quatro santos escoceses, enquanto que o nome dos restantes se encontram esculpidos nas paredes à volta da capela. Uma das coisas que mais chama a atenção neste local é o mosaico do tecto, onde estão representadas as 6 cidades a santo André e às suas relíquias e onde se consegue um padrão que faz lembrar as escamas dos peixes ou às nuvens.
Mosaico do tecto da Capela de Santo André e dos Santos da Escócia |
Seguidamente surge a Capela de São Paulo onde pudemos ver no seu tecto representado uma tenda, uma vez que São Paulo era um fabricante de tendas. O mármore cinza das paredes é proveniente de Atenas, onde São Paulo pregou.
Capela de São Paulo |
Tecto da Capela de São Paulo |
A última capela do lado direito é a Capela da Bem-Aventurada Virgem Maria, que possui uma decoração absolutamente maravilhosa e foi aqui que se celebrou, em 1903, a primeira missa da Catedral.
Capela da Bem Aventurada Virgem Maria |
Passando pelo altar-mor e seguindo para o lado esquerdo em direcção à saída encontramos a Capela do Santíssimo Sacramento, que já reservada para orações privadas. Os bonitos mosaicos que aqui encontramos, foram desenhados por Boris Anrep.
Capela do Santíssimo Sacramento |
Segue-se a Capela do Santuário do Sagrado Coração e do São Miguel Arcanjo, uma pequena capela onde se pode ver uma grande estátua do Sagrado Coração de Jesus, doada pelas irmãs do Sagrado Coração, enquanto que os mármores do local foram doados por alunos das escolas conventuais do Sagrado Coração.
Capela do Santuário do Sagrado Coração e do São Miguel Arcanjo |
Já a Capela de São Tomás de Canterbury, dedicada a São Tomás, está cercada de gradeamento de bronze dourado, sendo a Capela do Cardeal Vaughan, terceiro arcebispo de Westminster e fundador da Catedral. Por entre as grades é possível apreciar o monumento ao Cardeal.
Capela de São Tomás de Canterbury |
Seguidamente, surge a Capela de São José, dedicada ao marido de Maria. Aqui é possível encontrar os restos mortais do quinto arcebispo de Westminster, o Cardeal Hinsley. No chão da capela é possível ver os quatro símbolos de Cristo: o pavão, o cordeiro, o peixe e o monograma de Jesus Cristo.
Capela de São José |
Na Capela de São Jorge e dos Mártires Ingleses é possível ver painéis, debaixo das janelas, onde está a lista de militares que perderam a vida na guerra.
Capela de São Jorge e dos Mártires Ingleses |
Por fim é possível encontrar a Capela das Santas Almas, desenhada pelo próprio John Francis Bentley. Cada detalhe desta bela capela foi pensado ao pormenor pelo arquitecto.
Capela das Santas Almas |
Esta é uma belíssima Catedral que passa despercebida pela sua proximidade à Abadia de Westminster, contudo é um local bem diferente da Abadia e com uma beleza ímpar, que merece ser visitada.
Já visitaram a Catedral de Westminster? Qual a vossa opinião?
Não perca os nosso artigos sobre Londres:
Roteiro de 4 dias por Londres
Descobrir a Torre de Londres
Descobrir o Museu Madame Tussaud
Descobrir o Museu Britânico
Descobrir os Parques Reais de Londres
Descobrir a Catedral de Westminster
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
2 thoughts on “Descobrir a Catedral de Westminster”