“O Museu do Pão é um complexo museológico cujo objectivo é recolher, preservar e exibir o património do Pão Português, a sua história, tradições, simbologia, arte e memória. Um espaço de cultura e lazer, de saberes e de sabores.”
Entrada do Museu do Pão |
Este é um projecto idealizado em 1996 e que levou 6 anos a se concretizar e a abrir portas ao público, contando com um espólio em constante alteração. Este complexo é composto por vários espaços distintos, que nos levam numa viagem maravilhosa a um passado tão português.
Venha connosco neste passaio para descobrir o Museu do Pão.
Conteúdo do artigo
Sala do Ciclo do Pão
Iniciamos a visita na Sala do Ciclo do Pão, onde é possível ver reconstituído o antigo ciclo tradicional do pão português, juntamente com as alfaias e os utensílios necessários, através de 14 painéis ilustrados. Aqui é ainda possível ver recriada uma antiga padaria portuguesa e três belos moinhos.
Sala do Pão Político, Social e Religioso
Segue-se a Sala do Pão Político, Social e Religioso, onde é reconstituída a história do pão em Portugal, através de centenas de documentos, desde a Restauração da Independência até à Restauração da Democracia.
Aqui é ainda possível ver a conotação sagrada que é dada ao pão, tanto no cristianismo, como no judaísmo, através de vários objetos religiosos expostos.
Sala do Pão, Político, Social e Religioso |
Bar – Biblioteca
Bar-Biblioteca |
Sala da Arte do Pão
É ainda possível ver vários quadros do pintor português Velhô, dedicados ao pão.
Espaço Temático
Terminamos a visita propriamente dita no Espaço Temático, uma sala didática, dedicada aos visitantes mais pequenos, onde paira um ambiente de encantamento e magia, mas ao mesmo tempo de cultura. Realiza-se no final do percurso da exposição permanente e tem uma duração de cerca de 20 minutos.
Neste bonita visita imaginária pelo passado do pão, é possível encontrar os gnomos da tribo dos Hérmios, protetores dos habitantes dos Montes Hermínios, que nos dão a conhecer de forma bem interativa como se laborava a arte do pão, na sua forma mais natural.
A visita termina com a possibilidade dos mais pequenos manipularem a massa do pão e com ela fazer pequenas obras de arte, que poderão depois levar como recordação.
Descobrir o Museu do Pão acabou por se tornar uma experiência única e muito interactiva.
Espaço Temático |
Centro de Investigação Gastronómica
Seguimos depois em direcção o Centro de Investigação Gastronómica para almoçar. Este é composto pelo belo restaurante, onde se vão redescobrindo e recriando os sabores antigos da gastronomia beirã. Diariamente, os clientes usufruem de um buffet de pão, entradas e sobremesas e são servidos no seu lugar de um prato de peixe e outro de carne. O preço do menu é fixo, sendo de 19,50 € sem bebidas.
Depois do almoço e antes de ir embora vale a pena passar pela Mercearia Tradicional, onde é possível ver expostos vários produtos típicos portugueses, nomeadamente vários pães típicos, de excelente sabor.
Entrada da Mercearia Tradicional |
Este é sem dúvida um local a visitar, principalmente com os mais novos, pois de certo que irão ficar encantados com toda a magia que aqui se vive e descobrir o Museu do Pão será uma aventura especial.
Caso esteja por esta zona e precise de um local para pernoitar não deixe de considerar o H2Otel Congress e Medical SPA.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
2 thoughts on “Descobrir o Museu do Pão”