Atracções Catedral Destinos Dicas Europa Inglaterra Monumento Palácio

Descobrir Londres de Christopher Wren

Londres de Christopher Wren

Londres é uma bonita cidade que deixa qualquer pessoa completamente encantada e a verdade é que muitos dos principais templos religiosos da cidade tiveram a contribuição do magnífico inglês Christopher Wren. Assim, convidamos cada um de vós a vir connosco descobrir Londres de Christopher Wren.

Roteiro de 4 dias por Londres

Quem foi Christopher Wren

Christopher Wren foi um dos mais aclamados arquitetos ingleses, que além desta profissão ainda era um óptimo anatomista, astrónomo, geómetra, físico e matemático. Após o Grande Incêndio de 1666 Wren teve a responsabilidade de reconstruir toda a cidade de Londres, incluindo 52 igrejas além de ruas, praças e edifícios, sendo a sua obra-prima a magnífica Catedral de São Paulo.

Descobrir os Parques Reais de Londres

Fundador da Royal Society, Wren cresceu no seio da corte, entre os intelectuais do reino, o que levou a que desde cedo se começasse a interessar por temas como a matemática. Se inicialmente os seus trabalhos eram essencialmente sobre astronomia depressa começou a mostrar interesse em áreas como física e anatomia. Quando percebeu que Inglaterra tinha algumas lacunas a nível de arquitetura e edifícios verdadeiramente notáveis, este decidi aprofundar-se mais sobre esta matéria e depressa se envolveu na construção no Teatro Sheldonian em Oxford. Com os anos acabou por se tornar um dos mais importantes arquitetos ingleses.

Londres de Christopher Wren: principais obras

Christopher Wren estava no início da sua carreira como arquiteto quando ocorreu o Grande Incêndio de Londres, que destruiu muitos dos principais edifícios públicos da cidade, incluindo 88 igrejas. Assim, acabou contratado para construir 51 igrejas substitutas e ainda a Catedral de São Paulo. Muitos destes edifícios sobreviveram na sua forma original até aos dias de hoje.

Catedral de São Paulo

A Catedral de São Paulo é a maior obra-prima de Christopher Wren, tendo sido a primeira catedral construída na Grã-Bretanha. Esta é considerada por muitos como uma prenda de Christopher Wren à cidade de Londres, que estava de luto após o Grande Incêndio de 1666. Wren projetou e supervisionou a construção da catedral e o seu design combinou elementos neoclássicos, góticos e barrocos numa aspiração de simbolizar os ideais da Restauração Inglesa assim como da filosofia científica do século XVII.

Londres de Christopher Wren
Catedral de São Paulo

Palácio de Kensington

Wren teve também um importante papel na expansão do atual Palácio de Kensington, quando este passou para as mãos do Rei William III e da Rainha Maria II. Wren decidiu manter a estrutura original intacta e acrescentar um pavilhão de três andares em cada um dos quatro cantos do edifício, acabando acrescentar inúmeras acomodações para o Rei e para a Rainha. Além disso, foi responsável por criar o famoso pátio de honra do Palácio de Kensigton.

Palácio de Kensington
Palácio de Kensington

O Monumento ao Grande Incêndio de Londres

Christopher Wren construiu um monumento de homenagem às pessoas que perderam as suas casas, meios de subsistência e vidas durante o Grande Incêndio de 1666. Este belo monumento, construído entre 1671 e 1677, a norte da London Bridge, localiza-se perto do local de origem do incêndio. Com cerca de 61 metros de altura, este belo exemplar possui uma plataforma de observação, acessível através de uma escada em espiral.

Londres de Christopher Wren
Monumento ao Grande Incêndio de Londres

Palácio de Hampton Court

Sir Cristopher Wren foi mais uma vez chamado pelos Reis William e Maria para ficar à frente do projeto de reconstrução de Hampton Court, transformando o antigo Palácio Tudor num palácio moderno em estilo barroco. A ideia era criar um magnífico palácio abobadado construído em torno de dois pátios, muito ao estilo do Palácio de Versalhes. O Palácio de Hampton Court destaca-se pelo contraste entre o tijolo rosa e as quoins, molduras e faixas de pedra clara de Portland assim como pelas janelas circulares e decoradas do mezanino do segundo andar.

Igreja de São Edmundo, Rei e Mártir

A Igreja de São Edmundo, Rei e Mártir é uma igreja anglicana, localizada na Lombard Street. Dedicada a São Edmundo, o Mártir, foi reconstruída após o Grande Incêndio de 1666, segundo os projetos de Wren. Construída entre 1670 e 1679, os seus projetos incluíam uma bela torre ornamentada por urnas flamejantes, numa clara alusão ao incêndio mas que não agradou à população em geral.

Igreja de São Edmundo, Rei e Mártir
Igreja de São Edmundo, Rei e Mártir – By The Bashereyre at English Wikipedia.

Igreja de São Martinho Ludgate

A Igreja de São Martinho Ludgate é uma igreja anglicana, localizada no bairro de Farringdon. A igreja projetada por Wren está encimada por uma cúpula octogonal coberta de chumbo, que sustenta uma varanda assim como uma torre cónica com cerca de 48 metros. O campanário oferece uma paisagem em direção ao rio absolutamente magnífica.

Igreja de São Tiago Garlickhythe

A Igreja de São Tiago Garlickhythe é uma igreja pertencente à Igreja de Inglaterra. Apelidada de “lanterna de Wren” está dedicada ao apóstolo São Tiago. A reconstrução da igreja ocorreu uma década depois do Grande Incêndio e é conhecida pela profusão das suas janelas, razão pela qual foi apelidada de “lanterna de Wren”.

Igreja de São Tiago Garlickhythe
Igreja de São Tiago Garlickhythe – By Ethan Doyle White – Own work, CC BY-SA 4.0,

Igreja de Santo Estevão Walbrook

A Igreja de santo Estevão Walbrook é uma igreja pertencente à Igreja de Inglaterra e que também ela foi destruída pelo Grande Incêndio de 1666. Localizada em Walbrook, foi reconstruída entre 1672 e 1679, possuindo uma planta retangular, com uma cúpula e uma torre anexa. A sua entrada ocorre por um pequeno alpendre. A sua cúpula de madeira e gesso, com revestimento de cobre, foi inspirada no projeto original de Wren para a Basílica de São Paulo.

Igreja de Santo Estevão Walbrook
Igreja de Santo Estevão Walbrook – By Elisa.rolle – Own work, CC BY-SA 4.0,

Igreja de São Pedro de Cornhill

A Igreja de São Pedro em Cornhill é uma igreja anglicana de origem medieval. Após a destruição da estrutura inicial, esta foi reconstruída segundo os projetos de Wren entre 1677 e 1684, sendo ligeiramente mais pequena que a anterior. Este belo templo religioso é conhecido pelas suas três fachadas bem distintas, enquanto uma mais imponente é composta de pedra, possuindo cinco janelas em arco entre pilastras jónicas as outras duas são em estuque e muito mais simples.

Igreja de Santa Maria Aldermary

A Igreja de Santa Maria Aldermary é uma igreja anglicana de origem medieval. Apesar de ter ficado gravemente danificada no Grande Incêndio de 1666, parte das suas paredes sobreviveram assim como a sua torre e acabaram integradas nos projetos de Wren para a reconstrução da igreja. E ao contrário da grande parte das igrejas do arquiteto inglês, a Igreja de Santa Maria Aldermary foi reconstruída em estilo neogótico.

Igreja de Santa Maria Aldermary
Igreja de Santa Maria Aldermary – CC BY-SA 3.0,

Existem vários outros templos e edifícios construídos por Sir Christopher Wren em Londres e em Inglaterra mas estes são aqueles que mais se destacam na capital inglesa.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

5 thoughts on “Descobrir Londres de Christopher Wren

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.