Atracções Destinos Europa Lisboa Museu Portugal

Descobrir os Museus gratuitos de Sintra

Museus gratuitos de Sintra

Hoje comemora-se o Dia do Artista, como tal decidi escrever este post como forma de homenagear todos os artistas, que tanto lutam para dar a conhecer o seu trabalho. Artistas são todos aqueles que se expressam através da sua arte e o Dia do Artista tem como objectivo agradecer a todos aqueles que contribuem com a sua arte para fazer o homem sonhar.

Nesse sentido decidi falar um pouco sobre os 6 Museus Municipais de Sintra, que possuem a sua entrada gratuita. Esta medida foi tomada pela Câmara Municipal de Sintra para as comemorações dos 25 anos da classificação de Sintra como Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, pela UNESCO. Inicialmente a medida duraria até ao final do ano 2020, mas com a pandemia a Câmara Municipal de Sintra decidiu manter a gratuitidade para todos os seus visitantes, durante o ano de 2021.

Tem curiosidade em conhecer Sintra? Não deixe de ler o nosso post Roteiro de dois dias em Sintra.

Casa Museu de Leal da Câmara

A Casa Museu de Leal da Câmara está localizada na antiga moradia do Mestre Leal da Câmara, perto da Feira das Mercês.

Anteriormente, o edifício terá pertencido a Marquês de Pombal e mais tarde, no séc. XIX, serviu como Hospital de Campanha das tropas portuguesas, aquando das Invasões Francesas. Durante muito tempo, foi o único espaço museológico entre Lisboa e Sintra.

Descobrir os Museus gratuitos de Sintra

O local foi adquirido pela Câmara Municipal em 1965, após a morte da viúva do Mestre. A permite conhecer espaços da casa onde ele morou, nomeadamente a sala de lareira, sala de jantar e a marquise. E ainda permite ver as obras do artista, com possibilidade de visitar a sala grande, o atelier e a sala de exposições temporárias.

Atualmente, fazem parte do seu acervo objetos de caricatura, pintura, desenho, mobiliário, cerâmicas, arquivo fotográfico de correspondência entre outros.

MU.SA

O Museu de Artes de Sintra, encontra-se localizado no antigo casino. O seu objectivo é promover a fruição e compreensão da arte e cultura contemporâneas, ao mesmo tempo que promove o reforço dos laços com a comunidade local.

Descobrir os Museus gratuitos de Sintra

Aqui pudemos ver diversas obras da Coleção Municipal de arte, exposições temáticas de artistas consagrados e artistas emergentes, entre outras coisas.

Museu Anjos Teixeira

O Museu Anjos Teixeira tem como função dar a conhecer as esculturas de dois mestres portugueses, Artur Anjos Teixeira e do seu filho Pedro. As suas obras refletem diversas correntes artísticas, nomeadamente o Naturalismo e Tardo-naturalismo, Realismo e Neo-realismo. Dessa forma, ambos sempre deram ênfase à anatomia, humana e animal, à mulher, às figuras históricas e religiosas.

Descobrir os Museus gratuitos de Sintra

Este museu abriu portas em 1976, quando o Mestre Pedro Teixeira, considerado um dos melhores escultores portugueses, decidiu transformá-la em uma Casa-Museu pública, assim como num atelier vivo, onde dava aulas de escultura. O seu edifício, localizado no centro histórico de Sintra, foi construído no início do séc. XIX .

Atualmente, o museu é composto por duas áreas distintas, a de Artur Anjos Teixeira e a de Pedro Anjos Teixeira.

Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

O Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, situado na localidade com o mesmo nome, terá surgido em meados do séc. XVI. Nessa altura, alguns eruditos decidiram reunir uma colecção de inscrições romanas encontradas nos terrenos envolventes e coloca-la na Ermida de São Miguel de Odrinhas.

Em 1955 a Câmara Municipal de Sintra decide construir no local um pequeno edifício que permitisse albergar esta importante coleção.

Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Atualmente, o acervo do museu reúne várias coleções de arqueologia, quase todas provenientes da zona de Sintra. Sendo estas divididas em duas áreas distintas, um acervo lapidar, atribuída ao período romano, medieval e moderno e ainda as coleções de peças arqueológicas utilizadas no quotidiano das comunidades que habitavam a região desde o paleolítico.

Museu de História Natural de Sintra

O Museu de História Natural de Sintra, localizado no Centro Histórico da Vila, foi inaugurado em 2009. Para além da Sala de Exposição Permanente o museu possui ainda uma Sala de Exposições Temporárias pronta a receber todo e qualquer evento. E ainda uma Reserva e Laboratório para o tratamento e estudo de peças.

Este belo museu possui no seu acervo uma magnífica coleção de fósseis de valor cultural e científico incalculável, do investigador Miguel Barbosa, que doou a coleção ao Município de Sintra.

Ou seja, aqui partirá em uma maravilhosa viagem pela Natureza, desde a formação do planeta, com os diversos minerais, dinossauros até ao aparecimento do primeiro hominídeo.

Museu Ferreira de Castro

O Museu Ferreira Castro, localizado no edifício Casal de Santo António, é dedicado a um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos.

Aqui encontrará um espólio particular, literário e artístico, com os exemplares do escritor Ferreira de Castro, bem como ilustrações, o seu escritório e ainda um filme sobre o escritor. Este espólio foi doado, pelo próprio romancista português, antes de falecer, ao povo de Sintra.

Confira também

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Sintra, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

6 thoughts on “Descobrir os Museus gratuitos de Sintra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.