Destinos Europa Faro Portugal

Vila Real de Santo António, a cidade iluminista no Algarve

Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António, surgiu da vontade do Marquês de Pombal firmar a presença portuguesa na Foz do Guadiana, perante a vizinha Espanha. Localizada no extremo sudeste do Algarve, encontra-se delimitada a leste pelo Rio Guadiana, a sul pelo Oceano Atlântico e a norte pela serra algarvia e o sapal de Castro Marim.

Leia também Um dia em…Ayamonte

História de VRSA

VRSA nasceu no dia 30 de Dezembro de 1773, quando foi assinada a carta régia da sua fundação. Conhecida como a cidade iluminista pois foi projetada ao estilo da baixa de Lisboa e concebida como um todo. Marquês de Pombal, conferiu simplicidade e funcionalidade à cidade, refletindo o espírito iluminista presente também na reconstrução de Lisboa após o terramoto.

Esta bela localidade surgiu pela necessidade de controlar a entrada de mercadorias pelo Guadiana, colocar sob supervisão régia a pescaria de Monte Gordo, bem como fazer frente a Espanha. Mas foi no final do séc. XIX que a localidade viria a prosperar, muito em parte devido ao sector da pesca. Pois a pesca abundante de atum e sardinha transformou VRSA num importante centro pesqueiro e conserveiro. Ao mesmo tempo que tinha um papel fundamental, ao servir de porto para os barcos que transportavam minério desde as minas de São Domingos.

Por outro lado, Vila Real de Santo António destacou-se das outras localidades algarvias ao ser a primeira a com iluminação a gás.

O que visitar na localidade de VRSA

A cidade de Vila Real de Santo António é uma bonita e pequena cidade que centra na sua praça principal a maior parte da atrações da localidade. Assim, não pode deixar de visitar a Praça Marquês de Pombal onde estão localizados três das principais atrações da cidade, a Igreja Matriz, a Câmara Municipal e um obelisco. Com o chão em calçada, esta praça bem ampla possui no centro um belo obelisco, em homenagem o rei D. José I. Inicialmente foi designada como Praça Real.

Aqui encontrará igualmente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação, construída no séc. XVIII, sendo esta um belo exemplo da arquitetura religiosa pombalina. Possui belos retábulos de estilo rocaille que merecem especial destaque.

Mas não pense que fica por aqui, bem próximo à praça, encontrará o Centro Cultural António Aleixo, localizado no antigo mercado de VRSA . Este foi convertido num centro cultural dedicado a António Aleixo, um poeta nascido em VRSA, onde encontrará exposições temporárias de variados tipos de arte, como por exemplo, pintura, escultura e fotografia.

Vila Real de Santo António

Um pouco mais afastado encontrará o Farol de VRSA, um dos principais símbolos da cidade. Uma torre com cerca de 40 metros de altura e que se encontra em funcionamento desde 1923

Concelho de VRSA

Mas o concelho de Vila Real de Santo António tem muito mais a oferecer do que simplesmente a cidade em si e ali encontrará históricas localidades bem como praias maravilhosas.

Cacela Velha

Cacela Velha é uma pequena aldeia, localizada em uma falésia em frente à Ria Formosa. Está inserida no Parque Natural da Ria Formosa, tendo sido conquistada aos mouros em 1249. Contudo, quando se dá o terramoto em 1755 e fica severamente destruída a sua população acaba a deslocar-se e a formar a localidade de Vila Nova de Cacela. Aqui os principais pontos de destaque são a Fortaleza de Cacela, a Igreja Matriz e o seu belíssimo Centro Histórico.

O seu centro histórico é composto por ruas em pedras e casas pintadas de branco e azul. Já o Forte de Cacela é considerado um dos mais importantes conjuntos arquitetónicos do Algarve. Quanto à Igreja Matriz de Cacela Velha esta é uma modesta igreja que possui uma localização privilegiada, junto à Ria Formosa.

Leia também Descobrir Castro Marim

Praias

Várias são as praias que encontrará em VRSA mas há algumas que se destacam.

A Manta Rota é uma pequena aldeia piscatória do concelho de Vila Real de Santo António. Conhecida essencialmente pelas suas praias calmas, integradas na Baía de Monte Gordo.

Já Monte Gordo é uma antiga vila de pescadores, composta por uma extensa e magnífica praia, um clima fantástico, a água calma e a uma temperatura maravilhosa. Ao visitar Monte Gordo terá certamente um dia bem preenchido e não ficará descontente, pois possui a beleza das praias algarvias ou mesmo tempo que não possui a confusão da maior parte das estâncias balneares de todo o Algarve.

Monte Gordo

Ler também Um dia em…Monte Gordo

Uma das melhores praias da região é a Praia da Fábrica ou praia de Cacela Velha, uma das praias mais bonitas do mundo, segundo a versão espanhola da Conde Nast Traveller. Esta praia só é acessível a pé, na maré baixa ou de barco. Mas vale muito a pena uma visita.

Vila Real de Santo António

Apesar de não possuir muitos pontos turísticos, Vila Real de Santo António é uma encantadora cidade, que merece ser visitada e acima de tudo vale visitar pelas magníficas e calmas praias.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em VRSA, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Nesse sentido, a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. Assim, ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

2 thoughts on “Vila Real de Santo António, a cidade iluminista no Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.