Destinos Europa Faro Gastronomia Portugal

Gastronomia do Mundo…Algarve

Hoje dedicamos mais um artigo à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. Desta vez falo da Gastronomia do Mundo do Algarve.  

A culinária portuguesa é sem dúvida uma das melhores do mundo. Apesar de ser um país pequeno, Portugal é reconhecido pela sua magnífica culinária com influências atlânticas e mediterrânicas. A base da gastronomia portuguesa está assente em três simples ingredientes, são eles o azeite, o pão e o vinho, estando estes em muitos dos pratos mais conhecidos de Portugal.

Venha Descobrir o Turismo gastronómico

Gastronomia do mundo no Algarve

A região do Algarve é imensamente conhecida pelo seu clima, paisagens e praias espectaculares e nem tanto pela sua gastronomia. Contudo, esta região tem muito a oferecer quando o tema é comida. Sendo o destino ideal para comer frutas como a laranja, o figo e a alfarroba assim como peixe e marisco fresco, algo fácil de perceber dada à sua proximidade com o mar. Até porque toda as localidades da sua costa, têm como atividade principal a pesca.

Veja o que fazer no Algarve com crianças: o nosso top 10

Mas não pense que só de peixe e marisco se faz a culinária algarvia, até porque a região do Algarve é composta pela costa, pelo barrocal e pela serra. Assim, vários produtos hortícolas e carnes entram também nas receitas algarvias.

A comida tradicional algarvia é rica em sabores mediterrânicos assim como influências árabes, sendo geralmente pratos simples mas cheios de sabor que resultam da combinação das receitas da zona costeira com os sabores das regiões mais interiores.

Um dos pratos mais conhecidos da região é a Açorda à Algarvia, que nada mais é do que um prato com pão, alho, marisco e coentros. O termo açorda vem do árabe e significa migar pão, acreditando-se que é um prato de subsistência que surgiu na sequência de alguma crise alimentar.

gastronomia do mundo no Algarve
Açorda à algarvia (Imagem: Iguaria )

Confeção

Para confecionar a Açorda à Algarvia comece por lavar bem o marisco e coloque-o em água ao lume temperada com sal, cada um em sua água pois têm tempos de cozedura diferentes. Retire o marisco das respectivas conchas.

Leia também Vila Real de Santo António, a cidade iluminista no Algarve

Num tacho coloque o azeite com a cebola e os alhos picados. Deixe refogar. Adicione a água onde cozeu o marisco, depois de previamente coada. Após a água levantar fervura acrescente o pão devidamente cortado. Envolva bem, adicionando o miolo marisco e os coentros picados.

Quando estiver quase pronto, abra pequenos buracos no pão e coloque os ovos. Deixe cozinhar. Quando a estes tiverem cozinhados retire do lume e decore com os camarões cozidos e descascados.

E está pronto a comer. Bom apetite.

Para ver receita completa vá ao site Iguaria.

Beda 2022
Artes por Joyce

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “Gastronomia do Mundo…Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.