O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo Elvas, na maravilhosa região do Alentejo.
Conteúdo do artigo
Gastronomia no Alentejo
A gastronomia alentejana é muito rica e variada, onde predominam as sopas de pão, as ervas aromáticas e os pratos de borrego e vitela. Mas a verdade é esta gastronomia tão apreciado por todos surgiu de um passado não tão glorioso. Ou seja, no passado a vida no Alentejo era bastante dura e com muito poucos recursos, o que fez com que a população tivesse que usar a imaginação para que a comida não faltasse na mesa e que ao mesmo tempo fosse saborosa. Assim, a gastronomia alentejana acabou por se tornar uma cozinha simples mas criativa, onde os ingredientes da época são a estrela. O povo alentejano aprendeu a adicionar aos ingredientes principais os vários temperos locais, que crescem em abundância pelas planícies e junto às ribeiras, assim como aqueles que se cultivam nas hortas.
Gastronomia do Mundo em Elvas
Como não podia deixar de ser a gastronomia tradicional de Elvas é bastante rica e variada, onde predomina a tradição alentejana. Como tal, hoje decidimos dar-vos a conhecer o maravilhoso prato de Açorda Alentejana. O nome açorda provém do árabe andaluz e significa pão migado e ensopado. Este delicioso prato terá chegado à Península Ibérica no início do século VIII, com a chegada dos muçulmanos e desde logo adotado e incrementado pelo povo alentejano. A sua confeção permitia poupar recursos, aproveitando o pão duro, cortado em fatias ou em cubos, ao mesmo tempo que utilizava poucos ingredientes.
A Açorda Alentejana é uma das mais famosas iguarias do Alentejo, sendo uma deliciosa sopa que leva na sua confeção alho, sal, azeite, água, pão e ervas aromáticas como coentros ou poejo. A receita pode variar consoante a região do Alentejo e pode ser servida com peixe fresco, bacalhau ou ovo escalfado.
Confeção
Para fazer esta maravilhosa Açorda Alentejana comece por esmagar os alhos com os coentros ou o poejo e o sal grosso num almofariz até reduzir a uma papa.
O próximo passo é colocar a mistura dos coentros e os alhos num tacho, regar com azeite e colocar a água fervida previamente.
De seguida coloque a água ao lume, com um pouco de sal e deixe ferver. Quando começar a ferver, deitam-se os ovos com muito cuidado e deixam-se escalfar por cerca de 3 minutos.
Coloque depois as fatias do pão num prato de sopa, regue com o caldo de coentros e com muito cuidado coloque o ovo escalfado.
Sirva de imediato.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
2 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Elvas”