Alentejo Destinos Europa Gastronomia Portugal

Gastronomia do Mundo…Elvas

Elvas

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo Elvas, na maravilhosa região do Alentejo.

Visitar Elvas: o que fazer na cidade fortificada do Alentejo

Gastronomia no Alentejo

A gastronomia alentejana é muito rica e variada, onde predominam as sopas de pão, as ervas aromáticas e os pratos de borrego e vitela. Mas a verdade é esta gastronomia tão apreciado por todos surgiu de um passado não tão glorioso. Ou seja, no passado a vida no Alentejo era bastante dura e com muito poucos recursos, o que fez com que a população tivesse que usar a imaginação para que a comida não faltasse na mesa e que ao mesmo tempo fosse saborosa. Assim, a gastronomia alentejana acabou por se tornar uma cozinha simples mas criativa, onde os ingredientes da época são a estrela. O povo alentejano aprendeu a adicionar aos ingredientes principais os vários temperos locais, que crescem em abundância pelas planícies e junto às ribeiras, assim como aqueles que se cultivam nas hortas.

As localidades mais bonitas do Alentejo

Gastronomia do Mundo em Elvas

Como não podia deixar de ser a gastronomia tradicional de Elvas é bastante rica e variada, onde predomina a tradição alentejana. Como tal, hoje decidimos dar-vos a conhecer o maravilhoso prato de Açorda Alentejana. O nome açorda provém do árabe andaluz e significa pão migado e ensopado. Este delicioso prato terá chegado à Península Ibérica no início do século VIII, com a chegada dos muçulmanos e desde logo adotado e incrementado pelo povo alentejano. A sua confeção permitia poupar recursos, aproveitando o pão duro, cortado em fatias ou em cubos, ao mesmo tempo que utilizava poucos ingredientes.

Dica de alojamento em Elvas: Hotel São João De Deus by RIDAN Hotels

A Açorda Alentejana é uma das mais famosas iguarias do Alentejo, sendo uma deliciosa sopa que leva na sua confeção alho, sal, azeite, água, pão e ervas aromáticas como coentros ou poejo. A receita pode variar consoante a região do Alentejo e pode ser servida com peixe fresco, bacalhau ou ovo escalfado.

Gastronomia do mundo em Elvas
Açorda Alentejana

Confeção

Para fazer esta maravilhosa Açorda Alentejana comece por esmagar os alhos com os coentros ou o poejo e o sal grosso num almofariz até reduzir a uma papa.

O próximo passo é colocar a mistura dos coentros e os alhos num tacho, regar com azeite e colocar a água fervida previamente.

De seguida coloque a água ao lume, com um pouco de sal e deixe ferver. Quando começar a ferver, deitam-se os ovos com muito cuidado e deixam-se escalfar por cerca de 3 minutos.

Coloque depois as fatias do pão num prato de sopa, regue com o caldo de coentros e com muito cuidado coloque o ovo escalfado.

Sirva de imediato.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

2 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Elvas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.