A “Rainha da Fronteira” é uma das mais importantes cidades da história de Portugal. Elvas é uma das pérolas escondidas do Alentejo, tendo tido um papel extremamente importante na defesa da independência do nosso país. Como tal, a cidade é conhecida pelo seu vasto património militar, possuindo também um extenso património religioso e arquitetónico. Assim, ao visitar Elvas encontrará uma cidade cheia de histórias para contar.
Conteúdo do artigo
Onde se localiza
A histórica cidade de Elvas está situada na árida região fronteiriça com Espanha, bem no extremo leste de Portugal, estando a apenas 25 minutos de carro de Badajoz. Esta cidade raiana, localizada no distrito de Portalegre, na região do Alentejo está a 210 Km de Lisboa e 85 Km de Évora.
Um pouco de história
Terão sido os Godos e os Celtas os primeiros povos a habitar a cidade de Elvas, que posteriormente foi conquistada pelos romanos. Por volta do ano de 714 foi conquistada pelos Árabes, que lhe deram o nome de “al-Bash”. Já no século XII, durante o reinado de Dom Afonso Henriques, acabou conquistada aos mouros e ao longo do século andou nas mãos de muçulmanos e cristãos. Só em 1229 é que a cidade voltou definitivamente para o território português, sob o domínio de Dom Sancho II, que lhe concedeu o foral. Já em 1513, Dom Manuel I de Portugal concedeu-lhe novo foral, elevando Elvas a cidade.
Elvas foi extremamente importante na defesa da independência de Portugal tanto durante as Guerras Fernandinas, no século XIV, como na Guerra da Restauração, no século XVII. Aliás, quando Dom João declarou a independência de Portugal, iniciou-se um gigantesco projeto de construção defensiva, de forma a tornar Elvas como a primeira linha de defesa contra as possíveis invasões espanholas.
Visitar Elvas: o que fazer na cidade fortificada do Alentejo
Ao visitar Elvas descobrirá não só uma cidade fortificada mas também uma cidade cheia de história e de encanto. Por ser uma cidade pequena é fácil visitá-la em apenas um dia e fazer todo o percurso a pé.
Explore o Castelo e Muralhas de Elvas
O Castelo de Elvas, classificado como Monumento Nacional, é um castelo medieval que se ergue no morro a cerca de 320 metros acima do nível do mar. Este pequeno castelo foi tomado aos mouros e reedificado em 1228 e desde então tem sido palco de inúmeros eventos importantes da história de Portugal.
Por outro lado, as Muralhas de Elvas, consideradas as maiores fortificações abaluartes do mundo, começaram a ser construídas no reinado de Dom Sancho II, no século XVII mas só ficaram concluídas no século XIX. São cerca de 10 quilómetros de muralhas, que formam um complexo estelar, composto por baluartes, revelins e várias passagens escondidas.
Percorra o centro histórico de Elvas
Ao percorrer o centro histórico de Elvas encontrará um local pitoresco e cheio de personalidade, composto por bonitas ruelas de paralelepípedos, igrejas antigas e casas caiadas de branco. E o melhor de tudo onde o turismo em massa ainda não chegou.
Se conseguir suba à Torre Fernandina, que serviu como cadeia a partir do final do século XV e onde encontrará uma exposição sobre as fortificações de Elvas. Entre também na Igreja das Domínicas, que fez parte do convento das freiras dominicanas e que é um belíssimo exemplo da arquitetura religiosa da cidade, com uma rara planta octogonal, frescos renascentistas únicas e magníficos azulejos e talha dourada, do século XVII. Outro destaque do centro histórico é o seu Pelourinho, construído no século XX, no local do antigo pelourinho, esse do século XVI.
Dica de alojamento em Elvas: Hotel São João De Deus by RIDAN Hotels
Descanse na Praça da República
A Praça da República é o centro da cidade de Elvas e um dos locais mais bonitos e movimentados da cidade. Por ali, além da Igreja de Nossa Senhora da Assunção encontrará a Casa da cultura, a Torre do Relógio assim como o Posto de Turismo. Nesta bonita e ampla praça existem também várias esplanadas que permitem descansar um pouco, enquanto bebe uma bebida refrescante e aprecia todo o conjunto arquitetónico em redor.
Reze na Igreja de Nossa Senhora da Assunção
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Antiga Sé de Elvas, foi construída em 1517, segundo os planos do arquiteto régio Francisco de Arruda. Este era um majestoso edifício com uma torre como fachada, aclamada Sé de Elvas após a criação do Bispado de Elvas, em 1570. O seu interior é caracterizado pela coexistência do estilo manuelino e barroco. O primeiro está presente nos tetos e portas laterais, enquanto que o barroco está presente nos seus altares em mármore e no imponente órgão em talha dourada.
Conheça a Rota das Catedrais em Portugal
Visite o Museu Militar de Elvas
O Museu Militar de Elvas é um exemplar único no país, pois é composto por três infraestruturas que estão classificadas como Monumentos Nacionais. Ou seja, fazem parte do Museu Militar de Elvas o Convento de São Domingos, a Muralha Fernandina e parte da Muralha Seiscentista. Neste museu encontrará um acervo museológico e patrimonial do Exército Português, que engloba viaturas do exército, hipomóveis e peças de artilharia, entre outros. Mas o grande destaque vai para o espaço que pertenceu ao antigo convento e que engloba o claustro, parte da cerca fernandina, os quartéis do casarão e a bela Fonte de São José.
Passeie pelo Forte de Nossa Senhora da Graça
O Forte de Nossa Senhora da Graça, inicialmente conhecido como Forte Conde de Lippe, é uma autêntica obra-prima da arquitetura militar, sendo considerada uma das mais poderosas fortalezas abaluartes do mundo. Construída pelo estratega militar o Conde de Lippe, foi erigida num dos pontos mais altos da região com o objetivo de defender a entrada norte da cidade.
Fotografe o Aqueduto da Amoreira
O Aqueduto da Amoreira é o cartão-postal desta bonita cidade alentejana, sendo o maior aqueduto da Península Ibérica. Construído no século XVI por Francisco Arruda, sob o reinado de Dom Manuel I, este belo aqueduto surgiu como forma de terminar com os problemas de abastecimento que sempre assolaram Elvas e acabou por se tornar um dos mais importantes exemplos da arquitetura hidráulica em Portugal.
Prove a gastronomia alentejana
A gastronomia alentejana é bem rica e variada, onde predominam as sopas de pão, as ervas aromáticas e os pratos de borrego e vitela. Assim, ao visitar Elvas não deixe de provar alguns dos seus pratos mais tradicionais num dos vários magníficos restaurantes espalhados pela cidade e delicie-se.
Como vê várias são as coisas a fazer ao visitar Elvas e que o deixarão rendido a esta bela cidade fortificada. Afinal Elvas é um destino turístico por mérito próprio, que se tornou uma das cidades mais emblemáticas do Alentejo, cheia de coisas para conhecer e fazer.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Realmente Elvas parece ser uma das pérolas escondidas do Alentejo! Muito interessante saber o papel da cidade na defesa da independência de Portugal. Adoraria conhecer o Castelo de Elvas.
Nunca tinha lido sobre Elvas no Alentejo. Gostei muito do seu relato, me senti passeando pela cidade com você. Portugal e seu encantos!
Obrigada por apresentar Elvas, nunca tinha ouvido falar. Alentejo deve ser um ótimo lugar para explorar, mas deve ser de carro ou tem transporte público sem grandes esperas?