Atracções Destinos Dicas Espanha Europa

Plaza de las Tendillas, o coração de Córdoba

Plaza de las Tendillas

A Plaza de las Tendillas, conhecida como o coração da cidade de Córdoba, marca o limite entre o centro histórico da bonita cidade de Córdoba e a zona mais comercial. O seu nome surge das pequenas lojas que existiam na praça e que pertenciam à Ordem de Calatrava.

Córdoba: roteiro de 2 dias na cidade da Andaluzia

A história da Plaza de las Tendillas

Por volta do século XIV, no local da atual Plaza de las Tendillas, encontravam-se as casas dos comandantes da Ordem de Calatrava. Estes participaram na Conquista de Córdoba e como pagamento receberam estas casas, assim como pequenas lojas de comércio local. Rapidamente, o local começou a ser denominado como Tendillas de Calatrava. Posteriormente, estas casas foram demolidas para a construção do Hotel Suizo. Após a construção do hotel várias foram as tentativas de ampliação da praça, que normalmente não ocorriam por falta de verbas. Anos mais tarde, a Câmara finalmente conseguiu verbas para a ampliação e começou por adquirir o hotel.

Dica de alojamento em Córdoba: Macia Alfaros

A Plaza de las Tendillas tal como a conhecemos hoje teve origem no início do século XX, quando o perfeito da cidade, Dom José Cruz decide demolir o antigo Hotel Suizo. Com a demolição deste edifício sobrou um grande terreno vazio, surgindo o projeto da nova praça com o desenho e a planta do arquiteto Félix Hernández. Aos poucos o terreno vazio passou a ser ocupado por vários novos edifícios.

Plaza de las Tendillas
Plaza de las Tendillas

O que ver na Plaza de las Tendillas

A Plaza de las Tendillas é um espaço muito apreciado por cordobeses, assim como pelos seus visitantes. Este amplo espaço além de belos edifícios históricos possui vários restaurantes, cafés e lojas, que fazem a delícia de quem por ali passa. Além disso, existem vários bancos espalhados pela praça, uma grande fonte e ainda vários jactos de água projetados do chão, refrescando o ambiente quente da cidade.

Gastronomia do Mundo…Córdoba

Fonte da Plaza de las Tendillas

A Fonte da Plaza de las Tendillas, construída já no século XX, é uma obra do arquiteto Carlos Font e servia para complementar a praça assim como o Monumento ao Grande Capitão. A atual fonte data de 1999, aquando da última remodelação da praça, onde a fonte antiga foi substituída pela atual. Esta fonte possui uma base de mármore preto, com bordas curvas, onde a água cai para uma bacia quadrada de mármore cinza. O Monumento ao Grande Capitão encontra-se no centro da fonte, erguida por um pilar.

Monumento ao Grande Capitão

O Monumento ao Grande Capitão é uma escultura equestre em bronze dedicada a Gonzalo Fernández de Córdoba. Construído por Mateo Inurria, em 1923, para celebrar o IV Centenário da morte do Grande Capitão. Este belo monumento foi pago através de uma angariação de fundos e inicialmente foi colocado no cruzamento da Avenida del Gran Capitán. Mais tarde, em 1927, o arquiteto municipal Félix Hernández, desenvolveu um projeto na Plaza de las Tendillas para a incorporação do monumento no local.

Plaza de las Tendillas
Fonte e Monumento ao Grande Capitão

Relogio Tendillas

O Relógio Tendillas, inaugurado a 29 de Janeiro de 1961, é o símbolo mais característico desta bonita praça. Localizado num dos edifícios da praça, este emite o som de um violão espanhol, construído por Manuel Reyes Maldonado e tocado pelo violinista Juan Serrano, a cada hora e quartos de hora. Ou seja, prepare-se para ouvir o soar das horas com uma emoção única e impossível de sentir em qualquer outro lugar do mundo. Este relógio está colocado no ponto mais alto da Plaza de las Tendillas há mais de 60 anos.

Edifício La Unión y el Fénix

O Edifício La Unión y el Fénix, construído em 1927 pelo arquiteto Benjamín Gutiérrez Prieto, era a sede da seguradora espanhola La Unión y el Fénix. O edifício destaca-se pela sua beleza, estando dividido em três secções distintas, possuindo uma janela de pé direito triplo emoldurada por colunas e por no seu topo possuir uma escultura de uma Fénix com uma figura humana em cima. Durante a Guerra Civil este edifício abrigou uma das sirenes que alertava a população aquando da chegada de bombardeamentos.

Edifício La Unión y el Fénix - Plaza de las Tendillas
Edifício La Unión y el Fénix ao fundo

Palácio Colomera

O Palácio Colomera, construído em 1928, pelo arquiteto Félix Hernández Giménez, serviu de residência dos Condes de Colomera. Este é um belo edifício que resulta da fusão entre um edifício moderno e uma casa senhorial. Desde 2019 alberga o hotel H10 Palacio Colomera, após um longo processo de restauração, onde se recriou a atmosfera palaciana do antigo edifício.

Palácio Colomera
Palácio Colomera

Descobrir a Mesquita-Catedral de Córdoba

Casa Enríquez Barrios

A Casa Enriquez Barrios foi construída pelos arquitetos Aníbal González e Aurelio Gómez Millán, em 1928. Residência de Manuel Enríquez Barrios, advogado, académico, político e perfeito de Córdoba, esta casa é o exemplo do regionalismo de Córdoba.

Antigo Colégio de la Assunção Instituto Luis Barrios

O Antigo Colégio de la Assunção, construído em 1574, pelo médico do rei Pedro López de Alba, é o único edifício que se manteve no local ao longo dos séculos. A partir de 1847 passou a albergar o Instituto Provincial Luis de Góngora. A sua fachada atual foi projectada em 1868 pelo arquiteto Pedro Nolasco Menédez.

Desde muito cedo que a Plaza de las Tendillas se tornou um dos espaços mais emblemáticos da cidade de Córdoba, sendo o principal ponto de encontro entre os moradores e local de visita obrigatória a quem passa pela cidade.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “Plaza de las Tendillas, o coração de Córdoba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.