O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo em Viena, na Áustria.
Conteúdo do artigo
Gastronomia da Áustria
A culinária austríaca, amplamente conhecida como culinária vienense, resulta de uma mistura de fortes influências da Europa Central, como a Hungria, Alemanha, Tchecia e Itália, assim como de todas as tradições culinárias do antigo Império Austro-Húngaro. Esta cozinha é extremamente diversificada, onde os principais ingredientes são a carne, a batata e a massa. Além disso, pode dizer-se sem nenhum problema que o que faz a gastronomia austríaca ser conhecida no mundo inteiro são os seus bolos e doces. A Sachertorte, o Apfelstrudel, o Buchteln ou o Kaiserschmarrn são alguns exemplos destes tão famosos bolos e doces.
Gastronomia do Mundo em Viena
Um dos pratos mais tradicionais em Viena é o Wiener Scnitzel, que significa “costeleta vienense”, sendo feita de carne de vitela. A lei austríaca é extremamente rígida com a sua definição, que caso seja feita com qualquer outro tipo de carne, não poderá ser chamada de Wiener Schnitzel. Pensa-se que a origem deste prato vem da altura do Império Bizantino e que posteriormente se difundiu pelo Europa. Na Áustria esta receita terá sido introduzida pelo marechal do campo Joseph Radetzky von Radetz. Quando este venceu os rebeldes de Milão e se apropriou da receita “cotoletta alla milanese” como prémio, tendo-se tornado identidade gastronómica do país.

Tradicionalmente este prato é um bife de vitela batido, de forma a ficar extremamente fino e depois mergulhado em farinha, ovo e pão ralado. E apesar de ser um prato frito, este é leve, macio e delicado. Geralmente vem servido com uma rodela de limão e acompanhado de salada de batata ou salada de pepino.
Confeção
Coloque os bifes entre duas folhas de película aderente e com um martelo comece a bater uniformemente até ficar com um bife com cerca de 0.6 cm.
De seguida empane os bifes. Primeiro passe pela farinha de trigo até ficar completamente seco, depois pelo ovo batido e deixe escorrer. Por fim, passe pelo pão ralado até ficar totalmente coberto.
Numa frigideira deixe aquecer uma quantidade generosa de óleo. Quando este estiver bem quente, coloque os bifes e deixe cozinhar por 2, 3 minutos de cada lado até alourar. Retire da frigideira e deixe escorrer o óleo.
Sirva com uma rodela de limão e acompanhado por uma deliciosa salada de batata. Caso queira ver as quantidades exatas veja aqui.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
