Atracções Catedral Destinos Europa França

Descobrir a Basílica Notre-Dame de la Garde em Marselha

Basílica Notre-Dame de la Garde em Marselha

A Basílica Notre-Dame de la Garde, também conhecida como “la bonne mère”, é um dos cartões postais da cidade francesa de Marselha. Esta maravilhosa basílica foi construída num estilo romanico-bizantino, pelo arquitecto Henri-Jacques Espéradieu, no topo de uma colina do Porto Velho, no local de uma antiga capela medieval.

Veja também Marselha, a bela cidade de França

Além de ser vista de quase todos os locais da cidade, a basílica tem uma grande importância para Marselha, por venerar a Virgem Maria, considerada a protectora e um dos ícones da cidade.

Basílica Notre-Dame de la Garde
Vista de Marselha a partir da Basílica Notre-Dame de la Garde

A Basílica Notre-Dame de la Garde

A Basílica Notre-Dame de la Garde é um templo católico que começou a ser construído em 1852. Mas foi terminada apenas 21 anos depois. Durante a Idade Média foi considerada a protetora dos marinheiros e pescadores, pois possui no topo do edifício uma estátua da Virgem Maria, que parece olhar e proteger os que estão no mar.

Basílica Notre-Dame de la Garde
Basílica Notre-Dame de la Garde

Contudo antes da construção da basílica atual existiram no local outros templos religiosos. Ou seja, em 1214 foi construída no topo da colina uma pequena capela e santuário, dedicada à Virgem Maria. Mais tarde outros templos foram ocupando o lugar dos anteriores. Mas, com a grande afluência de peregrinos ao local houve a necessidade de construir um templo maior, tendo surgido assim a Basílica Notre-Dame de la Garde.

Leia também Descobrir a Catedral de Marselha

No local, existiu também um forte, construído no século XVI a mando de Francisco I da França, para ter um papel de defesa da cidade. Até porque a colina Garde tinha várias finalidades, nomeadamente posto de vigia, dada a sua posição privilegiada, a 150 metros de altitude. Vestígios deste forte ainda podem ser vistos no local, nomeadamente o emblema do rei, uma salamandra, no pórtico da entrada norte

Exterior da Basílica

Esta obra-prima de inspiração bizantina é composta no seu exterior por pedras brancas e pedras verdes. Bem em frente ao pórtico da Basílica estão duas belas estátuas de mármore. À esquerda, temos o Profeta Isaías e à direita temos o Apóstolo São João. E logo por cima localiza-se a torre sineira da Basílica, composta por dois pisos idênticos, que possuem cinco arcadas, cuja arcada do meio é uma janela. Estes dois pisos são encimados por um belo campanário, quadrado, com cerca de 41 metros e em cada um dos cantos do seu topo estão quatro anjos que tocam trompeta. Numa espécie de chamamento dos peregrinos ao topo da Colina da Guarda.

Basílica Notre-Dame de la Garde
Campanário da Basílica Notre-Dame de la Garde, com a Virgem e o Menino no topo

A estátua monumental que domina a torre sineira é uma obra de Eugène Lequesne, possuindo 11.20 metros e 9.796 kg.

Interior da Basílica

No interior deste magnífico templo religioso são utilizados materiais como o mármore branco de Carrara e o mármore vermelho de Brignoles assim como vários mosaicos maravilhosos.

Estes magnífico mosaicos, usados na decoração da Basílica, possuem dois estilos distintos, os denominados mosaicos romanos e os mosaicos bizantinos. Ou seja, no chão da nave e do coro temos os mosaicos romanos, bem simples, já os mosaicos das paredes e tetos são os maravilhosos mosaicos bizantinos. De notar que os mosaicos da nave, criam uma atmosfera oriental, coberta por três cúpulas decoradas por mosaicos idênticos.

Marselha
Interior da Basílica Notre-Dame de la Garde

A cripta da basílica foi escavada diretamente na rocha, tendo sido construída antes da restante basílica, o que se reflete na diferença de estilo destas. Ou seja, se por um lado o interior da basílica está magnificamente ornamentado já a cripta tem um estilo sóbrio, sem qualquer pintura ou ornamento.

Veja a Gastronomia do Mundo…Marselha

Museu da Basília Notre-Dame de la Garde

O Museu da Basílica Notre-Dame de la Garde abriu portas em 2003. Este abriga mais de 800 anos de história, cujo espólio engloba várias estátuas religiosas, alguns modelos arquitéctónicos e artísticos da basílica, imagens documentais da história de Marselha, documentos históricos, objectos litúrgicos assim como outros artefactos importantes.

Basílica Notre-Dame de la Garde
Entrada para a Basílica

Outras informações da Basílica Notre Dame de la Garde

ContatosHorário
Rue Fort du Sanctuaire
13006 Marseille
www.notredamedelagarde.com
Das 7h às 18h
Beda 2022
Artes por Joyce

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.