Destinos Europa Gastronomia Suiça

Gastronomia do Mundo – Genebra

Gastronomia do mundo em Genebra

Hoje dedicamos mais um artigo à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. Desta vez falo da Gastronomia do Mundo de Genebra.  

A culinária suíça é cheia de pratos típicos, com fortes influencias de países vizinhos. Sendo um país com uma grande tradição agrícola e sem acesso direto ao mar, a sua cozinha acaba por girar em torno dos seus ingredientes mais abundante. Como por exemplo o queijo, as natas, as batatas, cebolas e alguns produtos de carne fumada, salsichas e enchidos.

Veja As cidades mais bonitas dos Alpes Suíços

Gastronomia do Mundo em Genebra

Em Genebra encontrará uma gastronomia vasta que vai desde um simples fondue, servido numa brasserie, a um menu bem elaborado, num restaurante com estrelas Michelin. Mas de um modo geral, a cozinha de Genebra é uma cozinha leve, saudável e discreta. A origem dos seus pratos mais tradicionais resulta da influencia dos vizinhos franceses, bem como de outras regiões do país. A par disso junta-se a utilização de produtos naturais e frescos, algo que se percebe dada a importância que a agricultura e a natureza têm na cidade. Geralmente os pratos mais típicos de Genebra apresentam um aspecto mais rústico e muitas vezes pensadas para épocas mais frias do ano. Mas também são predominantes os pratos de truta ou perca, mostrando a influência da pesca no lago Léman.

Leia também Um dia em…Montreux

Um dos seus pratos mais tradicionais é a “raclette”, onde basicamente se fundem as fatias de queijo, que pode ser Raclette, Gruyère ou Appenzeller, e se coloca o mesmo por cima das batatas cozidas com pele. Sendo uma refeição simples, esta pode ser mais complexa dependendo do tipo de queijo utilizado e dos incrementos efectuados, nomeadamente com legumes e enchidos.

A origem do seu nome vem da palavra francesa racler, que significa raspar e que tem muito a ver com a forma como o prato é preparado.

Gastronomia do mundo de Genebra
Raclette – Imagem de D-Vu por Pixabay

Confecção

Para preparar esta refeição tão típica deve começar por cozinhar as batatas com casca, em água e sal. Entretanto deve preparar o aparelho de raclette, que o vai ajudar a derreter o queijo assim como preparar as batatas e restantes ingredientes.

Depois de cozidas as batatas poderá temperar consoante o seu gosto e colocar na chapa do aparelho. Poderá fazer o mesmo aos frios (salsichas, presunto, fiambre, cogumelos) e ao pão.

Em cada espátula coloque as fatias do queijo da sua preferência para estes derreterem. De notar que o prato original é feito como Queijo Raclette, queijo suíço da região do Valais. Após o queijo ter derretido coloque por cima da batata e acompanhe com os ingredientes da sua preferência.  

E está pronto a comer. Para a experiência ser ainda melhor acompanhe a raclette com um bom vinho suíço.

Já comeram uma raclette? Gostaram? Nós aqui adoramos e sempre que vamos à suíça matamos as saudades deste simples mas maravilhoso prato.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.