Crianças Destinos Europa Itália

Florença com crianças: top 10

Florença para crianças

Florença é a cidade das artes, com uma riqueza cultural, arquitectónica e histórica única que atrai milhares de turistas de todo o mundo. Mas é uma cidade para visitar com crianças? Venha connosco descobrir se Florença com crianças mantém o mesmo encanto quer para elas quer para nós, adultos.

Veja também Passeios gratuitos em Florença

Florença com crianças

Florença está perfeitamente adequada para ser visitada com crianças, aliás existem vários guias de Florença para crianças. Encontrará desde o Pimpa em Florença, para crianças mais pequenas até Crianças Descobrindo Florença, a partir dos 10 anos. Além disso, possui um centro histórico relativamente pequeno e na sua maioria fechado à circulação de carros, o que permite que as crianças andem mais à vontade.

Piazza della República
Piazza della República

Por outro lado, o Munícipo de Florença, juntamente com o MUS.E e o Instituto degli Innocenti desenvolveu o projecto “Florença para Famílias”, criando um verdadeiro guia da cidade de Florença para crianças. Este é composto por um mapa especial e um miniguia de 80 páginas, para assim descobrir Florença e os seus arredores gratuitamente. Poderá adquirir o seu guia em todos os pontos de informação turística da cidade, nas bilheteiras dos Museus Cívicos de Florença, no Museu degli Innocenti e em vários outros locais.

Como vê Florença é um destino perfeito para quem viaja com crianças. Assim, venha connosco descobrir o que fazer em Florença com crianças.

Passear na Piazza della República

A Praça da República, é relativamente recente (finais do século XIX), e para a sua reestruturação foi necessário destruir um dos bairros mais carismáticos da cidade (com destruição de torres medievais, igrejas, alguns palácios, assim como lojas e residências de artesãos).

Veja o nosso roteiro por Florença no 1º dia

A atmosfera que rodeia esta praça, composta pelo seu arco triunfal, os emblemáticos cafés, a escultura da deusa romana da Abundância e ainda o carrossel que ocupa a parte central da praça é absolutamente incrível. Despertando especial atenção nas crianças devido ao belo carrossel, que é há anos o símbolo desta praça, assim como uma maquete, em bronze, do centro histórico.

Assim é fácil perceber que a Praça da República é o ponto de partida perfeito para o seu roteiro em Florença com crianças.

Florença com crianças
Carrossel na Piazza della República Imagem de Michelle Raponi por Pixabay

Comprar um brinquedo na Bartolucci

Qualquer criança se deslumbra com uma loja de brinquedos. Então é fácil perceber porque terá que visitar a Bartolucci, marca italiana fundada em 1936. Esta é uma loja familiar de produz brinquedos em madeira, sendo a sua imagem de marca a famosa personagem Pinóquio. Aqui encontrará peças únicas, algumas das quais de coleccionador e que serão o souvenier perfeito da sua viagem com as crianças a Florença.

Florença com crianças
Loja Bartolucci

Leia O que trazer de recordação de uma viagem

Viaje no tempo no Palazzo Vecchio

O Palácio Vecchio é o edifício civil mais importante de Florença, tendo sido construído no século XIII, todo em pedra. Existem vários elementos que se destacam neste bonito edifício. Como por exemplo, o frontispício decorativo em mármore, a Torre de Arnolfo e um conjunto de brasões que representam algumas situações da República de Florença. Sendo este belo conjunto de brasões uma das coisas que mais chama a atenção das crianças.

Florença com crianças
Palazzo Vecchio

Mas não é apenas o exterior que encanta as crianças que visitam o Palazzo Vechio. No seu interior é possível encontrar diversas oficinas interactivas, encontros teatrais e ainda vestir alguns dos trajes do século XVI, enquanto desfrutam de jogos principescos.

Veja o nosso roteiro por Florença no 2º dia

Explore o Museu de Leonardo da Vinci

Explore o Museu de Leonardo da Vinci e descubra as particulariedades deste génio do Renascinmeto. Na exposição inteiramente dedicada a ele encontrará a reconstrução fiel das máquinas que este projectou, tendo como base os seus projectos originais dos Códigos de Da Vinci. Além disso existe uma secção dedicada a várias oficinas interactivas, que o possibilitam de ter uma experiência perceptiva original com uma força cognitiva única.

Quer saber um pouco mais sobre os principais museus de Florença? Não deixe de ler o post do blog Let’s Fly Away, Museus de Florença Itália: os melhores para o seu roteiro de viagem.

Atravesse a famosa Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio, construção do século XII, é um dos símbolos de Florença, sendo igualmente uma das mais famosas pontes do mundo.

Geralmente é um dos locais pelos quais as crianças que visitam Florença se apaixonam. Assim, não pode deixar de passear e se envolver no ambiente fenomenal e fervilhante que aqui se vive. Fazendo-nos esquecer que estamos numa ponte, já que parece mais uma rua repleta de comércio.

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

E se atualmente as lojas são todas joalharias e ourivesarias, nem sempre isso aconteceu. Inicialmente, comercializava-se, nas lojas da Ponte Vecchio, frutas, legumes, peixes, sapatos, entre outros produtos. Mas certa altura, o Grão Duque da Toscana Ferdinando I, ao passear pela ponte achou que não havia brio nas lojas, pairava um mau cheiro no ar e o ambiente era um pouco duvidoso. Assim, decidiu ordenar a limpeza das lojas e a sua atribuição exclusiva a ourives e joalheiros.

Explore o Museu de Galileo

O Museu de Galileo é um belo museu interactivo imperdível para jovens cientistas, tendo imensas propostas educativas e divertidas. É um dos museus de história da ciência mais famosos do mundo e o seu espólio alberga todo o tipo de instrumentos científicos produzidos até ao século XX. Como por exemplo astrolábios, bússulas, compassos, esferas armilares e vários outros instrumentos recolhidos pelos Médici. Além disso possui ainda um espaço inteiramente dedicado a Galileu Galilei.

A tutto Scienza é o programa de actividades destinado a crianças e famílias, onde vão explorando o museu e descobrindo as suas maravilhas, através de experiências lúdicas.

Gastronomia do Mundo…Florença

Descubra as histórias infantis antigas no Museu degli Innocenti

O Spedale degli Innocenti foi o primeiro orfanato na Europa dedicado exclusivamente a crianças, aqui estas eram acolhidas, cuidadas e educadas. Neste belo edifício renascentista, cujo projecto é de Filippo Brunelleschi, encontrará narrado o quotidiano de sessenta crianças. Quando deixavam aqui os seus filhos, os pais deixavam com eles um obejecto que os permitisse identificar, caso mais tarde se voltassem a reunir. Assim, estes pequenos objectos ainda se mantém guardados em pequenas gavetas com o nome a quem pertenciam e toda a sua história está acessível num arquivo digital touch screen para que possamos navegar. Os audio-guias usam uma linguagem acessível para que as crianças que visitem o espaço consigam perceber.

No Museu existe ainda a Bottega dei Ragazzi, um espaço onde são organizadas várias oficinas educativas e criativas para crianças entre os 3 e os 11 anos.

Descansar nos Jardins de Boboli

Os Jardins de Boboli são os jardins do Palazzo Pitti, outrora residência dos Grão Duques da Toscana. Um belo jardim que foi sendo enriquecido tanto pela família Médici como pela família Lorraine até ao século XIX. Este é um espaço ajardinado com cerca de 45 mil metros quadrados, ideal para passar algumas horas de lazer com as suas crianças e que serviu de inspiração a muitos outros jardins reais europeus, nomeadamente os Jardins do Palácio de Versalhes.

Jardim Boboli
Jardins de Boboli ( Imagem de pixabairis por Pixabay)

Desbrave os jardins e visite as misteriosas cavernas por ali espalhadas, em especial a Grotta del Buontalenti assim como as várias esculturas junto à fachada principal do Palácio. Crianças até aos 18 anos têm entrada gratuita.

Leia também Descobrir o Palácio de Versalhes

Como vê existem inúmeras actividades para fazer com crianças na sua visita a Florença. Sendo talvez das cidades europeias mais bem preparadas para receber crianças.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

One thought on “Florença com crianças: top 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.