Atracções Destinos Europa Porto Portugal Roteiros

Tour pelo Porto com a Living Tours

Porto

O Porto é uma das cidades que mais gostamos de visitar. Assim, é fácil perceber que sempre que surge oportunidade lá rumamos nós a norte para conhecer um pouco mais da segunda maior cidade de Portugal.

Há bem pouco tempo recebemos o convite da Living Tours para fazermos um tour pelo Porto com eles. Claro, que não dissemos que não e assim lá fomos nós nesta aventura pela cidade Invicta.

Leia também Gastronomia do Mundo – Porto

A Living Tours

A Living Tours é uma operadora turística, com a sua sede no Porto, há cerca de 18 anos. Nos últimos anos tem se expandido por toda a Península Ibérica, sendo especializada em actividades, excursões e visitas guiadas para todos os gostos e necessidades.

São mais de 2500 actividades em Portugal e Espanha, que lhe permitirão conhecer o melhor destes dois países. Para adquirir a sua experiência, pode faze-lo no site da Living Tours ou então adquirir o seu bilhete na loja física.

MoradaRua Mouzinho da Silveira 352-354, 4050-418 Porto
Contactos+351228320992
Emailbookings@livingtours.com
Informações da loja do Porto

O nosso Tour pelo Porto

De entre as várias opções que nos foram apresentadas, decidimos fazer a Excursão pelo Porto, com prova de vinhos, seguido do cruzeiro das 6 Pontes. Era um tour com cerca de 5 horas, que agradava a todos os membros da família. A mim pela parte histórica dos locais a visitar, ao papá pela prova de vinhos e aos pequenotes pelo passeio de barco.

Leia também O Porto em 3 dias

Fomos então até à loja onde nos foi dado um cartão com uma cor e foi-nos dito que identificaríamos o nosso guia pela cor do cartão. Ou seja, cada excursão é identificada com uma cor e todos os participantes desse tour assim como o seu guia possuem um cartão com essa cor para ser mais fácil se organizarem. Até porque como há várias excursões a sair ao mesmo tempo, esta é uma forma fácil de organizar as pessoas. A Living Tours oferece ainda a opção de serem apanhados no hotel, se este se localizar no centro do Porto.

Tour pelo Porto

O nosso passeio pelo Porto iniciou-se pela Estação de São Bento, onde o nosso guia Carlos, nos falou um pouco sobre esta bonita estação e a sua história.

A Estação de São Bento é por si só uma magnífica obra-prima da arquitectura do ferro mas é o seu átrio principal que se destaca. As paredes do átrio principal estão cobertas por cerca de 20000 azulejos, da autoria de Jorge Colaço. Estas pinturas retratam alguns do momentos mais importantes da História de Portugal, passados no norte do país, assim como alguns dos usos e costumes da população nortenha.

Terreiro da Sé

Leia também a Rota das Catedrais em Portugal

Seguimos depois em direção ao Terreiro da Sé, onde soubemos um pouco mais sobre a história da Sé Catedral de Porto assim como dos vários edifícios ao redor. A Sé Catedral é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal. A sua construção remonta à primeira metade do século XII, mas o edifício inicial, em estilo românico, sofreu várias alterações ao longo dos séculos. Junto à Sé temos a Casa do Cabido, um elegante edifício, que personifica o poder que a igreja exerceu ao longo dos séculos. Mas também o Paço Episcopal, um magnifico edifício barroco, construído no final do século XVIII.

Tour pelo Porto
Terreiro da Sé

Dica de alojamento no Porto: Belmont6 Apartments

Outros destaques da cidade

Depois apanhámos o autocarro da Livingtours e fomos explorar alguns dos locais mais importantes da cidade do Porto. Passámos pela monumental Avenida dos Aliados, encimada pela belíssima Câmara Municipal e ladeada por vários edifícios Art Noveau assim como Art Deco. O nome desta praça provém da aliança feita entre Portugal e Inglaterra, durante o século XIV. Passámos também pelas Praças Dom João I e Filipa de Lencastre, que se localizam nos lados opostos da Avenida dos Aliados. Onde mais uma vez é homenageada a aliança feita entre Portugal e Inglaterra, com a celebração do casamentos destes.

Tour pelo Porto
Avenida dos Aliados

Pelo caminho passámos pelo famoso Mercado do Bolhão, construído durante a I Guerra Mundial, mas que se encontra em obras de requalificação.

Veja o nosso Roteiro Gastronómico pelo Porto

Seguimos em direção à Torre dos Clérigos, uma torre sineira barroca, que integra a Igreja dos Clérigos. Construída entre 1754 e 1763, é um dos ex-libris da cidade do Porto. Bem próximo, vimos também a antiga Cadeia da Relação, onde em tempos esteve cativo o famoso escritor português Camilo Castelo Branco. Foi ali que escreveu a sua maior e mais famosa obra Amor de Perdição. Atualmente, é onde está sediado o Centro Português de Fotografia.

Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos

Quase a terminar chegámos à Praça Gomes Teixeira e à sua famosa Fonte dos Leões. Esta magnífica fonte foi mandada construir fora de Portugal, pela Companhia das Águas do Porto, em 1882. Nas imediações da Praça, encontramos as famosas Igreja do Carmo e a Igreja das Carmelitas.

Prova de Vinhos

Após o passeio de autocarro pelos principais pontos turísticos da cidade do Porto, seguimos em direcção a Vila Nova de Gaia e às caves do Vinho do Porto.

A Real Companhia Velha é a mais antiga empresa de Vinho do Porto. Foi fundada em 1756 por Alvará Régio de Dom José I, Rei de Portugal sob a supervisão do seu Primeiro Ministro, Marquês de Pombal. A Companhia é proprietária de 5 quintas no Alto Douro Vinhateiro, possuindo mais de 557 ha de vinha própria.

Veja a nossa visita à Quinta da Covela

As suas seculares caves, localizadas em Vila Nova de Gaia, guardam uma ampla selecção de Vinhos do Porto. É aqui que o Vinho do Porto, quando feito, inicia o seu estágio, ganhando estrutura e complexidade, nos tuneis, pipas e balseiros. Isto é, é nestas caves que o Vinho do Porto repousa em cascos de madeira nobre, a uma temperatura adequada para manter os padrões de qualidade.

Real Companhia Velha

O tour guiado pelas Caves inicia-se com a apresentação de um pequeno vídeo, explicando um pouco da história da Real Companhia Velha e do processo de produção do Vinho do Porto.

Segue-se uma visita guiada à principal adega, onde o guia explica um pouco mais sobre a forma como é feito o estágio do Vinho do Porto e as diferenças entre os diferentes tipos de Vinhos do Porto. Como por exemplo, o porquê de uns serem mais secos do que outros e as diferenças entre um tawny e um ruby. Por fim, a visita termina com uma prova de diferentes tipos de Vinho do Porto.

Cruzeiro das 6 Pontes

Para terminar o nosso Tour pelo Porto fomos até ao Cais da Ribeira apanhar o barco da companhia Douro Acima, para fazer o nosso cruzeiro das 6 Pontes. Isto é, a bordo de um barco rabelo navegámos pelas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia, enquanto fomos apreciando as belas paisagens e admirando as 6 pontes do Rio Douro. O cruzeiro tem aproximadamente 50 minutos, onde vamos vendo algumas das mais belas paisagens da cidade de Porto e de Vila Nova de Gaia. Ao longo do passeio vamos observando as incontornáveis pontes da Arrábida, do Freixo, a Luís I, do Infante, a Maria Pia e a São João.

Cruzeiro das 6 Pontes
Cruzeiro das 6 Pontes

Terminou assim o nosso Tour pelo Porto com a Living Tours, tendo sido de facto um passeio agradável e a repetir.

A nossa experiência

A nossa experiência com a Living Tour foi a melhor possível. O nosso guia era extremamente simpático e mostrava ter amplos conhecimentos sobre os locais por nós visitados. Ao mesmo tempo que tentava que os vários integrantes do grupo se sentissem incluídos e participassem activamente durante o passeio.

Além disso, o autocarro utilizado pela empresa, era extremamente confortável e asseada e o próprio motorista era super simpático. Tiveram ainda o cuidado de ter cadeiras adequadas aos diferentes tipos de idades das crianças que participavam no tour.

Sem dúvida que a Living Tour é uma empresa que recomendamos a todos que queiram fazer um tour pelo Porto ou por outra qualquer cidade na Península Ibérica. E com a qual esperamos voltar a trabalhar em breve.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

8 thoughts on “Tour pelo Porto com a Living Tours
  1. Estive em Portugal (e Porto também) uns 20 anos atrás – precisando voltar urgentemente! kkkk lembro bastante da Estação São Bento e de experimentar vinho do Porto em algum local ali na beira do rio, mas não lembro mais quase nada sobre a cidade…

  2. Adorei essa dica de tour para fazer no Porto!! Vou para lá na próxima semana e ainda estou em dúvida sobre como vai ser meu roteiro, mas seu blog tem me ajudado muito! Obrigada por compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.