Hoje o artigo é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que visito. Desta vez, falaremos sobre a gastronomia do mundo em Pisa.
Antes de mais nada, se tiver curiosidade em saber um pouco mais sobre o nosso passeio em Pisa, leia o post Roteiro em Pisa – 6º dia.
A Itália encontra-se dividida em várias regiões, assim, cada região tem os seus próprios costumes, cultura, dialecto e claro, a sua culinária. Quando se pensa na gastronomia de Itália o prato que nos vem lago à cabeça é a pizza, contudo existem inúmeros pratos que fazem da culinária italiana uma das mais deliciosas do mundo.
Gastronomia do mundo em Pisa
A gastronomia de Pisa, tal como a gastronomia da Toscana caracteriza-se por ser uma cozinha simples mas rica em sabores. A comida da Toscana teve origem na cozinha dos camponeses, como tal baseia-se no reaproveitamento dos seus ingredientes e pratos já preparados. E mesmo com o passar do tempo, os pratos típicos da cucina povera (cozinha pobre) são os mais apreciados de toda a Toscana.
O prato de hoje é o Bordatino alla Pisana, uma sopa feita com farinha de milho amarela, feijão e couve preta. E tal como o nome indica, bordatino, esta sopa era preparada a bordo dos barcos que andavam a pescar ao longo da costa de Tirreno, Livorno e Grosseto. Uma vez que, os seus ingredientes eram facilmente armazenados, nos navios, sendo sempre acompanhada de um belo peixe acabado de pescar. Isto, mostra-nos a capacidade da população em adaptar um prato às suas necessidades, com base nos produtos disponíveis.
Existem outras versões desta sopa, mas a versão de Pisa, surge como a versão vegetariana e mais semelhante ao que nós portugueses conhecemos como sopa.
Confecção
Coloque o caldo do cozimento do feijão ao lume até ferver. Enquanto isso refogue um pouco de cenoura, aipo, cebola, alho e salsa. Assim que refogar junte o molho de tomate. De seguida, passe o refogado com uma varinha e adicione o caldo do feijão. Junte a couve preta picada e cozinhe por cerca de 15 minutos. Tempere com sal.
Adicione a farinha de milho amarelo, mexendo sempre. Deixe cozinhar por cerca de uma hora. Tempere com azeite e sirva.
Como vê é um prato de fácil confecção e bem delicioso e dependendo do seu paladar pode sempre aromatizá-la com diferentes ervas aromáticas. Caso queira saber as quantidades exactas veja o blog Bottegheria
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Ah que delícia essa dica de Gastronomia do Mundo, de Pisa vou tentar executar essa receita do Bordatino alla Pisana.
Amei seu post de gastronomia do mundo falando de Pisa. A gastronomia italiana é mesmo demais e a minha preferida com certeza (rs)