Destinos Europa Gastronomia Itália

Gastronomia do Mundo…Pisa

Catedral

Hoje o artigo é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que visito. Desta vez, falaremos sobre a gastronomia do mundo em Pisa.

Antes de mais nada, se tiver curiosidade em saber um pouco mais sobre o nosso passeio em Pisa, leia o post Roteiro em Pisa – 6º dia.

A Itália encontra-se dividida em várias regiões, assim, cada região tem os seus próprios costumes, cultura, dialecto e claro, a sua culinária. Quando se pensa na gastronomia de Itália o prato que nos vem lago à cabeça é a pizza, contudo existem inúmeros pratos que fazem da culinária italiana uma das mais deliciosas do mundo.

Gastronomia do mundo em Pisa

A gastronomia de Pisa, tal como a gastronomia da Toscana caracteriza-se por ser uma cozinha simples mas rica em sabores. A comida da Toscana teve origem na cozinha dos camponeses, como tal baseia-se no reaproveitamento dos seus ingredientes e pratos já preparados. E mesmo com o passar do tempo, os pratos típicos da cucina povera (cozinha pobre) são os mais apreciados de toda a Toscana.

O prato de hoje é o Bordatino alla Pisana, uma sopa feita com farinha de milho amarela, feijão e couve preta. E tal como o nome indica, bordatino, esta sopa era preparada a bordo dos barcos que andavam a pescar ao longo da costa de Tirreno, Livorno e Grosseto. Uma vez que, os seus ingredientes eram facilmente armazenados, nos navios, sendo sempre acompanhada de um belo peixe acabado de pescar. Isto, mostra-nos a capacidade da população em adaptar um prato às suas necessidades, com base nos produtos disponíveis.

Gastronomia do mundo em Pisa
Bordantino alla Pisana ( Foto – Bottegheria )

Existem outras versões desta sopa, mas a versão de Pisa, surge como a versão vegetariana e mais semelhante ao que nós portugueses conhecemos como sopa.

Confecção

Coloque o caldo do cozimento do feijão ao lume até ferver. Enquanto isso refogue um pouco de cenoura, aipo, cebola, alho e salsa. Assim que refogar junte o molho de tomate. De seguida, passe o refogado com uma varinha e adicione o caldo do feijão. Junte a couve preta picada e cozinhe por cerca de 15 minutos. Tempere com sal.

Adicione a farinha de milho amarelo, mexendo sempre. Deixe cozinhar por cerca de uma hora. Tempere com azeite e sirva.

Como vê é um prato de fácil confecção e bem delicioso e dependendo do seu paladar pode sempre aromatizá-la com diferentes ervas aromáticas. Caso queira saber as quantidades exactas veja o blog Bottegheria

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Pisa, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

2 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Pisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.