América Destinos

Boston, a cidade histórica dos EUA

Boston

Boston é a cidade onde nasci, como tal tem um lugar especial no meu coração. Localizada no Estado de Massachusetts, Boston é um dos mais importantes centros educacionais dos Estados Unidos, com inúmeras escolas e Universidades de referência mundial. Mas também é uma cidade histórica e bem antiga, com um papel muito importante na história dos Estados Unidos.

Foi cenário de eventos importantes como a Revolução Americana, o Massacre de Boston, o Boston Tea Party, a Batalha de Bunker Hill, assim como o cerco de Boston, que ajudaram a conseguir a independência dos EUA.

Boston

A cidade é também o centro financeiro, comercial e universitário da área conhecida como Nova Inglaterra. Esta engloba seis estados dos EUA, são eles Connecticut, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont.

Mas ao visitar Boston não pense que apenas encontrará uma cidade antiga e repleta de história. Aqui encontrará igualmente, uma cidade moderna repleta de galerias e lojas totalmente envidraçadas, restaurantes contemporâneos badalados e novas escolas de alta tecnologia. Como vê Boston é uma cidade bem eclética.

Se estiver pelos EUA e tiver interesse em conhecer outras cidades do país, nomeadamente Nova York não deixe de ler o post Roteiro de 8 dias em Nova York – a frenética metrópole, do blog Turismo de Primeira.

História de Boston

Fundada em 1630, por ingleses recém chegados aos Estados Unidos, era conhecida como Trimountaine. Contudo, os ingleses que começaram a habitaram a pequena vila, vinham de um cidade inglesa chamada de Boston e foi decidido que a localidade passar-se-ia então a chamar de “The Town of Boston”. Com a chegada de cada vez mais imigrantes, p local começou a tornar-se uma pequena cidade, que depressa passou a ser o centro cultural e económico das colónias britânicas na América do Norte.

Com o passar dos anos a população de Boston cresceu drasticamente, ao mesmo tempo que a composição étnica da cidade também mudou. E a cidade passou a ser habitada por irlandeses, alemães, libaneses, russos, italianos, entre tantos outros. Com a vinda dos imigrantes, principalmente os irlandeses e italianos veio também o catolicismo romano.

Boston

Foi no início do século XX, que a maior parte dos edifícios mais importantes foram construídos, mas foi também nessa altura que a cidade entrou em declínio, quando as fábricas existentes começaram a ficar velhas e obsoletas e várias empresas acabaram por se mudar para outros locais.

Já no final do século a cidade começou a prosperar e com a entrada no século XXI acabou por se tornar um importante centro intelectual, tecnológico e político.

Onde ficar em Boston

Como Boston é uma cidade muito procurada por estudantes assim como por turistas esta possui uma grande panóplia de opçoes hoteleiras, que agradarão a todos os gostos e bolsos.

Um dos bairros mais indicados para se hospedar quando visitar Boston é o North End, um bonito bairro italiano. Neste, que é um dos bairros mais antigos da cidade, encontrará uma grande quantidade de imigrantes italianos, bem como um grande número de restaurantes deste país. É um dos melhores bairros da cidade para se alojar, uma vez que se localiza perto das principais atrações históricas de Boston. Assim, se for o tipo de turista que procura conhecer a história da cidade, tem que ficar alojado em North End.

North End

Contudo, se preferir um bairro mais calmo e residencial pode optar por ficar em South End. Sendo este o bairro ideal para os amantes da boa gastronomia. Pois, aqui encontrará os melhores restaurantes da cidade e ainda ficará próxima de Back Bay. Como não possui um grande número de atrações acaba por ser um bairro menos óbvio para se alojar, mas ideal para os que gostam de viver mais a cultura da cidade.

Depois se for um turista que se pode dar ao luxo ficar hospedado em qualquer lugar, opte por Back Bay. Aqui as opções são mais caras do que no resto da cidade, pois literalmente é onde tudo se passa. É onde se encontram os principais pontos turísticos e onde estão os prédios mais bonitos da cidade. Tem diversas opções de restaurantes, lojas e eventos.

Bairros de Boston

Conhecida como a “cidade dos bairros”, pela profusão de diversas subsecções, possui oficialmente 21 bairros, alguns deles bem famosos e onde estão a maioria das atracções turísticas.

Um dos mais famosos bairros da cidade é o Bairro de Back Bay. Este é o mais charmoso bairro de Boston, conhecido como o Soho de Boston, onde se destacam os edifícios de estilo vitoriano. Aproveite por caminhar na margem do Rio Charles, na Commonwealth Avenue Mall, um estilo de avenida francesa projectado por Arthur Gilman, em 1856.

Neste bairro encontrará também a Copley Square. Uma praça, dedicada ao pintor John Singleton Copley, onde se encontram algumas instituições culturais. Como por exemplo, a Old South Church, de estilo neogótico, a Trinity Church, a Biblioteca Pública, entre outros.

Ainda em Back Bay não deixe de caminhar pela Newbury Street, uma bonita avenida, ideal para quem gosta de compras e de beber um café, num belíssimo edifício histórico, do séc. XIX. O Jardim Público de Boston, localiza-se no final da avenida.

Outro bairro famoso da cidade é o bairro de Fenway, essencialmente conhecido pelo Fenway Park mas que possui outras atrações dignas de visita. Como por exemplo, a Christian Science Plaza, que é um dos locais bem populares da cidade. A praça comporta um espelho de água, uma fonte infantil e seis belos edifícios, um dos quais é a primeira Igreja Científica de Cristo.

Boston - Christian Science Square

Quem visita Boston tem que visitar Waterfront, a orla marítima de Boston, e passear no Boston Harborwalk ou ir andar de carrosel no Rose Fritzgerald Greenway.

Arredores de Boston

Ir a Roma e não ver o Papá é igual a ir a Boston e não visitar a Universidade de Havard e o MIT. Pois, estas duas das mais importantes universidades do mundo, localizam-se na área metropolitana de Boston, mais propriamente em Cambridge.

Boston - MIT

Se for a Cambridge, não deixe de ir a Havard Square e a Central Square. Na primeira encontrará a Havard School e o Havard Yard, paragem obrigatória para ver a estátua do John Harvard, mas encontrará também várias livrarias magníficas. Na segunda encontrará uma azáfama sem igual, com dezenas de lojas para todos os gostos e fins.

Jardins de Boston

Uma das principais atrações da cidade é o famoso Colar Esmeralda de Boston. Este consiste numa cadeia de cerca de 1100 acres, distribuídos por nove parque interligados entre si, numa extensão de cerca de 11 km. A função era ligar o Boston Common e o Jardim Público (que já existiam) ao Franklim Park. Frederick Law Olmsted foi quem projectou este sistema, de modo a resolver problemas dos esgotos sanitários e industriais e ao mesmo tempo idealizou um parque comum onde a população conseguisse ir relaxar da vida agitada da cidade.

Juntamente com o Boston Common ( que falerei no post dedicado ao Freedom Trail) temos o Public Garden, que foi o primeiro jardim botânico público dos EUA. Criado em 1837, era um jardim decorativo e florido, com caminhos sinuosos. Este sofreu alterações na Era Vitoriana, que trouxeram cerca de 80 espécies diferentes de plantas e flores, criadas através de técnicas de hibridação e propagação. Aproveite para passear no lago, nas famosas gaivotas, enquanto admira as bonitas e incomuns plantas.

Boston - Jardim Público de Boston

Se tiver oportunidade, não deixe também de assistir um jogo de baseball no Fenway Park, que é o estádio mais antigo da Major League de baseball dos EUA, bem como a casa dos Red Sox.

De entre os nove belíssimos parques da cidade, outro que se destaca é o Franklin Park, conhecido como o parque rural de Boston. Este foi criado na década de 1890 e como está localizado no centro geográfico da cidade, servia para conectar os diferentes bairros da região. É o maior espaço aberto da cidade, sendo adorado por locais e turistas.

Principais Museus de Boston

Boston possui inúmeros museus, que agradam a vários tipos de público, sendo uns mais conhecidos do que outros. Na nossa perspectiva destacam-se os seguintes:

O Museum of Science, que oferece um dos melhores passeios na cidade. Este belo museu interactivo é um museu de ciências e zoologia, localizado no Science Park. Ali encontrará mais de 700 exposições interactivas, bem como uma série de apresentações ao vivo. Este belo museu surgiu como o Museu da História Natural de Boston, em 1830, mas mais tarde, 1939 acabou mudando de nome.

Outro museu que se destaca é o Museum of FineArts, um dos 5 maiores museus dos EUA. O Museu das Bekas Artes possui acervo com mais de 450 mil peças, que vão desde pinturas, escultura, fotografia e vídeo. Abrange todas as correntes artísticas mas de forma bem leve. Foi criado em 1870 e atualmente a coleção que mais se destaca é a exposição de pintura e escultura europeia e onde se podem ver obras de artistas como Rembrandt, Millet e até Van Gogh. Mas existem outras exposições que se destacam, como por exemplo a Colecção do Extremo Oriente ou a Colecção Egipcía. Mas no Museu de Belas Artes também salta à vista a sua extensa coleção de arte decorativa, que engloba mobílias, cerâmica e vidrarias.

Já o Institute of Contemporany Art, localizado em South Boston, na orla marítima da cidade, é por si só uma atração. O seu edifício é todo em vidro, contrastando com os edifícios de tijolos da cidade. O museu abriga obras contemporâneas de cerca de 65 anos. Foi fundado em 1963 como Museu da Arte Moderna em Boston, cuja missão era expor peças de arte contemporânea. Mudou para o atual edifício apenas em 2006.

Instituto de Arte Contemporânea

Outros Museus de Boston

O Isabella Stewart Gardner Museum, localizado na casa de estilo veneziano, abriga o legada desta mulher vibrante e patrona das artes. O seu acervo engloba arte contemporânea, histórica e música. Entre pinturas, esculturas, tapeçarias, móveis, manuscritos, livros e afins.

Temos também o Dreams of Freedom Museum, um bonito museu que retrata a importância dos emigrantes no passado e presente de Boston. Aqui encontrará manequins realistas, ambientes virtuais bem como artefactos tradicionais, que o guiam numa viagem pelo passado da cidade. Ao entrar no museu recebrá um passaporte, que será carimbado ao longo da visita, num suposto processo de imigração.

Já o Boston Children Museum, é um museu infantil dedicado à educação das crianças. É o segundo museu infantil mais antigo dos EUA e possui inúmeras atividades para divertir, bem como educar as crianças que visitam o local.

Outro local que não poderíamos deixar de mencionar é o Boston Public Library, a biblioteca pública dos EUA. Esta é uma das bibliotecas mais bonitas do país, assim como uma das com maior acervo. Construída em 1895, num belo edifício de estilo neo-renascentista, possui cerca de 23 milhões de itens

Biblioteca Pública de Boston

Atrações de Boston

Ao visitar Boston é obrigatório percorrer a Freedom Trail, principal atracção turística da cidade. Este é um roteiro de cerca de 4 quilómetros com os principais pontos de interesse na luta pela independência da dos Estados Unidos da América. São 16 atrações, que passam por cemitérios, igrejas, um campo de batalha e um estaleiro, na sua maioria gratuitos. A trilha inicia-se no quiosque de informações do Boston Common, principal parque da cidade e termina no USS Constitution.

Leia também Freedom Trail, o percurso histórico em Boston

Freedom trail

Deve também subir ao Observatório Skywalk, no topo da Prudential Tower. No cimo deste edifício de 52 andares, encontra-se o Observatório Skywalk, que oferece uma magnífica paisagem sobre a cidade. Aqui conseguirá observar todas as atrações de Boston, mas não se preocupe se não as conseguir identificar, pois o Skywalk fornece guias audiovisuais para que consiga identificar os pontos turísticos, bem como lhe dá um resumo da história da cidade.

Outra das principais atrações de Boston é o New England Aquarium, localizado no porto de Boston, foi criado em 1969, possuindo uma área de quase 7000 metros quadrados. Uma das grande atrações do aquário de Boston é aquário gigante, localizado no centro do edifício e onde as pessoas vão circulando à volta através de uma rampa até ao topo.

Edifícios religiosos em Boston

A nível religioso não pode deixar de visitar Trinity Church. Este magnífico complexo religioso, erguido entre 1872 e 1877, foi projectado por Henry Hobson Richardson. E com ele surgiu o famoso estilo arquitectónico românico Richardsion, caracterizado por um telhado de barro, policromia, pedra bruta bem como torres maciças.

Trinity Church

Assim como a The First Church of Christ Scientist, que é a igreja mãe da igreja da ciência cristã. Projectada em 1894 por Franklin Welch, foi sendo ampliada ao longo dos anos. Inicialmente era constituída apenas pela Igreja Matriz, seguindo-se a sua extensão com uma magnífica cúpula, mas num estilo arquitectónico diferente e que acaba por chamar mais a atenção do que o edifício original.

Mas também pode visitar a Church of Covenant, uma igreja prebisteriana de estilo neogótico. Foi construída entre 1865 e 1867 e possui um bonito campanário com cerca de 73 metros de altura. Esta bela igreja serviu como cenário à cena de abertura do filme Boondock Saints.

Gastronomia de Boston

A gastronomia de Boston é extremamente rica devido à influência dos diferentes imigrantes que foram habitando a cidade. O que resultou numa combinação de pratos típicos de diferentes países, assim como em magníficos pratos de frutos do mar.

De entre todos os pratos típicos da região destacamos o Lobster Roll, uma sandes de pão de cachorro recheada com uma mistura de lagosta, maionese e limão e o Clam Chowder, um ensopado de ameijoas, feito com batatas, cebolas e natas.

Leia o nosso post Gastronomia do Mundo…Boston

A nível de doces temos o Boston Cream Pie, uma sobremesa criada em 1856. É um bolo recheado com creme de confeiteiro e coberto com uma ganache de chocolate.

Como se locomover em Boston

A cidade não oferece muitas opções para se locomover, mas como é uma cidade pequena, a verdade é que esse não é um problema. A melhor forma de se locomover em Boston é utilizando a rede de metro, a mais antiga dos USA. Este funciona entre as 5h30 da manhã e a 00h30. Pode comprar os bilhetes diariamente ou então optar por adquirir passes, os chamados Charlie Cards, por um dia ou por uma semana. Caso tenha os Charlie Cards, pode utilizar a rede de autocarros de forma gratuita. O autocarro acaba por se tornar mais confuso do que o metro.

Como vê a substimada cidade de Boston tem muito a oferecer. Desde a Revoluçção Americana até ao local da primeira escola pública, Boston é uma cidade com muitas histórias para contar e que vale muito a pena ser visitada.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Boston, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para assim tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

8 thoughts on “Boston, a cidade histórica dos EUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.