Hoje retomo as publicações no blog com o artigo dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. E o de hoje é sobre a Gastronomia do Mundo em Tunes.
Caso tenham curiosidade em saber m pouco mais sobre as comidas tradicionais de cada ponto do globo não deixem de ver o artigo do blog Mundo Viajante denominado Taste Atlas: o que comer em cada lugar do mundo.
Conteúdo do artigo
Gastronomia tunisin
A gastronomia tunisina é resultado das diversas influências dos povos que por lá passaram, nomeadamente os berberes, andaluzes, persas, turcos, egípcios, franceses bem como gregos e árabes. Esta cozinha é conhecida pela grande utilização de legumes, frutos secos, carne de ovelha, boi, frango, peixe e cuscuz.
Tradicionalmente, na Tunísia, inicia-se a refeição com uma salada de tomate, alface, pepinos e coalhada e um pastel chamado brik (massa envolvida em ovo cozido e legumes).
Gastronomia de Tunes
Em Tunes é comum servir de entrada pão e harissa, uma pasta de pimenta vermelha com alho, cominhos, coentros, alcaravia e azeite. Mas uma das suas entradas mais conhecidas, que também pode ser servida ao pequeno-almoço é a Chakchouka, também conhecida por shakshuka (pronuncia-se xacxuca). Este prato nada mais é do que ovos escalfados, com molho de tomate, cebola.
Leia o nosso post Um dia em…Tunis
Confeção
Para preparar este delicioso prato comece por aquecer o óleo, numa frigideira funda. Misture a paprika e deixe cozinhar, cerca de 10 a 15 segundos. Adicione as cebolas e o alho e deixe refogar até ficarem translúcidas. Junte o tomate e deixe cozinhar por mais de 3/4 minutos. De seguida, adicione os pimentões, a água, o sal e a pimenta e deixe ferver. Reduza o lume, tape a frigideira e deixe cozinhar por 10 minutos.
Use uma colher e forme quatro ligeiros buracos para colocar os ovos. Um por um vá colocando os ovos e deixe cozinhar. Coloque queijo feta por cima e sirva com pão.
Existem algumas variações a este prato, sendo que a principal é a adição de diferentes ervas aromáticas durante a confecção.
Leia também As Termas de Antonino no Sítio Arqueológico de Cartago
Leia o nosso outro artigo sobre Tunes cá no blog.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Nossa, eu adoro seu conteúdo. Próxima viagem será a Tunes, qdo a pandemia deixar. Adorei saber mais. Obrigada por compartilhar
Fico feliz Elizabeth. Tunes é uma cidade encantadora.
Oi
Eu adoro viajar e conhecer a gastronomia do lugar, já quero conhecer Tunes
É um local bem interessante. Acho que vai gostar.
Oi, tudo bem?
Eu fico maravilhada com cada lugar que conheço no seu blog. As comidas típicas parecem ser deliciosas. Espero um dia poder visitar. Seu post ficou ótimo!!!
beijinhos.
cila.
Obrigada Cila. Realmente há pratos que merecem ser partilhados e este é um deles.
Adorei!! Tunisia é um dos lugares que gostaria de conhecer. Esse prato tradicional me deixou com água na boca.
Beijos,
Paloma Viricio
Esses posts sobre comida são uma tentação! E este, especialmente, me deixou babando!
Quero muito experimentar a culinária da Turnísia!