O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. Neste caso em concreto o artigo será Gastronomia do Mundo em Paris.
Conteúdo do artigo
Gastronomia francesa
A gastronomia francesa é uma das cozinhas mais conhecidas do mundo, quer pela sua qualidade e sofisticação, quer pela sua diversidade. Há pratos típicos característicos de cada região do país, sendo a grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces a sua imagem de marca.
A história da gastronomia francesa remonta aos tempos da época medieval, quando o rei D. Luís XIV receou que a culinária internacional arruinasse a culinária local. Como tal, decretou a proibição de consumo de ingredientes e pratos importados. Essa proibição, que se deveu ao facto do grande tráfego de soldados pela Europa e consequente importação de produtos e comidas de outros locais, fez com que a França se tornasse um dos países mais ricos ao nível da gastronomia, uma vez que foi aprimorando e privilegiando os sabores naturais dos alimentos.
Gastronomia parisiense
Inicialmente a culinária parisiense era conhecida por ser uma comida de campo, feita para aconchegar o estômago da população trabalhadora. Começou a sofrer algumas alterações com a chegada de D. Luís XIV e as suas reformas a nível da alimentação. Um dos pratos mais tradicionais da cozinha parisiense é a sopa de cebola, surgiu no período da Revolução Industrial, para alimentar a classe trabalhadora que vinha do campo para trabalhar na indústria e que consistia numa simples sopa gratinada, feita com a cebola inteira caramelizada e finalizada com pão e queijo gruyere. A versão moderna deste prato terá surgido em Paris, durante o séc. XVIII e é uma sopa com caldo de carne e cebola cortada em fatias muito finas e caramelizadas, levando igualmente um pouco de manteiga, vinho branco, tomilho fresco e louro, coberto por uma torrada e queijo Gruyere gratinado.
Caso queira saber um pouco mais sobre Paris, não deixe de ler o nosso roteiro Visitar Paris em 4 dias.
Confecção
Para confeccionar esta sopa comece por aquecer em uma panela 3/4 da cebola, o caldo de carne e as ervas. Deixe ferver, e posteriormente baixe o lume, deixando cozinhar por hora e meia. Reserve. Numa frigideira aqueça parte da manteiga, junte o resto da cebola e uma pitada de sal e deixe refogar. Regue com vinho e mantenha o fogo alto até a cebola ficar macia. Retire do fogo e transfira para a panela com o caldo. Tempere com noz-moscada, o sal e a pimenta. Pré-aqueça o forno a 220º, unte com manteiga as taças individuais e coloque numa travessa. Distribua a sopa entre as taças e coloque por cima uma fatia de pão com manteiga e termine com o queijo. Leve ao forno por 10 minutos. Para ver as quantidades correctas acesse o blog Na cozinha da Helô
Veja as melhores opções de hotéis em Paris
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Muito interessante este post, dizem que a gastronomia parisiense é muito boa mesmo, quem sabe num futuro eu conheça a cidade de Paris, pois quero conhecer mais a parte histórica e cultural dela.
Arthur Clarohttp://www.arthur-claro.blogspot.com
De facto a gastronomia parisiense é maravilhosa assim como a cidade. Vale a pena conhecer.
Nossa, me deu água na boca aqui. Adoro conteúdos sobre Gastronomia do mundo, e esse texto de Paris ficou excelente. Adoro sopa de cebola e vou tentar fazer essa receita. Vou te contar se deu certo depois. Parabéns pelo post, obrigada por compartilhar. beijinhos
Fico a aguardar o feedback. Beijinhos
Adoro post sobre gastronomia dos lugares, mas isso é relativamente recente na minha vida haha
Quando eu era mais nova e tinha ainda menos grana eu não conseguia aproveitar os sabores de cada lugar, mas agora com o passar dos anos isso mudou 😊
Ainda bem Izabela. Porque de facto a experiência só fica completa se entrarmos dentro da cultura dos locais que visitamos e isso engloba a gastronomia.
Uma das coisas que mais gosto nas viagens é provar os sabores locais. Amei que seu post veio até com receitinha que é pra não ficar na vontade!
Eu também Nah mas confesso que sou um pouco esquisita em alguns tipos de sabores 😃
Visitei a europa e adorei a gastronia de Paris. Ná epoca fui jantar e tinha várias opções de quijos e sopas. Achei aquilo um paraiso. Não vejo a hora de voltar.
Os queijos são mesmo maravilhosos mas confesso que gosto mais das sopas portuguesas 😁
Amei conhecer um pouco mais da gastronomia da França. Eu tô doido pra comer uma sopa de cebola como essa, quero logo poder viajar. Eu moro pertinho mas nunca fui pra Paris, um dos meus sonhos. Um abraço!
Vai adorar Paris. A gastronomia também é boa, mas confesso que prefiro a espanhola do que a francesa.
Patrícia que delícia de post! Estou com água na boca com essa sopa, adorei conhecer um pouco da história da gastronomia francesa. Obrigada por compartilhar a receita conosco! 🥰