Croácia Destinos Europa

Ilhas da Dalmácia

Costa Dalmácia - Splitz

Na Costa Dalmácia, existem uma infinidade de ilhas, algumas habitadas outras não. E se algumas são dotadas de todo os tipos de serviços, outras são pequenos espaços naturais, onde podemos usufruir da natureza, do mar e de vistas incríveis. Hoje falaremos de algumas das Ilhas da Dalmácia.
 
 

Norte da Dalmácia

Kornati

Kornati é um esplêndido colar de ilhas (cerca de 90), de um branco-brilhante que contrasta com o profundo azul do Adriático. Foi considerado Parque Nacional desde 1980 e as suas ilhas são pouco povoadas. Aqui podemos explorar diversas atracções:

    • Refúgio nas Ilhas – Poderá alugar uma ilha privada e desfrutar de uma experiência maravilhosa
    • Marisqueiras – No Verão os habitantes locais transformam as suas casas em restaurantes
    • Kornat – É a maior ilha do Parque, possui uma torre de vigia bizantina e uma pequena igreja
    • Katina – Ruínas de uma antiga vila que remonta ao tempo em que estas ilhas serviam de local de férias de romanos abastados
    • Piskera – Outra ilha do Parque, possui a mais desenvolvida Marina das ilhas
    • Vida Selvagem – Estas ilhas são habitadas por mais de 300 espécies de plantas e um número semelhante de animais.
Ilhas da Dalmácia - Kornati
Kornati

Murter

A entrada para o Parque Nacional de Kornati é feito por Murter, uma ilha que se encontra ligada ao continente por uma ponte.

 
 

Pag

Pag é uma Ilha famosa pelo seu queijo de ovelha e pela qualidade da sua carne de cordeiro. É uma ilha bastante árida, sendo o seu terreno bastante parecido com a paisagem lunar. O centro histórico da cidade resulta maioritariamente do trabalho do arquitecto Juraj Dalmatinac.

Ilhas da Dálmacia - Pag
Pag

Pasman

Pasman é uma ilha composta por várias pequenas aldeias piscatórias, possuindo também um mosteiro beneditino. Encontra-se ligado a Ugljan por uma ponte.

Ugljan

É a ilha mais povoada do Adriático, sendo a produtora de um dos melhores azeites do país.

Silba

Esta ilha está coberta por vegetação mediterrânea e ervas aromáticas. Não existem estradas para carros e dificilmente se encontra um hotel. Geralmente, as pessoas alugam casas para ficar.

Conheça 5 localidade fora do Roteiro…Croácia

Privic

É uma ilha ocupada essencialmente por pescadores e agricultores. Esta ilha não tem muito para fazer a não ser relaxar e usufruir da paisagem.

 

Centro da Dalmácia

Bisevo

Nesta ilha fica a famosa Gruta Azul, que oferece um fantástico espectáculo visual de água e  luz.

Hvar

A “Madeira da Croácia”, ilha coberta de alfazema e outras plantas silvestres que faz lembrar a Ilha da Madeira. A cidade de Hvar possui um deslumbrante centro antigo de arquitectura veneziana e com a presença da Catedral de Santo Estevão, edifício renascentista do séc. XVI. 

Ilhas da Dálmacia - Hvar
Hvar

Brac

Esta bonita ilha é conhecida pelo seu mármore e pelas suas encantadoras praias. Aqui se encontra a praia mais famosa da Croácia, Zlatni Rat, praia de seixos que se prolonga numa curva.

 
 

Pakleni

Colar de pequenos ilhéus, são conhecidas como “As ilhas do Inferno” em nada têm a ver com o nome por que são conhecidas. São ilhas simples e encantadoras que oferecem inúmeros locais para desfrutar junto ao mar. 

Scedro

Esta ilha possui algumas praias bastante convidativas, assim como uma villa romana em ruínas, na Baía de Rake, e ainda podemos visitar na Baía de Mostir as ruínas de um Mosteiro Dominicano.

 

Sul da Dalmácia

Lokrum

Reserva natural repleta de árvores e orlada por uma praia oferece um bonito passeio. Aqui pudemos ainda visitar o Museu de História Natural.

 
 
Lokrum
Lokrum

Lopud

A aldeia de Lopud fica no lado noroeste e tem uma vista de Sipan. Os dois montes são conectados por um belo vale, onde uma trilha atravessa a baía chamada Šunj do outro lado da ilha. A baía é quase redonda com uma entrada estreita, totalmente preenchido com areia branca.

Lopud
Lopud

Susac

Ilha extremamente pequena, acessível apenas em barcos particulares. Possui um farol do séc. XIX, que permite observar vistas encantadoras. Este farol foi construído em 1878 com pedra da Dalmácia, sendo possível pernoitar lá.

Badija

Pequena ilha da Dalmácia outrora habitada por monges franciscanos, sendo ainda possível visitar a igreja e o mosteiro.

Palagruza

Esta ilha estende-se até ao limite das águas territoriais da Croácia, sendo o seu acesso feito por barco privado. Nesta ilha é possível visitar o Pakagruza Lighthouse, que tem 90 m de altitude e permite obter uma vista magnífica do Adriático e da própria ilha.

 
Desde de Julho até Setembro as ilhas da Dalmácia, Korcula e Hvar recebem um número muito grande de turistas, o que faz com que os preços aumentem e a tranquilidade diminua. Assim, aconselho a visitar estas ilhas antes ou após esta época.
 
Aconselho vivamente uma visita às adegas e explorações vinícolas locais, existentes em algumas ilhas, uma vez que o vinho é parte primordial da cultura das Ilhas da Dalmácia. Recomendo que prove o maduro Plavac Mali na Zlatan Otok (Ilha Hvar) ou o branco Grk na Pansion Marinka (Ilha de Korcula).

 

Espero que tenham gostado. Caso tenham alguma dúvida não hesitem em contactar.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez que reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é 100% voluntário..

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

3 thoughts on “Ilhas da Dalmácia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.