Croácia Destinos Dicas Europa Praia

5 localidade fora do Roteiro…Croácia

localidades fora do roteiro na Croácia

A Croácia é um dos países mais bonitos que já visitei além de que as suas gentes são de uma simpatia incrível. Sendo um país que fez parte do Império Romano e da República de Veneza possui muitas cidade históricas mas é o seu extenso litoral assim como as suas fantásticas ilhas que a tornam num país muito virado para o turismo. Dado o grande número de localidades maravilhosas existentes neste país decidimos dar-vos a conhecer 5 localidades fora do roteiro na Croácia.

Localidades fora do roteiro na Croácia: Varazdin

Varazdin é uma pequena cidade croata muito pouco virada para o turismo. É conhecida entre os croatas como a “pequena Viena”, pois possui uma beleza arquitectónica única e um ambiente absolutamente encantador. Localizada a apenas 80 km de Zagreb, Varazdin é composta por belos castelos e construções barrocas todos eles em tons pastel.

Venha Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático

Breve história de Varazdin

O nome histórico de Varazdin é Garestin. Esta pequena e bela localidade foi declarada um bairro real livre em 1209, pelo Rei Húngaro André II. E acabou por se tornar um centro económico e militar do norte da Croácia. Como sofria constantes ataques dos otomanos, acabou por ser estruturada defensivamente em torno da antiga fortaleza. Foi casa dos Cavaleiros Hospitalários, que construíram uma igreja e um mosteiro no local. Ao longo dos séculos foi passando pela mão de várias famílias influentes e em meados do século XVIII acabou por se tornar capital de toda a Croácia. Mas um incêndio em 1776 acabou por destruir quase toda a cidade, o que resultou no retorno das instituições administrativas para Zagreb.

localidades fora do roteiro na Croácia
Ruas de Varazdin

O que ver em Varazdin

Varazdin é uma bonita cidade barroca, com uma história incrível, cheia de ruas charmosas de paralelepípedos prontos a serem explorados. Assim, comece por caminhar pelo Centro Histórico de Varazdin e conheça um pouco desta bela cidade croata, cheia de fachadas coloridas e edifícios históricos. Como por exemplo, o Teatro Nacional Croata, construído no final do século XIX.

Vá até à King Tomislav Square e deslumbre-se com a ornamentação da principal praça da cidade. Como por exemplo, a Câmara Municipal de Varazdin, um belo edifício barroco tardio, ou a Catedral de Varazdin, construída pelos jesuítas. Esta é apenas uma das muitas igrejas que poderá visitar na cidade.

Siga para explorar o Stari Grad, o belo castelo da cidade, cuja estrutura de pedra data do século XII. Este local abriga o Museu de Varazdin, cujo acervo engloba coleções de armas, relógios, vidros e cerâmicas, entre várias outras coisas. Se gosta de museus não deixe de visitar o Museu dos Anjos, composto por inúmeros objectos em forma de anjos.

localidades fora do roteiro na Croácia
O Castelo da cidade

Se tiver oportunidade não deixe de passear pelo Cemitério de Varazdin, localizado a 15 minutos do castelo e do centro histórico da cidade. Este é um bonito cemitério repleto de jardins bem cuidados, com magnificas árvores, arbustos floridos e numerosas esculturas. Existente desde o século XVIII, o Cemitério de Varazdin foi considerado um dos mais bonitos da Europa.

Visite também o Palácio Sermage e deslumbre-se com a sua bela fachada em rococó, adornada com painéis em cor de laranja contra um fundo branco. Este abriga um pequeno museu de arte, a conhecida Galeria dos Mestres Antigos e Contemporâneos.

Localidades fora do roteiro na Croácia: Ston

Ston é uma cidade absolutamente encantadora com uma história única e que é um importante centro político, cultural e eclesiástico. É conhecida por se localizar à porta da península de Peljesac, estando rodeada por três mares, protegida por quatro montes e onde se encontra em abundância tanto água doce como salgada.

Breve história sobre Ston

Ston terá sido em tempos um assentamento dos Ilírios mas foi quando o domínio romano criou ali o seu assentamento “Stagnum” que acabou por se originar. No início do século XIV, iniciaram-se as construções das fortificações, que permitiam controlar o acesso à Península de Peljesac. Com o tempo acabou por se tornar um importante ponto da República de Ragusa, cujas muralhas defensivas eram consideradas um feito notável da arquitetura medieval. Foi, até à sua queda, a segunda cidade mais importante da República de Ragusa.

Veja quais os Passeios gratuitos em Dubrovnik

O que visitar em Ston

Comece a sua visita à cidade de Ston com uma caminhada pelas Muralhas de Ston. Conhecidas como “A Grande Muralha da Europa”, estas oferecem uma perspectiva da cidade completamente diferente.

Visite ainda o Forte Kastio, localizado na periferia da cidade, e onde poderá obter uma bela paisagem sobre as famosas Salinas de Ston. Estas são as mais antigas salinas da Europa, implantadas pelos romanos, sendo outra das atrações a não perder em Ston.

De seguida, não deixe de percorrer o magnífico e medieval Centro Histórico de Ston e conheça um pouco mais das principais atrações da cidade. Nomeadamente, praças medievais, fortificações históricas, igrejas e mosteiros únicos. Uma das atrações que não poderá perder é a Catedral de São Brás assim como a Igreja de São Nicolau.

Ston
Catedral de São Brás – (Fonte: By Bernard Gagnon – Own work, CC BY-SA 4.0 )

Quanto a museus não deixe de visitar o Museu Lapadarium, localizado no Palácio do Bispo, onde poderá ficar a conhecer um pouco mais da história de Peljesac.

Por outro lado, se a sua preferência são as praias então vá até à maravilhosa Praia Prapatno, localizada numa bela baía de areia natural.

Localidades fora do roteiro na Croácia: Ilha de Vis

A Ilha de Vis é conhecida como um dos mais belos paraísos selvagens às margens do Mediterrâneo, ficando muitas vezes à sombra da turística Ilha de Hvar. Ali encontrará magníficas praias isoladas de um azul turquesa único, vinhas que produzem alguns dos vinhos mais saborosos da Croácia assim como uma gastronomia deliciosa.

localidades fora do roteiro na Croácia
Porto de Vis

Breve História da Ilha de Vis

Acredita-se que a Ilha de Vis foi habitada pela primeira vez no período neolítico. Mais tarde, foi lar dos ilírios e dos gregos. Já no século X, as tribos eslavas chegaram à ilha mas esta foi vendida aos venezianos tal como aconteceu com várias outras localidades da antiga Dalmácia. No século XVIII passou para o domínio austríaco e acabou por se tornar parte da Jugoslávia, tornando-se uma importante base militar jugoslava. Assim, até 1989, qualquer visitante estava proibido de entrar na ilha, o que fez com que esta tivesse uma paragem no seu desenvolvimento assim como no crescimento da sua população.

Conheça as Ilhas da Dalmácia

O que visitar na Ilha de Vis

Ao visitar a Ilha de Vis prepare-se para se encantar por este verdadeiro tesouro da natureza. Para onde quer que vá estará rodeado de paisagens e locais únicos que o deixarão encantado.

Comece por visitar as duas cidades que existem na ilha, Vis e Komisa. A primeira é a cidade mais antiga da Dalmácia e a segunda uma bela localidade de pescadores. Visite também algumas das áreas militares secretas, nomeadamente um hangar de um ex-submarino militar jugoslavo, existente na ilha.

Bem próximo encontrará a magnífica Praia de Rogagic, que possui uma água turquesa vibrante única e onde não poderá deixar de dar um belo mergulho. E várias outras são as praias que não pode deixar de visitar. Como por exemplo, a belíssima Praia de Stiniva, conhecida pelos seus paredões de pedra e água extremamente clara. Um lugar de tirar o folêgo. Outra praia a não perder é a Praia de Srebrna, situada na pequena vila de pescadores de Rukavac. Visite também a Baía de Mala Travna, uma das mais subestimadas praias da Ilha de Vis, mas que merece a sua visita.

Praia de Stiniva
Praia de Stiniva

Conhecida pelos seus magníficos vinhos, Vugava e Plavac, terá também de visitar uma das vinhas magníficas que encontrará na ilha.

Outra atração famosa a não perder é a Caverna Verde, banhada por águas límpidas verde esmeralda. Mas o mais famoso cartão postal da Ilha de Vis é a estonteante Caverna Azul. Esta magnífica atração natural é conhecida pela magnifica cor azul das suas águas, adquirida pela interação com os raios de sol.

Localidades fora do roteiro na Croácia: Riviera Makarska

Conhecida por ter algumas das mais bonitas praias da Europa, a região da Riviera Makarska é uma autêntica jóia da Croácia. Com cerca de 60 quilómetros de praias, a Riviera Makarska é composta por 20 localidades. Apesar de ser um destino popular não está superdesenvolvido para o turismo, sendo um óptimo destino para quem não gosta de muita confusão e gosta de um estilo bem tradicional.

Riviera Makarska
Uma das Praias da Riviera Makarska

Breve história da Riviera Makarska

A região da Riviera Makarska possui uma longa história, com mais de 8000 anos, tendo sido ocupada por inúmeros povos. Ou seja, passou pela mão de romanos, turcos, franceses, venezianos e austríacos. Ao visitar a região perceberá a forte influência que cada um destes povos deixou, tanto através da sua arquitetura como da sua gastronomia. Um dos dados mais importantes da sua história, ocorreu por volta de 1600, quando as mulheres da aldeia de Drvenik resistiram corajosamente contra as forças otomanas.

O que visitar na Riviera Makarska

Ao visitar a Riviera Makarska verá que grande parte das suas atrações são as praias. Assim, aconselhamos que comece a sua visita com um mergulhe na pequena Praia Podrace, considerada uma das praias mais bonitas da Europa. Siga depois até à Praia de Punta Rata, uma bela praia cercada de pinheiros e com um rocha a completar a paisagem. Outra praia a incluir no seu roteiro é a Praia Nugral e assim conheça uma das baías naturais mais belas de toda a Riviera.

Não deixe também de visitar a Montanha de Biokovo, inserida no Parque Natural de Biokovo, que é a montanha mais alta da Dalmácia, estando 1762 metros acima do nível do mar. Siga até ao Parque Florestal de Sveti Petar e deslumbre-se com as belas paisagens sobre a baía de Makarska e com as imponentes montanhas Biokovo.

Montanha de Biokovo
Montanhas de Biokovo

Se gosta de história então não deixe de visitar a cidade de Makarska, uma das cidades mais antigas do Adriático Croata oriental, sendo a principal cidade da Riviera. Outra localidade a não perder é Igrane, uma pequena localidade costeira, que se destaca pela paisagem única, já que foi construída diretamente sob a colina. Por fim, não pode deixar de ir a Baska Voda, uma antiga vila de pescadores com uma excelente gastronomia mas também com praias únicas.

Localidades fora do roteiro na Croácia: Sipan

Sipan é um bela ilha do arquipélago Elafiti, situada ao largo da costa de Dubrovnik. É conhecida por ser uma ilha com uma beleza natural única, uma história rica, uma gastronomia deliciosa assim como um estilo de vida bem descontraído. Sendo o destino ideal para qualquer viajante que goste de praia, boa comida e bebida e alguma cultura.

Descubra a Gastronomia do mundo…Dubrovnik

Breve história de Sipan

Existem vários vestígios na Ilha de Sipan que comprovam que esta era habitada na época romana, nomeadamente restos de uma villa romana. Séculos mais tarde a Ilha de Sipan passou a fazer parte da Ragusa, a República de Dubrovnik. E durante o séculos XV e XVI, várias das famílias nobres de Dubrovnik construíram na ilha as suas residências de verão. Quanto ao nome da ilha de Sipan este surge documentado a primeira vez em 1370, já que anteriormente teria tido outro nome.

O que visitar em Sipan

Sipan é conhecida pelo seu elevado número de igrejas, cerca de 43, algumas das quais serviram de abrigo contra ataques de piratas aos habitantes locais. Como tal, ao visitar a ilha não deixe de conhecer algumas delas. Nomeadamente, a Igreja de Santa Maria, construída no século XIV ou ainda a Igreja de Santo Estevão e a Igreja do Espírito Santo.

Outra das atrações a não perder é o Castelo de Stijepovic Skocibuha, construído no século XVI pela família com o mesmo nome e localizado na cidade de Sipanka Luka. Se desejar conhecer uma das residências de verão localizada na ilha visite o Palácio de Vice Stjepovic-Skocibuha, ou então o Palácio do Reitor, um belo edifício gótico tardio ou as ruínas dos palácios dos arcebispos, construídos para o Bispo de Dubrovnik.

Agora se pretender dar um belo mergulho no mar límpido não hesite em ir até à Praia de Obyan, ideal para os amantes de snorkel. Já a Praia Ladder é a praia mais popular entre os habitantes da ilha, sendo uma praia mais aconchegante. Outra praia a não perder é a Praia Micro, considerada por muitos como a melhor praia de Sipan.

Como vê várias são as opções de localidades fora do roteiro na Croácia que não poderá perder, havendo opções para todo o tipo de viajante. Já conhece algum destes locais?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

2 thoughts on “5 localidade fora do Roteiro…Croácia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.