Croácia Destinos Dicas Europa

Passeios gratuitos em Dubrovnik

Destinos económicos para visitar na Europa

Dubrovnik é uma bonita cidade da Croácia, localizada na costa do Mar Adriático. Conhecida como a “Pérola do Adriático”, é uma cidade famosa pela sua cidade velha medieval, composta por edifícios góticos, renascentistas e barrocos. Ou seja, em Dubrovnik encontrará magníficas igrejas, torres, mosteiros, palácios e fontes nos mais variados estilos arquitectónicos que conferem uma ambiente único à cidade croata. Mas desengane-se se acha que para visitar uma cidade tão espectacular necessita de muito dinheiro. São inúmeros os passeios gratuitos em Dubrovnik, havendo opções para todos os gostos.

Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático

Dubrovnik

Inicialmente conhecida como Ragusa viu o seu nome mudar para Dubrovnik, em 1918, após a queda do Império Austro-Húngaro. Desde cedo se tornou uma das cidades costeiras mais importantes do Mediterrâneo. Durante a Idade Média foi cidade-estado, tendo rivalizado com Veneza quer pela fama, quer pela influência.

Passeios gratuitos em Dubrovnik
A comprar souvniers de Dubrovnik no Porto Velho

Mas nem só de tempos aureos viveu a cidade e em 1808, quando Napoleão teve o controlo da Dalmácia, acabou por perder a independência. Ao longo dos anos acabou por passar pelas mãos de diversos governos. Mais tarde, em 1667 sofreu um forte terramoto, que destruiu praticamente toda a cidade medieval e mais recentemente, em 1991 foi afectada pelos bombardeiros na Guerra da Independência da Croácia. Mas de todas as vezes que foi necessário Dubrovnik renasceu das cinzas tal como uma fénix.

Dada a sua beleza e espetacularidade, acabou por ser declarada Património Mundial da UNESCO, em 1979.

Passeios Gratuitos em Dubrovnik

Se estiver de férias em Dubrovnik perceberá que existe um conjunto de locais a visitar, que lhe permitirão perceber um pouco mais da cultura e história da cidade. Mas não pense que para isso precisará de gastar muito dinheiro. Assim, decidimos dar-lhe a conhecer alguns dos passeios gratuitos em Dubrovnik para que se deslumbre, tal como nós, pelo local.

Suba o Monte Srd

Aventure-se a subir até ao topo do Monte Srd e obtenha uma das paisagens mais bonitas de Dubrovnik, da Costa do Adriático, das montanhas da Bósnia, assim como das inúmeras ilhas que surgem no horizonte. Como por exemplo, a Ilha de Lokrum, na frente e as Ilhas Elafiti, à direita.

Leia também Ilhas da Dalmácia

A caminhada dura cerca de 90 minutos mas quando atinge o topo verá que valeu a pena. Assim, calce uns bons sapatos, hidrate-se e suba até ao Monte Srd.

Passeios gratuitos em Dubrovnik
Cidade Velha de Dubrovnik ao fundo

Explore a costa de Dubrovnik

Para conhecer Dubrovnik não há nada melhor do que caminhar pelas suas Muralhas Medievais, mas se não quiser pagar para caminhar pelas muralhas, aproveite e caminhe ao redor delas.

Ilha de Lokrum
Ilha de Lokrum

As Muralhas de Dubrovnik são a principal atração da cidade e datam do século XIII. Nesta extensão de cerca de 2 km passará por 17 torres, 5 baluartes, 2 fortificações assim como pelo Forte de São João. Claro que ao fazer o percurso por fora das muralhas não terá uma vista tão privilegiada, mas dará para ter uma boa ideia do que a cidade tem para oferecer.

Beba água da Onofrio’s Fountain

O Fonte de Onofrio é uma bonita fonte circular, construída em 1848, pelo arquitecto italiano Onofrio della Cava. A fonte, de água mineral potável, fazia parte da rede de água da cidade, trazendo água do rio Dubrovacka.

Leia também Costa Dalmácia

Ornamentada com 16 máscaras esculpidas na pedra, por onde jorra a água, é um dos locais favoritos dos turistas para tirar fotos e se refrescar. Beba um pouco desta água fresca e usufrua das conquistas dos engenheiros medievais.

Passeios gratuitos em Dubrovnik
A beber água da Fonte de Onofrio

Beba um café na Luza Square

Localizada no fim da Stradun, a Praça Luza é a principal praça de Dubrovnik e o local onde ocorrem as principais festividades da cidade.

Praça Luza
Praça Luza com a Igreja de São Brás ao fundo

Aproveite e beba um café nesta praça, que é o centro de Dubrovnik, enquanto observa as várias jóias arquitectónicas à volta da praça. Como por exemplo, a Torre do Relógio, a Coluna de Rolando, o Palácio do Reitor, o Palácio Sponza, o Igreja de São Brás ou a Catedral de Dubrovnik, entre outros.

Ore na Catedral

A Catedral da Assunção da Virgem Maria é uma imponente catedral barroca, construída no início do século XVII e ligada ao Rei Ricardo Coração de Leão. Foi projectada pelo arquitecto romano Andrea Buffalini para substituir a catedral original.

Passeios gratuitos em Dubrovnik
Catedral de Dubrovnik

Aproveite que a entrada é gratuita e entre na Catedral para orar e apreciar este belo templo, que guarda o tesouro da cidade assim como importantes obras de arte.

Passeie pelo mercado na Gundulic Square

Quer imergir na cultura croata? Então acorde cedo e vá até à Praça Gundulic, localizada a sul da Stradun. A praça é dominada por uma estátua de homenagem ao poeta da cidade Ivan Gundulic. No pedestal é possível ver também vários relevos de bronze, que retratam as cenas do famoso poema de Ivan, Osman.

Durante a manhã a praça é invadida por várias bancas coloridas de frutas, vegetais e objectos artesanais. Deixe-se envolver pelo mercado e a sua atmosfera e mesmo que não compre nada verá que vale muito a pena visitar a praça.

Praça de Gundulic
Azáfama na Praça de Gundulic

Descanse no Gradac Park

Depois de caminhar por Dubrovnik vá até ao Parque Gradac e aproveite para descansar enquanto observa o pôr do sol. Foi criado durante o século XIX para que a população tivesse uma área de lazer na natureza, próximo da cidade.

Localizado a cerca de 10 minutos da Cidade Velha, dali terá belas paisagens sobre o Forte Lovrijenac e o oceano. Além de que estará num dos locais das filmagens de Game of Thrones. Ou seja, o Parque Gradac foi o cenário do casamento do Rei Púrpura, na quarta temporada de GOT.

Forte Lovrijenac
Forte Lovrijenac

Vá ao Porto Velho

Vá até ao Porto Velho de Dubrovnik e deslumbre-se com o cenário, que engloba três largos portões, o cais, onde estão diversas embarcações e ainda o Forte de São João e o Forte de São Lucas.

Passeios gratuitos em Dubrovnik
Porto Velho de Dubrovnik

É um porto animado e cheio de movimento, com diversas coisas a acontecer ao mesmo tempo. É também daqui que parte vários barcos para as diferentes ilhas ao redor de Dubrovnik.

Dê um mergulhe na Banje Beach

A praia de Banje é a praia mais próxima da cidade velha, localizando-se do lado de fora do Portão Ploce. Assim, é fácil perceber porque é uma das praias mais famosas da cidade, sendo frequentada por turistas e locais. Enquanto mergulha nas águas azuis brilhantes do Adriático terá como pano de fundo a cidade velha de Dubrovnik.

A praia abriga ainda uma magnifico restaurante onde se poderá deliciar com os clássicos da Dalmácia. À noite o espaço torna-se uma das casas noturnas mais famosas da cidade.

Gastronomia do mundo…Dubrovnik

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

2 thoughts on “Passeios gratuitos em Dubrovnik

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.