Ler e viajar são dois dos meus hobbies preferidos. Como tal, não podia deixar de procurar livros que falassem sobre esta temática. Os livros de viagem, assim como todos os livros, têm como função nos inspirar. Ao mesmo tempo que nos dão dicas sobre locais a visitar e nos ajudam a conhecer o mundo sem precisarmos sair de casa. O livro pode ter diferentes funções, de acordo com o momento que estamos a viver. Pode ser um óptimo companheiro de viagem, uma forma de viajar sem sair do sítio, assim como uma inspiração para o ajudar a escolher o próximo destino ou até o ajudar a elaborar o seu roteiro.
Os livros de viagens têm a capacidade de despoletar em nós o nosso wanderlust, ou seja a nossa vontade de visitar o mundo. Venha então connosco descobrir livros de viagem para se inspirar.
Conteúdo do artigo
Os meus livros de viagem
Diário das Minhas Viagens
- Editora: Casa das Letras
- Autor: Angelina Jolie
- Páginas: 234
- História: O livro Diário das Minhas Viagens reúne as recordações de viagem de Angelina Jolie à Serra Leoa, à Tanzânia, ao Paquistão, Camboja e ao Equador. Locais onde viveu, trabalhou e se dedicou a todos os refugiados. A Embaixadora da Boa Vontade para o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados decidiu passar para o papel todas as suas experiência boas e más nas suas visitas humanitárias.
Alma de Viajante
- Editora: Cão Menor
- Autor: Filipe Morato Gomes
- Páginas: 205
- História: Editora: Cão Menor
- Autor: Filipe Morato Gomes
- Páginas: 205
- História: Alma de Viajante é o relato de 14 meses de viagem independente que o Filipe Morato Gomes fez à volta do mundo. Neste livro encontramos a junção das várias crónicas que escreveu ao longo dos meses nas páginas do Fugas, o suplemento de viagens do jornal Público.
Viagem ao Tibete
- Título Original: Voyage d’une Parisienne à Lhassa
- Editora: Livraria Civilização Editora
- Autor: Alexandra David-Néel
- Páginas: 250
- História: Este é um diário de viagem da autora Alexandra David-Néel, durante oito meses de peregrinação em regiões pouco exploradas. Para assim conseguir um encontro do nada mais nada menos do que Dalai Lama. Sabendo que este se recusava em dar audiência a mulheres estrangeiras, a autora decide partir em peregrinação, disfarçada de mendiga tibetana.
O Atlas Gastronómico – Uma viagem ao Mundo em 39 cozinhas internacionais
- Título original: The Adible Atlas – Around the World in Thirty-Nine Cuisines
- Editora: Lua de Papel
- Autor: Mina Holland
- Páginas:412
- História: “Quando comemos viajamos”. Este é o mote para o Atlas Gastronómico, que nos fala das mais importantes cozinhas do mundo. Aqui encontrará dicas, histórias, receitas e muito mais de 39 cozinhas internacionais. Para a autora as memórias que surgem primeiro, quando pensa nas viagens que fez, são as memórias referentes às refeições que tomou. Até porque é a comida que tipifica tudo o que é diferente em outra cultura. Ao mesmo tempo que nos proporciona a experiência de viver o que os locais vivem.
Outros livros de viagem que recomendo
Lugares distantes: como viajar pode mudar o mundo
- Título original: Far and Away: Reporting from the Brink of Change
- Editora: Companhia das Letras
- Autor: Andrew Salomon
- Páginas: 560
- História: Em Lugares distante, o autor relata as suas histórias de viagem por sete continentes e 83 países. Mas este livro é mais do que um relato de viagens, é uma análise acutilante aos locais visitados. Não de um ponto de vista turístico, mas em uma perspetiva mais abrangente e completa. Tendo em conta toda a situação económica, política e social, bem como às mudanças dramáticas que estes países enfrentam.
A Estrada dá tudo o que você precisa
- Editora: TAS
- Autor: Mirella Rabelo e Rômulo Wolff
- Páginas: 160
- História: O casal de Youtubers, do canal Travel and Share, contam no seu livro as suas experiências a viver num motorhome, a Gallega, viajando pelo mundo. Ao mesmo tempo dão dicas para quem quer viver um estilo de vida semelhante ao deles. A Estrada dá tudo o que você precisa é um livro de leitura fácil, onde a Mirella e o Rômulo vão alternando as suas vivências com informações precisas de carácter profissional. Assim, surge um livro inspirador, que o incentiva a dar o seu melhor para alcançar os seus sonhos.
O Guia de viajante do Caminho de Santiago
- Editora: Generale
- Autor: Daniel Agrela
- Páginas: 168
- História: Com O Guia de viajante do Caminho de Santiago, o autor pretende preparar o peregrino para o Caminho de Santiago de Compostela, através de um guia prático. Nele pudemos encontrar todas as rotas possíveis, bem como dicas do que levar, onde ficar ou o que fazer. Dividido em 3 partes distintas, o livro traz detalhes de cada etapa da viagem, tendo também em conta o preparo físico e emocional.
Caso pretenda fazer Caminho de Santiago de Compostela, ou apenas queira apenas saber um pouco mais sobre o assunto, não deixe de visitar o blog Viaje Cartesiano, dos nossos queridos parceiros Felipe e Nazeli.
Viagem a Portugal
- Editora: Porto Editora
- Autor: José Saramago
- Páginas: 504
- História: Viagem a Portugal foi escrito pelo prémio Nobel da Literatura, José Saramago. Este livro foi escrito após quase um ano de viagem por Portugal e seus recantos, a convite do Círculo de Leitores. Saramago escreveu este livro enquanto viajante não turista. Assim, o leitor vai descobrindo cidades, vilas, castelos, igrejas, através da escrita diferenciada e bem descritiva deste autor. Várias são as reflexões que vamos encontrando ao longo do livro, como por exemplo, a questão da identidade ou de estilo.
De moto pela América do Sul
- Editora: Sá
- Autor: Ernesto Che Guevara
- Páginas: 192
- História: O autor e um amigo seu fazem um relato da sua viagem de moto de Buenos Aires até à Amazónia Venezuelana, em 1952. Antes de se tornar um mito, Che foi um jovem como qualquer um de nós, cheio de sonhos, como pudemos descobrir ao ler a sua narrativa. Além disso, ao longo do livro vamo-nos apercebendo de várias reflexões sobre vários aspetos da América. Como por exemplo, a miséria dos índios, o espanto de conhecer o mar, entre outros.
Esta é uma temática que lhe interessa? Então não deixe de ler o post do blog Entre Mochilas e Malinhas intitulado “8 autoras contemporâneas que nos fazem viajar“.
1000 lugares para conhecer antes de morrer
- Editora: Sextante
- Autor: Patrícia Schultz
- Páginas: 732
- Histórias: No 1000 lugares para conhecer antes de morrer, a autora dá a conhecer o que de melhor há no planeta para ser visto. Patrícia tem em atenção os diferentes gostos, bem como as diferentes carteiras, sendo bem eclética na sua escolha. Assim, vamos encontrar locais que vão desde reservas ecológicas, ruínas, resorts, catedrais, cruzeiros, entre outros.
Estes são livros essencialmente para adultos, mas também devemos despoletar este gosto quer pelas viagens quer pelos livros nas nossas crianças. Assim recomendo que leia o magnífico post “Livros infantis para quem ama viajar“, do blog Uma Senhora Viagem.
E vocês têm algum livro de viagem para recomendar? Gostaram da nossa seleção de livros de viagem para se inspirar?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Amei suas indicações!!! Alguns dos livros eu conhecia, como o “1000 lugares para conhecer” e o “O Atlas Gastrônomico”. Outros só tinha visto a versão filme, como “De moto pela América do Sul”. Estou super curioso para os outros e já coloquei na listinha!!
Muito obrigado por mencionar a gente sobre o Caminho de Santiago.
Saramago é muito bom. Viagem a Portugal é inspirador!
Adorei a lista de livros sobre viagem. Inspiradora. Vou tentar comprar o Viagem a Portugal de Saramago pois sou apaixonada pelo país. Vou ver se encontro aqui no Brasil. Anotei aqui para ir lendo os demais.