França é um país incrível com óptima gastronomia, cultura ímpar, muita história, praias bonitas e inesquecíveis cidades, que merecem a visita de todos. Assim, hoje decidi trazer-vos algumas cidades fora do roteiro em França, repletas de charme, requinte e beleza.
São inúmeras as atracões turísticas, culturais bem como a beleza natural que encontrará em qualquer uma das cidades francesas. Nesse sentido, decidimos escolher 5 cidades fora do roteiro em França para lhe dar a conhecer o melhor de cada uma.
Conteúdo do artigo
Rocamadour
Rocamadour é um bonito vilarejo medieval do sudoeste de França e um dos lugares mais emblemáticos da Dordogne. Foi considerado Património Mundial da UNESCO e além disso uma das suas particularidades mais incríveis é que foi construída em várias etapas num penhasco. Como resultado, temos a sensação de que os edifícios são parte das rochas calcárias que compõe o penhasco.
Cercada pelo Parque Natural Regional do Causses du Quercy, Rocamadour foi entre os séc. XII e XIV, um santuário importante para os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela. Atualmente, continua a ser um importante ponto de peregrinação, sendo considerada uma cidade sagrada para os cristãos. Como resultado da sua importância para os crentes, foi recebendo a visita de vários ilustres, como reis e imperadores.
Se visitar Rocamadour prepare-se para subir uma escadaria com mais de 220 degraus de modo a alcançar o bonito Santuário composto por várias basílicas e igrejas.
Venha conhecer as melhores opções de hotéis em Rocamadour
Principais atracões
- Rua de Couronnerie – a única rua de Rocamadour, repleta de lojas e edifícios medievais maravilhosos, onde não circulam carros. Está ladeada por bonitos portões fortificados
- Capela de Notre Dame – principal santuário dos peregrinos, alberga a famosa Virgem Negra (pequena imagem de madeira preta), objeto de veneração. Para lá chegar é necessário subir uma enorme escadaria de mais de 200 degraus
- Castelo de Rocamandour – foi construído para defender o santuário e oferece uma das paisagens mais bonitas sobre a cidade sagrada
- Parque Natural Regional de Causses de Quercy – é um bonito parque natural composto por penhascos, cavernas, vales e planaltos de calcário. Assim, é o sítio ideal para os amantes da natureza e de fãs de trilhos
- Igreja de Saint-Sauveur – inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO, esta igreja de estilo românico gótico está intimamente ligada à peregrinação de Santiago de Compostela.
Rocamadour é igualmente conhecida pelo seu famoso queijo de cabra que leva o mesmo nome que a cidade. Segundo dizem é delicioso e caro.
Se gosta deste tipo de conteúdo não deixe de ler o nosso post 5 localidades fora do roteiro…Portugal.
Etretat
Étretat é uma maravilhosa cidade da região da Normandia, onde a natureza é responsável por tornar a cidade única. Conhecida por ser uma aldeia de pescadores, tornou-se uma estância balnear durante o séc. XIX. Uma das curiosidades da cidade é que as suas belas praias de pedras, foram transformadas em campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Étretat é caracterizada pelas suas falésias brancas e paisagens de tirar o fôlego.
Outras das coisas que chama a atenção em Etretat é a sua arquitectura, que mistura influências medieval, russa e flamenca. Assim, com o tempo a cidade tornou-se um refugio para os amantes da natureza e da gastronomia.
Étretat serviu de inspiração a alguns dos pintores impressionistas mais famosos, como por exemplo, Gustave Coubet e Claude Monet, que pintaram inúmeras telas, mostrando a beleza da cidade de vários ângulos.
Venha conhecer as melhores opções de hotéis em Etretat
Principais atracções
- Capela de Notre Dame de la Garde – pequena capela neogótica, localizada no alto da falésia d’Amont. Foi construída em 1854, por um padre jesuíta, sendo dedicada aos marinheiros. A principal particularidade é a sua nave em forma de um casco
- L’Oiseau Blanc – o monumento Pássaro Branco, localizado na falésia d’Amont é uma homenagem ao avião comandado por dois heróis da primeira guerra. Estes tentaram fazer o primeiro voo direto entre Paris e Nova Iorque tendo desaparecido no meio do oceano
- Parc Les Roches – parque localizado na falésia d’Amont é o refúgio ideal para as crianças passarem o seu tempo. Possui piscina e brinquedos insufláveis ao mesmo tempo que permite contemplar uma paisagem de tirar o folego.
- La Vieux Marché- o antigo mercado, localizado na Plache Foch, possui com uma estrutura de madeira em enxaimel maravilhosa e foi construído em 1928. Atualmente abriga lojas de artesanato, produtos locais e ainda lojas de souveniers
- Jardins de Étretat – criados em 1903 pela atriz Madame Thébault, é um jardim coberto por vários jardins formais franceses, com inspirações inglesas e japonesas. Possui ainda dezenas de esculturas, de diversos artistas, espalhadas pelo terreno
- Falésia d’Aval – oferece a paisagem mais bonita de toda a região e lá é possível encontrar a Port d’Aval, o famoso arco impresso em quase todas as fotos da cidade.
- Promenade Perrey – localizado na Praia Galet esta é a avenida junto à praia, cheia de lojas e restaurantes, ideal para dar uma caminhada.
Se gosta deste tipo de conteúdo não deixe de ler o nosso post 5 cidades fora do roteiro…Itália
Se visitar Étretat não deixe de percorrer os trilhos demarcados nas falésias, bem como deliciar-se com aquelas que são as melhores ostras de França. Por certo não ficará desiludido.
Colmar
Colmar é uma cidade da Alsácia fundada no séc. IX, que pertenceu ao império alemão, sendo possível observar a sua influência até aos dias de hoje. Foi tomada pelos suecos, na Guerra dos Trinta Anos, no séc. XVII, durante dois anos. É uma cidade bem pequena e muito acessível de se visitar. Ela atrai inúmeros turistas pelo romantismo dos seus bairros e pela qualidade do seu património arquitectónico, ou seja a cidade é a própria atracção, com casas coloridas, um canal que atravessa o pequeno centro e restaurantes por toda a parte.
Esta charmosa é também cidade conhecida como Little Venice, pois é composta por um canal decorado com flores e bonitas casas de cores vivas. Localiza-se na fronteira com a Alemanha e a Suíça, sendo escolhida essencialmente por casais, para ser visitada. Provavelmente devido a sua atmosfera romântica e aos seus traços da arquitetura germânica.
Leia também: Dez cidades encantadoras
Venha conhecer as melhores opções de hotéis em Colmar
Principais Atracções
- Place de la Cathédrale – localiza-se bem no coração de Colmar e a sua principal atracão é a Igreja Colegiado St. Martin, um exemplar da arquitetura gótica
- Maison Adolph – um dos prédios mais antigos de Colmar, construído em 1350
- Rue des Marchands – rua mais importante de Colmar. É uma rua longa e estreita onde encontrará alguns dos edifícios mais famosos da cidade
- Maison Pfister – construída em 1537, e apesar das suas características medievais é o primeiro exemplo, na cidade, da arquitectura renascentista. Possui o nome da família que a restaurou no séc. XIX. O destaque desta casa vai para as pinturas das fachadas, com passagens bíblicas e entalhes em madeira
- Maison dês Tetes – edifício histórico, do início do séc. XVI, cujas fachadas são decoradas com 106 esculturas de cabeças de animais, demónios e querubins. Atualmente, alberga um hotel e um restaurante
- Musée Unterlinden – localizado num antigo convento dominicano do séc. XIII, este é o mais importante museu de Colmar. O seu acervo é composto por obras medievais e renascentistas, cujo destaque vai para um retábulo de Isenheim, do séc. XVI
- Koifhus – Ancienne Duoane – é a antiga alfandega medieval entre duas das principais ruas medievais. É um bonito edifício com telhas em cerâmica colorida. Atualmente é o edifício publico mais antigo da cidade.
- Little Venice – composta por casinhas em enxaimel que há séculos pertenceram a pescadores. É o cartão postal de Colmar.
Caso queira saber um pouco mais sobre Colmar não deixe de ler o post França – Colmar, do blog Vamos Viajar pra Onde Agora. Nele a Hebe fala da sua própria experiência pela cidade, que parece saída de um conto de fadas.
Colmar é uma cidade muito fotogénica, bem preservada e cheia de história, tendo sido a casa de Fréderic Auguste Bartholdi, o criador da Estátua da Liberdade de Nova Iorque. É igualmente uma das cidades mais importantes da Rota dos Vinhos.
Strasbourg
Strasbourg é uma cidade da região da Alsácia, que faz fronteira entre a França e a Alemanha. É conhecida pela fusão das duas culturas, sendo uma cidade moderna e histórica ao mesmo tempo. Apesar de ser uma antiga cidade medieval está sempre repleta de jovens, ou não fosse ela uma cidade estudantil.
É uma cidade com um magnífico centro histórico protegido pela UNESCO e é sede do Parlamento Europeu. A maior parte das vezes é reconhecida pelos seus famosos Mercados de Natal e ainda pelos seus contrastes. Ou seja, está repleta de monumentos antigos, como a sua Catedral gótica, mas também edifícios contemporâneos, como o do Parlamento Europeu.
Venha conhecer as melhores opções de hotéis em Strasbourg
Principais Atracções
- Grand Île – Strasbourg é constituída por várias ilhas, sendo a Grand Île a mais conhecida de todas e Património Mundial da UNESCO desde 1988. É o local onde ficam localizados alguns dos principais edifícios da cidade
- Palácio Rohan – um palácio em estilo barroco do séc. XVIII. Este serviu de residência dos nobres, cardeais e bispos da família Rohan. Atualmente abriga o Museu Arqueológico, o Museu de Arte de Decoração e o Museu de Finas Artes.
- Maison Kammerzell – considerada a casa mais bonita de Strasbourg, esta foi classificada como Monumento Histórico. Atualmente alberga um restaurante.
- Catedral de Estrasburgo – é uma igreja gótica, que demorou cerca de 400 anos a ser finalizada, sendo a catedral mais antiga do mundo e a 6ª catedral mais alta. Assim, foi considerada uma das maiores construções humanas do planeta
- Place Broglie – esta não é propriamente uma praça mas sim um espaço longo e arborizado, onde ocorre o mais famoso Mercado de Natal de Strasbourg
- Les Ponts Couverts – as pontes cobertas foram construídas como muralhas, no séc. XIII para servirem como posto de vigilância. Estas são um dos cartões postais da cidade
- La petite France – é um bairro, localizado numa ilha, que é uma mistura da arquitetura e cultura francesa com a alemã. É considerada património mundial da UNESCO desde 1988. A ilha é reservada a pedestre e ciclistas.
Se tiver algum tempo para passar na região e for amante de bom vinho, não deixe de fazer a Rota do Vinho de Alsácia. Esta é a mais antiga rota de vinhos da França e engloba mais de 300 vinícolas.
Annecy
Annecy também conhecida como a Veneza dos Alpes é uma das mais charmosas cidades de França, que tem como pano de fundo os Alpes Franceses. Localizada na fronteira com a Suíça e a Itália, Annecy possui uma arquitectura medieval, com casas de pedras, ruelas e pontes sobre os canais que a tornam única. Esta é uma cidade privilegiada dada a sua localização à beira do Lago Annecy.
Venha conhecer as melhores opções de hotéis em Annecy
Principais Atracções
- Palais de l’Isle – antiga prisão medieval localizada numa ilhota do Canal Thiou. Mas que anteriormente terá servido como moradia do Senhor de Annecy e de Sede Administrativa de Genebra. Atualmente alberga o Centro de Interpretação e do Património de Annecy
- La Vieille Ville – a cidade velha é um bairro histórico, repleto de edifícios do séc. XVII, bem conservados
- Pont des amours – diz a lenda que os amantes que se beijarem no meio da ponte vão se unir para a vida toda
- Cathedrale Saint Pierre – templo renascentista do início do séc. XVI
- Igreja Saint-Maurice – construída em 1422, esta igreja de pedra abriga várias pinturas medievais, assim como um orgão do séc.XIX
- Castelo de Annecy – castelo do séc. XII, localizado no alto de uma colina, foi moradia dos Condes de Genebra e dos Duques de Genevois-Nemours. Oferece a melhor vista sobre o lago de Annecy. Atualmente abriga o museu da cidade e o Observatório Regional dos Lagos Alpinos
- Jardins L’Europe – situado nas margens do Lago de Annecy, foi criado em 1863 e abriga mais de 250 árvores e espécies de plantas
- Lago de Annecy – é a maior atracão da cidade, sendo o segundo maior lago natural de França e um dos lagos mais limpos do mundo. A sua formação ocorreu à cerca de 18 mil anos com o derretimento de gelo dos alpes
Quer saber um pouco mais sobre a bonita cidade de Annecy? Não deixe então de ler o post do blog Cantinho de Na, Annecy: o que fazer na Veneza francesa.
O melhor de Annecy é sair sem rumo, atravessando os canais da cidade, sendo um destino ideal para os que gostam de aventura, dada a sua proximidade dos Alpes. Ou seja, no Inverno pode ir fazr ski numa das pistas e no Verão pode optar por percorrer uma das magníficas trilhas.
Se gosta deste tipo de conteúdo não deixe de ler o nosso artigo 5 cidades fora do roteiro…Alemanha.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
A França é muito linda! Adorei as indicações! Conhecemos alguns destes destinos e são maravilhosos! Excelentes indicações!!!