O Museu de Santa Maria de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, surge do espírito colecionista do seu fundador, o benemérito e industrial corticeiro Henrique Amorim. O seu vasto espólio engloba coleções de arte sacra, estatuária portuguesa, Etnografia, Ciência Naturais, esculturas em cortiça assim como arqueologia industrial, que o torna num caso particular da museografia portuguesa do século XX.

Conteúdo do artigo
Museu de Santa Maria de Lamas
O Museu de Santa Maria de Lamas, designado pelo seu fundador como “Domus Áurea”, é um verdadeiro arquivo de fragmentos de arte. Henrique Amorim dedicou anos a juntar artigos de valor incalculável, que foi acondicionando num belo edifício. Mais tarde, decidiu doar a casa e o seu recheio à Casa do Povo de Santa Maria de Lamas. Fundado na década de 50, tem como principais objetivos arquivar, preservar e expor um magnífico acervo eclético, constituído por milhares de peças artísticas, arqueológicas, científicas, industriais, etnográficas e identitárias de origem nacional e internacional.

O Museu é composto por 16 salas, onde as obras de arte estão expostas sem aparente ligação técnica, temática ou cronológica. E essa é uma das várias particularidades deste magnífico museu, que se pretende que seja visto como um todo e não apenas um espaço que abriga obras de arte.
Arte Sacra
A Arte Sacra é uma das coleções que mais se destaca no Museu de Santa Maria de Lamas, quer pela dimensão, qualidade e variedade das peças que a constituem. Dentro desta magnífica coleção encontramos várias sub-coleções. Como por exemplo, a Imaginária, que é constituída por cerca de 300 imagens das mais variadas épocas e estilos. Outra coleção belíssima é a Talha Dourada que está presente tanto no suporte expositivo da coleção imaginária como na coleção de pintura. Assim, os fantásticos trabalhos de talha dourada estão presentes tanto em retábulos, nichos e safenas como nos plintos e outros detalhes. Já a coleção de Pintura surge essencialmente ao nível dos tetos e predelas de alguns retábulos e apresenta uma grande variedade temática. Por fim, a coleção de Arte Sacra apresenta ainda as peças do Mobiliário Litúrgico, que se encontram expostos numa única sala e que incluem uma variedade incrível de oratórios.



Iconografia do Fundador
A coleção de Iconografia do Fundador é composta por uma coleção de retratos representativos de Henrique Alves Amorim, o fundador do Museu de Santa Maria de Lamas. Este é um conjunto de retratos tanto em poses como retratos de trabalho, que assinalam cada um deles o financiamento e construção das diferentes infraestruturas e espaços para a freguesia de Santa Maria de Lamas. A coleção é toda obra do pintor António Barbosa, que era o pintor privado de Henrique Amorim.

Escultura de finais do século XIX
Existe ainda uma coleção de estudos executados em gesso, com o ensaio de formas e conceitos, executados por escultores nacionais e até internacionais. Estes estudos tinham como propósito a execução em pedra, ou outro material, de esculturas de caráter público, inserida em praças e monumentos nacionais. Há ainda um conjunto expositivo que se centra em elementos de retratista, composto essencialmente por bustos de personalidades não identificados.

Etnografia
O espaço é dedicado às principais atividades laborais dos portugueses na primeira metade do século XX, numa clara alusão aos espaços museológicos típicos do período do Estado Novo. Assim, neste local é possível observar diversos objetos que relembram atividades como Agricultura, Transportes Marítimos e Fluviais, Atividades domésticas, entre outros. O espólio é composto por miniaturas de barcos típicos de transporte e pesca e objetos agrícolas.
Elementos ligados à Indústria da Transformação da Cortiça
O espaço dedicado a elementos ligados à Industria da Transformação da Cortiça surge como uma homenagem à atividade económica que deu poder e hegemonia para a aquisição da coleção que originou o museu. Assim, surgiu um pavilhão todo dedicado à cortiça e à indústria de transformação da cortiça, onde é possível ver uma coleção de maquinaria primitiva da primeira metade do século XX e ainda diversos conjuntos escultóricos, ou peças individuais executados em cortiça, que representam monumentos e momentos da História Nacional, como a Torre de Belém ou até uma Caravela alusiva aos Descobrimentos.

Outras informações
| Morada | Contatos | Horário |
| Largo da Igreja, 90, Parque de Santa Maria de Lamas 4535-412 Santa Maria de Lamas | Telefone: 22 744 74 68 geral@museudelamas.pt https://museu.colegiodelamas.com/ | Todos os dias Das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h |
Outros museus de Portugal
- Descobrir o Museu do Papel de Terras de Santa Maria
- Casa Museu – Enoturismo José Maria da Fonseca
- Museu Municipal de Coimbra
- Descobrir o Museu do Pão
- Descobrir o Museu da Vista Alegre
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
