Atracções Aveiro Dicas Europa Monumento Museu Portugal

Descobrir o Museu de Santa Maria de Lamas

Museu de Santa Maria de Lamas

O Museu de Santa Maria de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, surge do espírito colecionista do seu fundador, o benemérito e industrial corticeiro Henrique Amorim. O seu vasto espólio engloba coleções de arte sacra, estatuária portuguesa, Etnografia, Ciência Naturais, esculturas em cortiça assim como arqueologia industrial, que o torna num caso particular da museografia portuguesa do século XX.

Caravela Portuguesa em Cortiça
Caravela Portuguesa em Cortiça

Museu de Santa Maria de Lamas

O Museu de Santa Maria de Lamas, designado pelo seu fundador como “Domus Áurea”, é um verdadeiro arquivo de fragmentos de arte. Henrique Amorim dedicou anos a juntar artigos de valor incalculável, que foi acondicionando num belo edifício. Mais tarde, decidiu doar a casa e o seu recheio à Casa do Povo de Santa Maria de Lamas. Fundado na década de 50, tem como principais objetivos arquivar, preservar e expor um magnífico acervo eclético, constituído por milhares de peças artísticas, arqueológicas, científicas, industriais, etnográficas e identitárias de origem nacional e internacional.

Uma das salas do Museu
Uma das salas do Museu

O Museu é composto por 16 salas, onde as obras de arte estão expostas sem aparente ligação técnica, temática ou cronológica. E essa é uma das várias particularidades deste magnífico museu, que se pretende que seja visto como um todo e não apenas um espaço que abriga obras de arte.

Arte Sacra

A Arte Sacra é uma das coleções que mais se destaca no Museu de Santa Maria de Lamas, quer pela dimensão, qualidade e variedade das peças que a constituem. Dentro desta magnífica coleção encontramos várias sub-coleções. Como por exemplo, a Imaginária, que é constituída por cerca de 300 imagens das mais variadas épocas e estilos. Outra coleção belíssima é a Talha Dourada que está presente tanto no suporte expositivo da coleção imaginária como na coleção de pintura. Assim, os fantásticos trabalhos de talha dourada estão presentes tanto em retábulos, nichos e safenas como nos plintos e outros detalhes. Já a coleção de Pintura surge essencialmente ao nível dos tetos e predelas de alguns retábulos e apresenta uma grande variedade temática. Por fim, a coleção de Arte Sacra apresenta ainda as peças do Mobiliário Litúrgico, que se encontram expostos numa única sala e que incluem uma variedade incrível de oratórios.

Iconografia do Fundador

A coleção de Iconografia do Fundador é composta por uma coleção de retratos representativos de Henrique Alves Amorim, o fundador do Museu de Santa Maria de Lamas. Este é um conjunto de retratos tanto em poses como retratos de trabalho, que assinalam cada um deles o financiamento e construção das diferentes infraestruturas e espaços para a freguesia de Santa Maria de Lamas. A coleção é toda obra do pintor António Barbosa, que era o pintor privado de Henrique Amorim.

Iconografia do fundador
Iconografia do fundador

Escultura de finais do século XIX

Existe ainda uma coleção de estudos executados em gesso, com o ensaio de formas e conceitos, executados por escultores nacionais e até internacionais. Estes estudos tinham como propósito a execução em pedra, ou outro material, de esculturas de caráter público, inserida em praças e monumentos nacionais. Há ainda um conjunto expositivo que se centra em elementos de retratista, composto essencialmente por bustos de personalidades não identificados.

Um dos bustos da coleção
Um dos bustos da coleção

Etnografia

O espaço é dedicado às principais atividades laborais dos portugueses na primeira metade do século XX, numa clara alusão aos espaços museológicos típicos do período do Estado Novo. Assim, neste local é possível observar diversos objetos que relembram atividades como Agricultura, Transportes Marítimos e Fluviais, Atividades domésticas, entre outros. O espólio é composto por miniaturas de barcos típicos de transporte e pesca e objetos agrícolas.

Elementos ligados à Indústria da Transformação da Cortiça

O espaço dedicado a elementos ligados à Industria da Transformação da Cortiça surge como uma homenagem à atividade económica que deu poder e hegemonia para a aquisição da coleção que originou o museu. Assim, surgiu um pavilhão todo dedicado à cortiça e à indústria de transformação da cortiça, onde é possível ver uma coleção de maquinaria primitiva da primeira metade do século XX e ainda diversos conjuntos escultóricos, ou peças individuais executados em cortiça, que representam monumentos e momentos da História Nacional, como a Torre de Belém ou até uma Caravela alusiva aos Descobrimentos.

Elementos ligados à Industria de Transformação da Cortiça
Elementos ligados à Industria de Transformação da Cortiça

Outras informações

MoradaContatosHorário
Largo da Igreja, 90, 
Parque de Santa Maria de Lamas
4535-412 Santa Maria de Lamas
Telefone: 22 744 74 68
geral@museudelamas.pt
https://museu.colegiodelamas.com/
Todos os dias
Das 9h30 às 12h30 e
das 14h às 17h

Outros museus de Portugal

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.