Hoje o tema do meu roteiro será Nápoles, cidade italiana fundada no séc. IX a.C., como uma colónia da Grécia Antiga. O seu centro histórico é dos maiores da Europa e foi classificado pela UNESCO como Património Mundial.
Para mim esta cidade foi um misto de emoções e sentimentos. A primeira impressão foi absolutamente horrível, mas depois aprendemos a admirar esta cidade.
Conteúdo do artigo
O nosso roteiro
Decidimos começar o nosso percurso pela Piazza Garibaldi, contudo o caminho do porto até lá é extremamente perigoso e sujo. Ao ponto de eu só querer voltar para trás cheia de medo (após um italiano ter vindo ter comigo e dito para eu guardar a máquina fotográfica que podia ser assaltada). A juntar a isto tudo o trânsito é infernal, parecendo animais a conduzir. Não gosto muito de falar mal mas para que percebam só um pouco do que estou a dizer deixo uma foto apenas da parte má.
Começámos o nosso percurso a ver a Basílica Santuário del Carmine Maggiore, na Piazza Carmine. A igreja foi fundada no século XIII, por frades carmelitas. Ela é o lar de duas relíquias religiosas : a pintura de Madonna Bruna e uma figura da crucificação em que a coroa espinhos está em falta. Segundo a lenda, a coroa caiu da cabeça de Cristo quando o edifício foi atingido por uma bala de canhão em 1439.
Seguimos depois, em direcção à Piazza Garibaldi, mas para lá chegar passámos por ruas absolutamente assustadoras, todas sujas e degradadas.
Já na praça vimos a estátua de Giuseppe Garibaldi e posteriormente a Capella Di San Gennaro e a Capella S. Paolo de Maggiore.
A primeira, é um monumento artístico importante e onde estão depositadas obras importantes. Já a segunda, o local onde se encontra sepultado Gaetano Thiene, conhecido como São Caetano, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares.
Veja Onde ficar em Nápoles: melhores bairros
Seguimos viagem e conforme andávamos íamos admirando os vários monumentos, nomeadamente a Chiesa di San Nicola al Nilo e Santa Chiara.
A Chiesa di San Nicola foi fundado no século XVII, dedicada a São Nicolas. Em 1705, a igreja que vemos agora foi construído com um projecto por Giuseppe Lucchesi. Após o terramoto de Irpinia 1980, o complexo foi abandonado e entregue à Comunidade de Santo Egídio.
A Santa Chiara é um complexo, constituído pela Igreja de Santa Chiara, catacumbas e um museu arqueológico. A igreja está aberta das 7h30-13h/16h30-20h. O preço é 6€ por pessoa.
Começamos depois a passear pela parte mais bonita de Nápoles, segundo o meu ponto de vista, ruelas cheias de lojas, a Via Benedetto Croce, onde comprámos imensos souveniers.
Chegámos depois à Piazza del Gesù Nuovo, onde vimos a Chiesa Gesù Nuovo. Esta foi originalmente construída em 1479, por Roberto Sanseverino, Príncipe de Salerno. Actualmente, pertence à Ordem Franciscana.
Partimos depois, em direcção à Piazza Plebiscito e passámos pelo Castel Nuovo. A sua construção iniciou-se em 1279, por ordem de Carlos I de Anjou, mas apenas foi habitado em 1285, por Carlos II de Nápoles. Este sofreu várias alterações ao longo dos tempos e no início do século XVI, deixou de ser utilizado como residência real e assumiu a função de fortaleza militar, voltando a ser ocupado pela realeza no séc. XVIII.
Leia também Gastronomia do Mundo – Nápoles
Chegados`à Piazza Plebiscito, uma das ruas mais largas de Nápoles, encontramos a Basílica di San Francesco di Paola, o Palazzo Reale e o Palácio de Salerno.
A Basílica di San Francesco di Paola, é a mais célebre igreja de Nápoles, sendo a mais importante igreja italiana do período neoclássico. Em 1815, o rei Ferdinando I, decide mandar construir a Basílica como agradecimento a São Francisco di Paola, pela reconquista do reino.
O Palazzo Reale (aberto 9h-20h), é um dos quatro palácios que serviram de residência aos Reis de Nápoles e Sicília durante o reinado, no Reino das Duas Sicílias (1730-1860).
Quanto ao Palazzo Salerno, este foi construído no final do séc. XVIII pelo arquitecto Francesco Sicuro. Ele resulta da transformação de um antigo convento, destinado aos cadetes reais. Actualmente, é a residência do General das Forças Armadas do Sul de Itália.
Já a Galleria Umberto I, é uma galeria comercial pública. Está localizada em frente ao Teatro San Carlo. Foi construído entre 1887-1891 e recebeu o nome de Umberto I, que era o rei da Itália nesse momento.
Para terminar a visita à cidade passámos pelo Teatro San Carlo e pela Galeria Umberto I. O Teatro San Carlo, é uma casa de ópera, sendo o mais antigo teatro da Europa ainda em actividade. Foi fundado pelo Bourbon Carlos III de Espanha, tendo sido inaugurado em 1737.
Outras atrações
E acabava assim a nossa visita a Nápoles, tendo noção que ficavam ainda algumas coisas por visitar. Nomeadamente, o Castel dell’Ovo, que foi até ao início do séc. XVI, palácio real dos soberanos de Nápoles. O Castel Sant’Elmo, forte medieval localizado num cume, visualizando toda a cidade e actualmente funciona como museu. E a Certosa di S.Martino, é um dos principais monumentos de Nápoles, sendo um exemplo perfeito da arquitetura barroca. Localiza-se na colina Vomero, ao lado do Castel Sant’Elmo. Desde 1866 que abriga o Museu Nacional de San Martino.
Considerações
Apesar da primeira impressão menos positiva, ao longo do passeio conseguimos ir mudando a mesma. Contudo, e apesar de até ter gostado, não está nos meus planos voltar a visitar Nápoles. Caso queiram saber um pouco mais sobre Nápoles e os seus pontos turísticos não deixe de ler o nosso post O que fazer em Nápoles – 10 pontos turísticos.
Mas como eu costumo dizer, não há lugar no mundo que não mereça ser visitado e cada pessoa vive a experiência de maneira diferente, logo aconselho que visitem e desfrutem o máximo.
Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Nápoles, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.
Os nossos outros artigos sobre Itália:
– Roma, Florença e Pisa
Viagem por Roma, Florença e Pisa
Roma 1º e 2º dia
Roma 3º dia
Florença 4º dia
Florença 5º dia
Pisa 6º dia
Roma – último dia
Visitar Roma sem gastar
Museus do Vaticano
O meu top 10 das Igrejas de Roma
Forum Romano e Monte Palatino
– Veneza
Passear por Veneza
Um dia em…Veneza-San Marco
Um dia em…Veneza – San Polo e Santa Croce
Um dia em…Veneza – Dorsoduro
Outras cidades de Itália
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
É um lindo local é um apena aquele lixo todo na primeira foto, as pessoas tocam, depois acontece algo por causa do lixo que elas mesmo colocaram e daí querem reclamar. Isso me revolta. Bjus
FB Jessica Reinheimer
http://dicasfemininasetc.wordpress.com/
eu simplesmente amo blogs de viajem, e o seu está muito lindo.
eu tenho o sonho de conhecer vários lugares, e praticamente todo o meu dinheiro eu guardo pro intercâmbio que quero fazer, que vai ser a primeira viajem em outro país!
amei muito seu post.
fb http://www.vocemecansa.com
Ai! Não acredito que não conhecia seu blog <3 AMO viajar e um dos meus sonhos é ir pra Itália. Acho tão encantador, mas ainda não sabia dessa parte de Nápoles perigosa e suja 🙁 Ainda bem que, quase todo o resto da viagem, pelo menos, foi bem agradável!
Amei o post. <3
FB
viciadas-em-livros.blogspot.com.br
Acontece que as pessoas não sabem ser civilizadas e deitam lixo em qualquer lado e depois encontramos imagens assim…..
Faz bem Lua e hoje em dia já se conseguem fazer viagens bem baratas…. Caso venha a Portugal pode sempre pedir dicas a mim. Beijinhos
Os meus países de eleição são Itália e Grécia e realmente são locais que vale a pena visitar. Mas como em todo o lado há sítios que supostamente não são frequentados por turistas e eles não têm tanto cuidado.
Ai que bom que você pode compartilhar com todas nos os momentos da sua viagem e a oportunidade de conhecer um pouco de outros lugares. Beijinhos ! PinkforPink-FB
http://pink-for-pink.blogspot.com.br/
A Cidade é realmente mto linda, mais em si tratando de lixo na rua traz um aspecto ruim p/ qualquer lugar…
http://crismaria2013.blogspot.com.br/
FB
A cidade é perfeita, apesar do lixo.
Gostei das fotos. Muito legais.
FB
http://www.thayandrade21.blogspot.com.br/