Atracções Coimbra Crianças Destinos Europa Museu Portugal

Museu Municipal de Coimbra

Museu Municipal de Coimbra

O Museu Municipal de Coimbra é um belo museu composto por três pólos distintos, ou seja, o Edifício do Chiado, a Torre Almedina e a Torre de Anto. Este museu oferece um programa de exposições assim como várias actividades pedagógicas, que pretendem explorar a diversidade das exposições.

Leia também Coimbra, cidade dos estudantes

Onde se localiza e outras informações

O Museu Municipal de Coimbra localiza-se na Rua Ferreira Borges, na Baixa de Coimbra. O principal pólo deste museu situa-se no Edifício do Chiado, um local com interesse histórico para a cidade, que foi em tempos o maior espaço comercial de Coimbra. Construído em 1910, este é um edifício peculiar feito com ferro, vidro e betão assim como alguns apontamentos de Arte Nova. Em 1980 foi adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra e a partir daí começaram a decorrer vários eventos culturais e sociais no local.

Um dos trabalhos da Exposição Temporária "Caiu a Noite"
Um dos trabalhos da Exposição Temporária “Caiu a Noite”

Se pretender visitar o museu tenha em atenção que o mesmo encerra aos Domingos, Segundas e Feriados.

Leia também Curiosidades sobre Coimbra

Museu Municipal de Coimbra

Edifício do Chiado

O Edifício do Chiado é um belo edifício em ferro, inaugurado em 1910 como uma sucursal dos Grandes Armazéns do Chiado em Lisboa. Atualmente, alberga um dos pólos do Museu Municipal de Coimbra, sendo constituído por uma galeria de exposições temporárias bem como pela exposição permanente, com a Coleção Telo de Morais. A Coleção Telo de Morais é um espólio de arte doada à cidade pelo casal Telo de Morais. Este engloba engloba uma importante coleção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX assim como belos exemplares de cerâmica, escultura, pratas e vários mobiliários.

Museu Municipal de Coimbra - Edifício do Chiado
Edifício do Chiado

Descobrir o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

A Exposição Temporária que estava a exposta quando visitámos o Museu, era “Caiu a Noite” que resulta de um conjunto de trabalhos do Colectivo Pescada Nº5 e estará a decorrer entre 9 de Abril e 26 de Junho.

Torre de Almedina

A Torre Almedina, que em tempos foi a principal porta de acesso à cidade amuralhada, alberga na atualidade o Núcleo da Cidade Muralhada. Este é um centro interpretativo, complementado com um percurso pedonal onde é possível observar vários vestígios desta estrutura defensiva.

Leia também Descobrir o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

Em instalações anexas à Torre de Almedina, existe uma antiga torre de vigilância da principal porta da cidade, onde são promovidas várias exposições temporárias assim como ciclos de conferência temática.

Actualmente é possível observar a Exposição “Missão sem Título”, na sua II Edição. Este é um projecto de mediação online, lançado pela Câmara Municipal de Coimbra através do serviço educativo do Museu Municipal

Torre de Anto

A Torre de Anto, de origem medieval, integrava a antiga muralha da cidade. Posteriormente, na época manuelina, foi adaptada para ser uma residência, onde no século XIX morou o poeta António Nobre. Atualmente, a Torre de Anto abriga o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, cujo objectivo é contribuir para o conhecimento e divulgação desta expressão artística que projectou Coimbra no mundo. No seu interior é possível observar um percurso expositivo dos momentos mais importantes do Canto e da Guitarra de Coimbra. Além disso é ainda possível ver vários objectos do mestre Carlos Paredes, Zeca Afonso, António Portugal assim como de Manuel Alegre.

Leia também Onde comer em Coimbra: restaurantes a não perder

Se estiver de visita pela cidade não deixe de visitar o Museu Municipal de Coimbra. Apesar de simples, vale a pena a visita.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

3 thoughts on “Museu Municipal de Coimbra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.