Destinos Europa República Checa

Praga, a cidade dos 100 pináculos na República Checa

Praga na República Checa

Praga

Praga é a capital da República Checa, sendo intitulada por muitos como “Paris da Europa de Leste”. O encanto desta cidade encontra-se nos detalhes da sua arquitectura, nomeadamente nos seus telhados tortuosos, parapeitos ornamentados e brasões esculpidos. Qualquer lugar para onde possamos olhar tem um detalhe que nos cativa.
Para quem pretende visitar esta bonita cidade, Praga divide-se em quatro zonas medievais: Hradcany, Malá Strana, Staré Mesto e Nové Mesto. Esta é uma cidade bem pequena e encantadora, que nos permite experimentar uma infinidade de sensações assim como sentir que efectuamos uma viagem no tempo.

Hradcany

Hradcany é o distrito que se localiza no alto da colina, sendo visualizado de qualquer ponto da cidade. É dominada pelo Castelo, que funciona como principal atracção turística.
 
Hradcany
Hradcany

Castelo de Praga

O Castelo de Praga foi fundado no séc. XI, sendo considerado o maior castelo do mundo. Actualmente serve de residência presidencial. É um grande complexo que alberga um palácio, uma catedral, dois museus, várias galerias, jardins, entre outras coisa.
Logo após a entrada, num grande pátio encontramos a principal atracção do Castelo, a Catedral de S.Vitor (Aberta9h-17h). Esta bonita Catedral, de estilo gótico, demorou 6 séculos a ficar concluída e apenas ficou consagrada em 1929. A Catedral alberga as Jóias da Coroa e possui várias atracções para visitar.

Nomeadamente, a bonita Capela de S.Venceslau, os mosaicos do séc. XIV, criptas com túmulos reais e o túmulo em prata de São João Nepomuceno.
No lado oeste do terceiro pátio, está a Basílica de São Jorge que alberga a colecção  de arte gótica e barroca checa da Galeria Nacional. É uma das maiores igrejas da sua época, possuindo duas torres gémeas. Actualmente é utilizada como uma casa para concertos.

Castelo de Praga
Castelo de Praga

Loreta

Loreta é um bonito claustro barroco, inspirado numa lenda medieval, data do séc.XVII e originalmente servia de abrigo aos peregrinos. Podemos também ver uma bela igreja e várias exposições de pinturas e estátuas.

Palácio Sternberg

 
Palácio Sternberg é um palácio barroco datado do séc. XVII, tendo sido construído para o Conde Venceslau Sternberg em 1698-1707. Actualmente alberga a fantástica colecção de Antigos Mestres da Galeria Nacional.
 
Palácio Sternberg
Palácio Sternberg

Malá Strana

 
 
Depois de visitar a zona alta da cidade, podemos descer pela rua Nerudova em direcção à Malá Strana, bairro pequeno, situado nas encostas por detrás do Castelo, distingue-se pelo seus jardins e pomares, que datam do séc. XVII. Este é o bairro histórico mais preservado de Praga.
 

Igreja de S. Nicolau

A Igreja de S. Nicolau é umas das mais bonitas construções barrocas da Europa Central. Esta foi mandada construir pela Ordem Jesuíta, no início do séc. XVIII. No seu interior podemos encontrar diversas estátuas e pinturas e ainda um órgão de 2500 tubos que em tempos foi tocado por Mozart. Quem desejar pode ainda subir os 215 degraus da torre so sino da igreja, permitindo obter uma vista fantástica da cidade.

Igreja de S. Nicolau
Igreja de S. Nicolau
 
 

Leia também Descobrir a Catedral de São Nicolau

Ponte Carlos

A Ponte Carlos, de estilo gótico, construída no séc. XIV por ordem do imperador Carlos IV. Liga a Cidade Velha ao Bairro Pequeno e é protegida por grandes barragens de madeira e por duas torres, uma em cada extremidade. O tráfego para veículos está proibido desde 1950, tendo-se tornado num local de passeio para residentes e turistas o dia inteiro.

Praga na República Checa - Ponte D. Carlos
Ponte Carlos

Staré Mesto

 
A Staré Mesto, cidade antiga, localiza-se por detrás da Ponte Carlos, sendo historicamente a zona mais importante das quatro. O labirinto das suas ruas estreitas e pátios rodeados de arcadas, esconde uma infinidade de casas disformes, montras em cores berrantes, igrejas e tavernas. É nesta região que encontramos a maior parte dos turistas que visitam a cidade.
Praga na República Checa
Staré Mesto

Josefov

O Josefov, histórico bairro judeu e maior património judaico da cidade.  No séc. XII os judeus instalaram-se na Cidade Antiga e a área onde eles viviam foi ladeada por um muro de forma a formar um gueto. Este bairro é um testemunho histórico, repleto de sinagogas e cemitério milenares.
Aqui podemos encontrar Antiga Nova Sinagoga, de arquitectura gótica, construída em 1275. É um edifício típico com uma nave dupla e a sua característica mais invulgar são as abóbadas de cinco arestas da entrada principal, únicas na arquitectura boémia. Também podemos visitar Antigo Cemitério Judeu que é um dos cemitérios judaicos mais antigos da Europa, tendo sido fundado no séc.XV. As lápides mais antigas são de arenito.
 

Convento de Sta. Ana

 
O Convento de Sta. Ana é um dos edifícios mais bonitos da cidade, fundado em 1234 e localiza-se na margem do Rio Vltava. Este complexo gótico agrega uma igreja, uma capela, um oratório e um mausoléu. Este Convento faz parte da Galeria Nacional, abrigando uma das mais distintas galerias de arte antiga do país.

Igreja de S. Jorge

 
A Igreja de S.Jorge é uma igreja barroca, mandada construir pela Ordem Minoritária Franciscana em 1689, quando a anterior foi destruída por um incêndio. Vários artistas deram o seu contributo para as pinturas da nave, galerias e alteres laterais. Aqui encontra-se a sepultura do Chanceler da Boémia, o conde Vratislav de Mitrovice.

Praça da Cidade Velha

A Praça da Cidade Velha está localizada bem no centro da cidade antiga e é considerado o principal ponto de encontro da cidade. Encontra-se repleta de edifícios coloridos, sendo alguns deles os mais antigos da República Checa. A principal atracção da praça é o Relógio Astronómico, localizado na Antiga Câmara Municipal. Este relógio foi construído no séc. XV e para além das horas, permite-nos ver também a posição do sol, da lua e das estrelas, enquanto a sua torre mostra os signos do zodíaco e as estações do ano.
 
Relógio Astronómico
Relógio Astronómico
 
 

Nové Mesto

Nové Mesto, cidade nova, datada do séc. XIV é o centro comercial e administrativo. Aqui se localizam diversas galerias e centros comerciais, assim como uma diversidade de praças. É nesta zona da cidade que se localiza também a estação de comboios que permite a ligação de Praga às principais cidades do leste europeu.

Praça Venceslau

A Praça Venceslau é considerada a principal área comercial da cidade. Aqui podemos encontrar uma variedade de lojas, galerias, boutiques, teatros, cinemas, restaurantes, cafés e alguns hotéis. Nesta praça, podemos encontrar a estátua do Rei Venceslau montado no seu cavalo, localizando-se no ínicio da subida que nos leva em direcção Museu Nacional.

 

Espero que tenham gostado e que vos tenha igualmente aguçado o apetite para visitar a cidade de Praga na República Checa. Apesar de eu própria nunca a ter visitado espero em breve puder fazê-lo.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Praga, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

5 thoughts on “Praga, a cidade dos 100 pináculos na República Checa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.