Alemanha América Bélgica Destinos Dicas Europa Gastronomia Irlanda República Checa

Viagens gastronómicas: melhores destinos para os amantes de cerveja

melhores destinos para os amantes de cerveja

O artigo de hoje pertence à rubrica “viagens gastronómicas” e desta vez decidimos falar um pouco sobre os melhores destinos para os amantes de cerveja. Afinal, a cerveja é uma bebida presente em várias manifestações culturais ao redor do mundo, sendo também uma das bebidas mais apreciadas. Além de que é uma bebida que apresenta diversos sabores, aromas e diferentes formas de ser feita, o que se traduz numa infinidade de cervejas para se experimentarem.

melhores destinos para os amantes de cerveja

Outros posts sobre Turismo Gastronómico

Breve história da cerveja

A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais. Mas nem sempre foi assim. A origem da cerveja remonta aos povos da Mesopotânia, à cerca de 7000 mil anos atrás. Por essa altura era produzida na região uma versão bem rudimentar de cerveja, com um cor escura e viscosa. E é dessa época a lei mais antiga, que regulamenta a produção e venda de cerveja, a Estela de Hamurabi. Esta estabelecia que se condenasse à morte quem não respeitasse os critérios de produção de cerveja indicados. Assim, o consumo da cerveja foi surgindo nos diversos povos da Antiguidade. Séculos mais tarde, durante a expansão do Império Romano, esta bebida começou a ganhar popularidade e começou a ser levada para outros locais do mundo.

Já na Idade Média, no século XII, a cerveja passou a ser consumida em larga escala nos países do norte e leste da Europa, onde a cultivo da uva, para a produção de vinho era muito difícil. Nessa altura, a cerveja era produzida nos mosteiros, que utilizavam várias ervas e o lúpulo na produção da mesma, as primeiras para aromatiza-la e o segundo de forma a dar um gosto amargo e ao mesmo tempo preservar a bebida.

Por volta de 1516 Munique estabeleceu a lei da pureza na produção da cerveja, a Reinheitsgebot, onde a mesma só poderia ser produzida com três ingredientes, água, cevada e lúpulo. Esta lei acabou por ficar conhecida como a Lei da Pureza da Baviera e acabou por ser aplicada em toda a Alemanha. Apenas no final da década de 1860 é que Louis Pasteur descobriu o fermento e a sua função, o que levou com que esta lei fosse alterada. Outros países acabaram por fazer as suas próprias misturas e surgiram novas receitas com trigo, aveia e leveduras.

melhores destinos para os amantes de cerveja

Os melhores destinos para os amantes de cerveja: Munique, Alemanha

Sabia que Munique é a sede do maior e melhor festival de cerveja do mundo? É na capital da Baviera que decorre o Oktoberfest, o festival de cerveja criado em 1810 pelo rei bávaro Luís I. Mas Munique tem muito mais a oferecer além da cerveja. É uma cidade com arte, história e cultura, possuindo um centro histórico bonito e bem preservado, castelos maravilhosos, museus únicos, entre várias outras coisas.

melhores destinos para os amantes de cerveja
Munique

5 cidades fora do roteiro…Alemanha

O que visitar

Ao visitar Munique não pode deixar de caminhar pelo seu famoso centro histórico, o Altstadt e pela sua maravilhosa Marieplatz, coração da cidade desde o século XII e onde se encontra o famoso relógio de Munique. Nos arredores desta praça encontrará a Coluna de Maria assim como a Neues Rathaus, a nova câmara em estilo gótico, e a Igreja de São Pedro, a mais antiga igreja da cidade.

Outra das praças que não pode perder é a Odeonsplatz, uma bonita praça, de traços arquitetónicos italianos, encomendada pelo Rei Luís I da Baviera. Por ali encontrará a Theatinerkirche, a primeira igreja barroca da Baviera, o Feldherrnhall, uma réplica da Loggia dei Lanzi assim como a residenz, a antiga residência dos reis bávaros.

Depois de caminhar pelo centro histórico pode aproveitar para descansar no Hofgarten, os jardins da Corte. Ou então aproveitar para comer qualquer iguaria no Viktualienmarkt ou beber uma bela cerveja no Biergarten localizado no centro do mercado.

Hofgarten
Hofgarten

Se é fã de museus ficará encantada com Antiga Pinacoteca, a Nova Pinacoteca e com a Pinacoteca Moderna. Visite também o Museu da Ciência e da Tecnologia e o Museu Paleontológico.

A cerveja

Munique é mundialmente conhecida pelas suas inúmeras cervejarias, nomeadamente a famosa Hofbrauhaus, fundada em 1589 e os populares biergarten, grandes bares a céu aberto. Em Munique terá a possibilidade de visitar o Bier-und Oktoberfest Museum assim como as fábricas da Hofbrauhaus e Paulaner, duas das mais importantes marcas de cerveja da cidade. Mas além destas existem mais 4 cervejarias na cidade que não poderá perder são elas a Augustiner, Spaten, Hacker-Pschorr e Lowenbrau.

Principais Mercados de Natal na Alemanha

Os melhores destinos para os amantes de cerveja: Dublin, Irlanda

Há quem diga que a história de Dublin se confunde com a própria história da Guiness, a cerveja preta mais famosa do mundo. Capital da Irlanda, Dublin é conhecida por ter um pub a cada esquina, existindo mais de 600 pubs espalhados pela cidade. Esta pequena cidade da Irlanda, fundada por vikings, possui uma passado rico e cheio de episódios sangrentos mas nem por isso deixa de ser uma cidade moderna, vibrante, cosmopolita e multi-cultural.

Os melhores destinos para os amantes de cerveja
Dublin

O que visitar

Ao visitar Dublin não pode deixar de explorar a Catedral de St. Patrick, construída em homenagem ao padroeiro da Irlanda. Outras das igrejas a não perder é a Catedral da Santíssima Trindade, também conhecida como Igreja de Cristo, que é a mais antiga das igrejas medievais da cidade.

Descubra 10 Destinos Com História

Uma das atrações mais emblemáticas da cidade de Dublin é a Chester Beatty Library, cujo espólio engloba uma magnífica coleção de livros raros assim como outros objectos de grande valor histórico. Atravesse a icónica Ha Penny Bridge, que foi a primeira ponte pedonal sobre o Rio Liffey. Outro dos monumentos que deverá visitar é o Castelo de Dublin, um belo exemplar medieval do século XIII. Bem atrás do castelo encontrará o Duhn Linn Garden, um jardim com um belo toque de nacionalismo celta.

Castelo de Dublin
Castelo de Dublin

Aproveite para descansar e respirar ar puro no Pheonix Park, um dos maiores parques urbanos da Europa, ou então pelo St Sthephen’s Green Park, um pequeno e belo parque urbano. Quanto a museus sugerimos Museu Kilmainham Gaal, uma antiga cadeia da cidade, onde ficará a saber um pouco mais do passado da Irlanda.

A cerveja

Ao visitar Dublin não deixe de visitar o Guiness Storehouse, um prédio que serviu em tempos de fábrica da famosa cerveja Guiness e que hoje funciona como museu. Ali conhecerá um pouco mais da história de mais de 200 anos desta bebida e do seu processo de fabricação. Visite ainda o Gravity Bar e tenha uma visão 360º da cidade ou o Brazxen Head, fundado em 1198, o mais antigo pub da Irlanda.

Cerveja Guiness
Cerveja Guiness

Os melhores destinos para os amantes de cerveja: Praga, República Checa

Praga é considerada por muitos como uma das cidades mais bonitas do mundo, onde o património histórico e moderno convivem em simbiose perfeita. A capital da República Checa é absolutamente encantadora e conhecida pelas suas belas pontes e catedrais. Mas além disso, é a capital do país com maior consumo mundial de cerveja, tornando o país e a cidade um dos melhores destinos para os amantes da cerveja.

Praga na República Checa

O que visitar

Inicie o seu roteiro conhecendo o maravilhoso centro histórico de Praga. Caracterizado pelas casas típicas com pátios muralhados, pitorescas ruelas de calçada, amplas praças repletas de esplanadas e as inúmeras torres de igrejas góticas e barrocas, este é um centro medieval absolutamente único. Visite a Praça da Cidade Velha, a mais antiga do centro histórico e onde encontrará o famoso Relógio Astronómico.

Faça uma visita ao bonito Castelo de Praga, conhecido por fazer parte do maior complexo castelar do mundo listado pela UNESCO, a par com as muralhas, o Palácio Real, a Catedral de São Vito e a Basílica de São Jorge.

Conheça Os Melhores destinos em 2015

Ao visitar Praga não deixe de atravessar a emblemática Charles Bridge e a Old Town Bridge Tower ou então passar na Vinarna Certovka, uma ruela bem estreita onde só passa uma pessoa de cada vez. Passe pela Golden Lane, um pequeno beco conhecido por ser o local onde o famoso escritor Franz Kafka viveu.

Praga na República Checa - Ponte D. Carlos
Ponte D. Carlos em Praga

Dê uma volta no Josefov, o antigo bairro judaico onde encontrará a Sinagoga Velha Nova, que é a sinagoga mais antiga ainda em serviço na Europa. Por ali encontrará igualmente a Sinagoga Espanhola assim como o Museu Judeu de Praga.

A cerveja

É da República Checa que vem a cerveja mais conhecida e consumida no mundo, a Pilsen. Como tal o país e a sua capital estão intimamente ligados ao consumo desta bebida. E existem vários pubs bem interessantes para que possa provar algumas das melhores cervejas checas. Como por exemplo, o Prague Beer Museum Pub onde poderá degustar cerca de 30 tipos diferentes de cerveja checa ou então a famosa U Supa, um dos ícones de Praga. Por outro lado, temos U Fleku, a mais antiga cervejaria da cidade, que abriu portas em 1499 e que apenas serve um único tipo de cerveja e que é de elaboração própria.

Os melhores destinos para os amantes de cerveja: Bruges, Bélgica

Conhecida como a Veneza do Norte, a cidade de Bruges é uma cidade de conto de fadas, onde encontrará magníficas construções, uma deliciosa cerveja, uns apetitosos chocolates e ainda uma cultura ímpar. A beleza desta maravilhosa cidade é ímpar, possuindo um dos centros medievais mais bem preservados do mundo, onde encontrará uma mescla de estilos de épocas completamente diferentes.

Bruges
Bruges

O que visitar

Inicie a sua visita pelo centro histórico de Bruges, repleto de praças maravilhosas com edifícios históricos e torres medievais, igrejas centenárias e ruelas sinuosas. Vá até à famosa Grote Markt de Bruges, considerada o coração da cidade e palco dos mais importantes acontecimentos desta cidade belga. Nesta praça encontrará o belo gótico-moderno Palácio Provincial e o um dos cartões postais de Bruges, o Campanário Belfort.

Bruges
Palácio Provincial

Siga até à Basílica do Sangue Sagrado, uma das atrações mais visitadas da cidade e onde é guardada uma relíquia poderosa, um frasco com o Sangue de Cristo. Visite também a Igreja da Nossa Senhora, uma bonita igreja do século XIII.

Se gosta de museus não deixe de ir ao Museu Groenige, principal museu da cidade, e repleto de pinturas de famosos mestres flamengos e holandeses. Visite também o Museu Arenshuis, um pequeno museu que alberga o famoso quadro o Tríptico do Juízo Final, de Hieronymous Bosch.

Vá até à fotogénica Ponte de São Bonifácio, que atravessa o Rio Dijver e é um dos locais mais românticos da cidade. Aproveite e dê um belo passeio de barco pelos canais de Bruges e descubra os recantos desta cidade mas de outra perspetiva.

A cerveja

A cidade encantadora de Bruges é também um verdadeiro paraíso para os amantes de cerveja, onde encontrarão mais de 400 cervejas belgas prontas a serem degustadas. De entre as cervejarias mais famosas destaca- se a De Halve Maan, uma cervejaria com tradição há mais de sete gerações e que produz cerveja sob três marcas distintas, a Straffe Hendrik, a Brugse Zot e a Halve Maan.

Quer saber um pouco mais sobre esta bela cidade? Então leia o post Um dia em Bruges, do blog Chicas Lokas.

Os melhores destinos para os amantes de cerveja: Denver, EUA

Denver é uma bonita cidade do Colorado, que combina atrações naturais maravilhosas com uma cultura ímpar e uma vida noturna animada. Ou seja, ao visitar Denver prepare-se para encontrar paisagens de tirar o fôlego, magníficos museus, murais cheios de cor, cervejarias artesanais maravilhosas e mercados gastronómicos únicos.

Denver
Denver

O que visitar

Comece a sua visita pelo Red Rocks Park & Amphitheater, o único anfiteatro natural com acústica perfeita no mundo e onde decorrem festivais de música insanos. Aproveite também para fazer algumas das trilhas que o parque oferece.

Visite o bairro histórico e mais antigo de Denver, o Lower Downtown. É neste bairro que se localiza o cartão-postal da cidade, a mítica Union Station. Esta chama a tenção pela sua imponente fachada bem ai estilo de Beaux-Arts, com um grande letreiro a vermelho.

Union Station
Union Station

Vá até ao Dairy Block, um pequeno bairro ideal para quem procura o que de melhor a gastronomia e o comércio de Denver têm a oferecer.

Se gosta de museus então não deixe de visitar o Denver Art Museum e o History Colorado Center. O primeiro alberga uma coleção de arte indígena americana absolutamente magnífica assim como várias outras coleções que perfazem mais de 70 mil obras de arte. Já o segundo é dedicado à história do estado do Colorado, possuindo 6 exposições permanentes.

Ao visitar Denver não deixe também de conhecer os seu magníficos parques, como por exemplo o Centennial Flower Gardens, inspirado nos Jardins de Versalhes. Ou então o Elitch Gardens que para além de belo jardim é ainda um parque de diversões.

A cerveja

A cerveja está relacionada com a história de Denver desde a fundação da cidade. Ou seja, em 1859, começaram a chegar à região a população que veio explorar as minas de ouro, encontradas junto ao Rio Platte. Depressa perceberam que a qualidade da água do rio, proveniente do degelo das montanhas era óptima para a produção da cerveja. E ainda a hoje, a cervejaria Coors, fundada em 1873, usa as fontes naturais descobertas naquele tempo para produzir esta deliciosa bebida.

Atualmente, em Denver é possível encontrar inúmeras cervejarias de produção artesanal, que lhe proporcionarão experiências únicas. O principal destaque vai para a Woods Boss Brewing e para a Ratio Beerwork.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

8 thoughts on “Viagens gastronómicas: melhores destinos para os amantes de cerveja

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.