Viajar fica caro, mas os percalços durante a viagem, podem torná-la ainda mais cara. Assim, é importante que antes de viajar faça um bom seguro de viagem, como forma de garantir uma viagem com responsabilidade e tranquilidade. Viajar com responsabilidade implica garantir que possui forma de resolver qualquer situação que surja no caminho.
Quando considera fazer um seguro de viagem, deve sempre ter em conta o local para onde vai viajar e as atividades que pretende fazer. Depois há que adequar o seguro às necessidades de cada um. Os pacotes personalizados feitos por seguradoras como a World Nomads geralmente atendem todas as necessidades.
Conteúdo do artigo
O que é um seguro de viagem
Um seguro de viagem é uma espécie de seguro de saúde temporário, bem como uma garantia de auxílio em caso de necessidade. É válido apenas para os dias da viagem e dentro das clausulas acordadas entre o viajante e a seguradora.
Convém ter em atenção a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem, pois são coisas diferentes e pode pensar que está contratar uma e não ter esse benefício. O seguro prevê que o viajante pague as despesas do seu bolso e posteriormente seja ressarcido, já a assistência de viagem é a seguradora que arca com as despesas logo de início.
Assim venha connosco descobrir 5 motivos para fazer um seguro de viagem.
Cobertura para tratamento de saúde e evacuação
A maior parte das pessoas que possuem seguros de saúde, acham que estes cobrem as situações ocorridas durante uma viagem. Mas na maioria das vezes tal não é verdade. Assim, é necessário que ao contratar um seguro de viagem, se tenha atenção e se contrate uma cobertura médica, para eventual tratamento ou até evacuação. Os serviços incluídos variam consoante a apólice contratada mas geralmente incluem entre o facilitar na localização de ajuda médica, transporte para o hospital e em alguns casos a evacuação para o país de origem.
Acordo de Schengen
O Acordo de Schengen é uma convenção entre os países europeus sobre a abertura de fronteiras e livre circulação entre as pessoas dos países que assinaram o documento. Contudo, o acordo também decretou a obrigatoriedade de contratação de um seguro de saúde de viagem para quem não pertença a um dos países signatários. Garantindo, deste modo que todo o turista consegue pagar as despesas médicas que eventualmente possam surgir.
Cartão Europeu de Seguro de Doença
O Cartão Europeu de Seguro de Doença é um cartão que permite a qualquer pessoa que seja abrangida por um regime de proteção social de um dos 27 Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido obter cuidados de saúde juntos dos prestadores de cuidados de saúde. É gratuito.
Perda de documentos no exterior
Perder os documentos em uma viagem, pode ser das maiores dores cabeça possíveis durante as suas férias. E a verdade é que a perda de um documento pode atrasar ou impedir o seu regresso a casa. Logo, este é um dos motivos para fazer um seguro de viagem.
Um bom seguro de viagem incluirá ajuda para substituir os seus documentos e ajudá-lo a regressar a casa. Frequentemente, as seguradores oferecem apoio 24 horas por dia e dará as orientações necessárias para resolver o seu problema.
Bagagem Perdida
A perda de bagagem é uma situação mais comum do que se possa imaginar. Imagine chegar ao destino, estar à espera da sua bagagem e perceber que esta não aparece na esteira? Além da perda dos seus pertences, tem ainda que gastar dinheiro para adquirir roupas e afins.
Ao contratar um seguro que tenha em conta a perda da bagagem, a própria seguradora tratará com a companhia aérea a forma mais fácil de resolver a situação.
Roubo
Imagine coisa pior do que ser assaltado durante a sua viagem dos sonhos. Ao contratar um seguro de viagem não se esqueça de incluir uma clausula para roubos. Esta é uma cobertura algo polêmica, pois geralmente as seguradoras apresentam algumas restrições, que quem contrata o seguro pode não perceber.
Muitas vezes para que o roubo seja considerado este tem que ser violento ou com intimação, já que os furtos geralmente são excluídos. Por outro lado, é sempre necessário fazer queixa nas autoridades competentes, pois é obrigatório apresentar o auto da queixa.
Doença antes da viagem
Um dos motivos que mais origina cancelamentos de viagens são o aparecimento de doenças antes da viagem e a impossibilidade de realizar a mesma. Como tal, é de extrema importância incluir isso na sua apólice de seguro, ainda mais se for uma viagem mais cara. Contudo, deve ter em atenção, porque a maioria dos seguros não cobre a totalidade do valor da viagem, ao mesmo tempo que exigem uma data de documentação para comprovar a impossibilidade de viajar.
Vale lembrar que em alguns países o seguro de saúde é uma exigência para que possa entrar no país. E caso não o tenha, corre o risco de ser barrado na imigração. Por outro lado, imagine o descanso que não será ter auxílio em uma situação de emergência. Como tal, tenha em atenção os vários motivos para fazer um seguro de viagem e não facilite.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Ótimos Motivos para fazer um seguro de viagem, eu sempre faço antes de começar uma viagem. Temos que nos prevenir e evitar contratempos!
Adorei o post e realmente esses 5 motivos pra se fazer um seguro viagem são muito importantes pra viajar tranquilo. Abraços!
Concordo com as dicas! Eu não viajo sem estar assegurada por um seguro viagem. Ótimo post! Beijinhos
Excelente seu post com 5 motivos para fazer um seguro viagem, realmente é muito importante. Eu não viajo sem.
Eu nunca viajei e nem viajarei sem seguro viagem, principalmente viagem internacional. Já precisei acionar o seguro quando fraturei o cóccix em Banff, no Canadá. Se eu tivesse que pagar do bolso o médico minha viagem teria virado um pesadelo. O Seguro mandou U$1.000,00 para o consultório só pra me atenderem, me darem anti-inflamatório, um analgésico forte e falarem pra eu procurar um hospital quando chegasse no Brasil. (Infelizmente não tinha hospital, nem raio x no vilarejo). Se eu tivesse ido no hospital de Calgary , a 1h de lá, e tirasse raio X, certeza que não sairia menos de U$10.000 para o seguro. Por isso, sinceramente acho que economizar em seguro viagem é burrice. As vezes o barato sai é muito caro.
Ótimo post, esses motivos convencem! Eu não viajo sem um seguro viagem. Acho fundamental.
Essas são dicas importantes que sempre vale destacar! Adorei o post!