Atracções Aveiro Europa Portugal

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco

A Mata Nacional do Bussaco, inserida na Serra do Bussaco, é uma área protegida, plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços, no início do séc. XVII. Aqui é possível encontrar inúmeras espécies vegetais importadas dos quatro cantos do mundo, sendo um património único, quer na sua componente natural, quer na sua componente arquitectónica.

 

História

O espaço terá sido doado em 1628 por D. João Manuel, Bispo de Coimbra, à Ordem dos Carmelitas Descalços, para que estes pudessem construir o seu “Deserto”, em Portugal. E foi nesse mesmo ano que se iniciaram as obras para a construção do convento e os seus muros, para delimitar o local. Depois de construído um convento simples, algo bem patente no seu revestimento arquitectónico e técnica decorativa, iniciou-se a construção da Via Crucis, em 1644, que tinha como objectivo representar os passos da Paixão de Cristo. Já a bonita floresta autóctone portuguesa foi sendo “construída” por sucessivas gerações de monges, que tinham como objectivo representar o Monte Carmelo, como local da origem da Ordem.

Mais tarde, em 1810, a Mata foi palco da Batalha do Bussaco, tendo o convento servido de base ao Duque de Wellington, durante o confronto entre as tropas luso-britânicas e as tropas napoleónicas. Alguns anos depois, em 1834, dá-se a extinção das ordens religiosas e como tal, segue-se um período em que o local fica ao abandono.

Mas em 1856, a Mata passa a ser propriedade da Administração Geral das Matas do Reino e sofre alguns melhoramentos, nomeadamente uma área ajardinada, designada por Jardim Novo e que actualmente envolve o Convento e o Hotel,  a Cascata de Santa Teresa e ainda o Vale dos Fetos, com o Lago Grande.

Mais tarde, em 1888, Emídio Navarro decide dar início à construção de um palácio real, de estilo neomanuelino, cujo magnífico projecto tem a autoria de Luigi Manini.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco
 

Ao passear por esta bela Mata perceberá que a mesma possui “um microclima muito particular, com temperaturas amenas, elevada precipitação e frequentes nevoeiros matinais, que favorecem a ocorrência de elevada biodiversidade”, assim como sentirá que está num local místico retirado de um qualquer livro encantado.

A Mata tem para oferecer vários percursos pedestres, devidamente identificados, que o convidam à descoberta da sua biodiversidade maravilhosa e única.

Património Natural

O seu Património Natural é riquíssimo tanto a nível de Fauna, como da Flora. Exemplo disso são as 150 espécies de Animais vertebrados e mais de 600 espécies de invertebrados espalhados pela Mata Nacional do Buçaco. Possuindo ainda, uma das mais ricas colecções dendrológicas da Europa, sendo conhecida como “majestoso arboreto”. É constituída por cerca de 257 espécies lenhosas, 89 espécimes notáveis, cerca de 400 espécies de flora autóctone e 300 de flora alóctone, possui ainda 4 unidades de paisagem ( Arboreto, Pinhal do Marquês, Mata Climática da Cruz Alta e Jardim e Vale dos Fetos).

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco

Estas unidades de paisagem possuem características únicas que as distinguem uma das outras. O Arboreto resulta de um processo de florestação, onde partiram de uma área já existente e que foi sendo reflorestada, inicialmente pelos frades, que habitavam o local, durante o séc. XVII.

O Pinhal do Marquês ocupa cerca de 15 ha, sendo o pinheiro-bravo (Pinus Pinaster) a espécie dominante neste povoamente, invadido por acácias.

A Mata Climática da Cruz Alta é composta pela Floresta Relíquia, situada no extremo sudoeste da Mata Nacional do Bussaco, constituída essencialmente por plantas autóctones, conservando as características da floresta primitiva que existia nesta região, antes da ocupação humana. E ainda pelos Habitats naturais constantes da Directiva Habitats, composta por matagais arborescentes de Laurus nobilis, Louriçais, matos termomediterrânicos pré-desérticos, Medronhais, Carvalhais Galaico-portugueses, entre outros.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco

O Jardim Novo, construído em 1886-87, possui canteiros delimitados por sebes de buxo talhadas e o Vale dos Fetos, teve o seu nome atribuído pela existência de muitos exemplares de fetos, de porte arbóreo. O seu arruamento terá sido construído por volta de 1887.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Jardim Novo

Outro exemplo do Património Natural é o Cedro de São José, um cipestre, plantado na Mata, no séc. XVII, tendo resistido na local durante mais de 300 anos. Apesar do seu nome científico – Cupressus lusitanica – subentender tratar-se de uma espécie portuguesa, a verdade é que a mesma terá sido trazida das regiões montanhosas do México, Guatemala e Costa Rica, pela Ordem dos Carmelitas.
O seu nome surgiu uma vez que está localizado na Ermida de São José, bem no coração da Mata Nacional do Bussaco, sendo uma homenagem a São José e uma das principais atracções da Mata.

Património Edificado

Já o Património Edificado, classificado como Imóvel de Interesse Público, engloba o núcleo central (Palace Hotel Bussaco e o Convento de Santa Cruz), 10 Ermidas de habitação, 4 Capelas de Devoção, 20 passos da Via Sacra, 10 Cercas com as respectivas portas, o Museu Militar, o Monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, vários Cruzeiros, 6 Fontes e vários Miradouros e Casas.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco

A Porta das Ameias é uma das portas que dá acesso à Mata e que se encontra aberta desde a fundação do Convento de Santa Cruz do Bussaco. Esta porta, cujo nome provém do facto de várias ameias lhe servirem de remate, foi reaberta por volta de 1861, pelo Conde da Graciosa, sendo a mais utilizada a nível de circulação rodoviária. É uma pequena porta de pedra, muito ao estilo de muralhas, que geralmente protegem uma vila ou cidade.

O Miradouro Portas de Coimbra, recebeu este nome, uma vez, que se encontra virado para a bela cidade de Coimbra. Aqui encontram-se duas belas portas, que têm inscritas duas bulas papais, onde são excomungados todos os que causam danos à floresta e onde é proibida a entrada de mulheres nos conventos dos Carmelitas, qualquer que fosse a sua condição e hierarquia. Em tempos esta terá sido a entrada principal da Mata, mas com o tempo acabou por cair em desuso e actualmente é mais utilizada como local de convívio, onde pode relaxar e estar em contacto com a Natureza, com excelentes paisagens como pano de fundo.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Paisagem nas Portas do Sol

A Ordem dos Carmelitas Descalços construíram também o Convento de Santa Cruz do Bussaco, cujo objectivo era albergar essa ordem monástica, que existiu entre 1628 e 1834. Uma das particularidades deste convento é que em 1810 foi a casa de Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington, durante a Guerra Peninsular, uma vez que este foi o comandante das forças anglo-portuguesas contras as tropas do general francês André Massena, na Batalha do Bussaco. 

Actualmente, é uma das atracções turísticas mais conhecidas da Mata Nacional do Bussaco.
 
 Convento de Santa Cruz do Bussaco
Convento de Santa Cruz do Bussaco

Em 1888 iniciou-se a construção do Palácio Real, actualmente Palace Hotel do Buçaco, no local do convento, sendo este parcialmente demolido. O Palácio Real foi o último legado dos reis de Portugal. Tendo sido projectado no final do séc. XIX, pelo arquitecto italiano Luigi Manini e contado com a intervenção de outros magníficos arquitectos. 

Palácio do Bussaco
Palácio do Bussaco

Possui um estilo neomanuelino, bem característico e está magnificamente decorado com painéis de azulejo, frescos e quadros alusivos à Epopeia dos Descobrimentos.

Palácio do Bussaco
Palácio do Bussaco

No seu interior é possível encontrar obras de arte únicas, de grandes mestres portugueses, nomeadamente, a colecção de painéis de azulejos, evocando os Lusíadas, os Autos de Gil Vicente e a Guerra Peninsular, magníficas esculturas, pinturas e frescos, belas telas, ilustrando versos da epopeia marítima de Luiz de Camões e ainda bonitas peças de mobiliário portuguesas, indo-portuguesas e chinesas.

Hotel Palace Buçaco
Hotel Palace Buçaco

Dentro do Palácio poderá perder-se pelos diversos ambiente, nomeadamente pelo Bar Carlos Reis. Um bonito e secular espaço, contíguo ao que terá sido o antigo salão de festas do Palácio. Na sua decoração são mantidos os móveis originais e sobre os lambris de madeira é possível ver as bonitas pinturas, com motivos florais, do mestre Carlos Reis. No espaço do bar propriamente dito sobressai um bonito quadro “Os Derrotados”, que terá sido idealizado por Carlos Reis e pintado pelo seu filho.

Bar Carlos Reis
Bar Carlos Reis

Este é o local ideal para descansar, depois de uma caminhada pela Mata, enquanto degusta de um belo vinho do Porto, um raro Madeira ou um robusto bruto da Bairrada, todos eles expostos para que possa escolher o que mais lhe agradar.

Outro ambiente maravilhoso é a Sala de Jantar Real, que serve de espaço de refeições do Restaurante Real. Esta é a antiga sala de banquetes dos Braganças, sendo o espaço caracterizado pelo seu magnífico tecto árabe e as suas magníficas telas, de João Vaz, que ilustram a viagem de Vasco da Gama para a Índia. 

A minha sugestão é que optem pelo menú de degustação e se deixem levar pelos pratos preparados pelo chef acompanhados pelos lendários Vinhos do Bussaco.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Sala de Jantar Real

O Museu Militar, situado no lugar das Almas do Encarnadouro, abriga o espólio da Batalha do Bussaco, travada em Setembro de 1810, entre as tropas napoleónicas, comandadas pelo Marechal Massena e as anglo-lusas, comandadas pelo Duque de Wellington.
Este foi inaugurado por ocasião do 1º Centenário da Batalha, com a presença do Rei D. Manuel II e nas suas salas é possível ver o rico legado deixada dessa época, nomeadamente figuras uniformizadas, guiões e medalhas, uniformes, gravuras, entre outras.

Passeando pela Mata encontrará a Via Sacra, composta por diversas capelas, onde estão representados os vários passos da Prisão e da Paixão de Cristo.

Via Sacra
Via Sacra

A Via Sacra que vemos actualmente resulta de várias transformações, que ocorreram ao longo dos séculos, desde a altura em que foi implantada na Mata, em pleno séc. XVII, pela mão do reitor da Universidade de Coimbra, Manuel Saldanha.

O Pretário faz parte da Via Sacra, situando-se no início da mesma e simboliza o Palácio de Poncio Pilatos. Foi mandado construir pelo Bispo Conde D. João de Melo, que tentou incorporar vários elementos marcantes na condenação e na morte de Jesus Cristo, nomeadamente os 28 degraus que se encontram no Pretório e que simbolizam os 28 degraus percorridos por Jesus Cristo, quando subiu no Palácio de Pilatos e ainda temos a famosa varanda do Ecce Homo.

Pretório
Pretório

Um dos elementos mais encantadores da Mata são as suas fontes, nomeadamente a Fonte de Santa Teresa, situada junto à ermida com o mesmo nome. Esta terá sido construída pelos frades carmelitas e concluída em pleno séc. XIX. Foi considerada a melhor fonte de água da Mata Nacional do Bussaco e deve o seu nome a Santa Teresa de Ávila, a reformadora da Ordem das Carmelitas e Doutora da Igreja.
Em volta é possível encontrar várias mesas e bancos de pedra, ideal para fazer uma pausa na caminhada e aproveitar para relaxar um pouco, ao som da água a correr na fonte.

Ou ainda a Fonte da Samaritana, localizada na Ermida com o mesmo nome. Esta fonte foi mandada construir por D.Manuel Saldanha, e onde foi representado o encontro entre Jesus e a Samaritana, mas quando, no séc. XIX, a fonte sofreu uma reforma, esta representação desapareceu. Actualmente apenas é possível ver as duas lápides, onde estão gravadas passagens desse diálogo bíblico, encontrando-se em grande estado de degradação. Uma particularidade é que esta não possui nascente própria, sendo fornecida pela Fonte do Carregal.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco

Caso seja um apaixonado pela natureza e goste de saber mais sobre este tipo de destinos não deixe de visitar o site Viajando com Moisés, que tem  artigos incríveis com grande destaque para a natureza. Como tal, não deixe de ler o artigo Alto Caparaó um destino lindo para se apaixonar , por certo ficará deslumbrado.

As Ermidas de Habitação tinham como função servir de local de repouso para os frades que pretendiam passar algum tempo fora do mosteiro e separados da comunidade. Estas simples ermidas eram compostas por um pequeno oratório, uma pequena sacristia, um pequeno espaço para descanso e um pequeno jardim, com uma cisterna.

Para mim este é de facto um dos locais mais bonitos de Portugal, quer pela sua história, quer pela sua beleza natural, quer pelo seu ambiente místico  sem dúvida que irei visitar mais vezes.

Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

9 thoughts on “Descobrir a Mata Nacional do Bussaco
  1. Que combinação perfeita de natureza e história na mata nacional do Bussaco. Adoro esse tipo de passeio, onde é possível apreciar a natureza e também aprender muito sobre a História local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.