Destinos Europa Gastronomia Itália

Gastronomia do Mundo – Nápoles

Gastronomia do mundo em Nápoles
Hoje o artigo é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando.

Como já disse anteriormente a gastronomia italiana possui inúmeros pratos típicos, que vão variando consoante a região em que nos encontramos, isto devido às diferenças climáticas, territoriais e históricas.

Leia também O que fazer em Nápoles – 10 pontos turísticos

Gastronomia do mundo em Nápoles

Em particular, a gastronomia napolitana é conhecida pela sua diversidade, muito em parte devido às várias invasões sofridas pela cidade, ao longo dos anos e que foram deixando o seu cunho na cultura e tradições do povo de Nápoles.
Um dos pratos mais conhecidos na cidade, é uma comida de rua, chamada Frittatina, que mais não é do que um bolinho frito de macarrão misturado com presunto, ervilhas, queijo e molho branco.

 
 
Foto – La mamma cuoco

Confecção

Para fazer este belíssimo petisco, comece por preparar o molho branco, colocando a manteiga ao lume até derreter. Retire do lume e junte a farinha, misturando até formar um roux. Adicione gradualmente o leite, previamente aquecido, e bata vigorosamente, de maneira a não ficar com grumos.  Coloque ao lume, até à primeira fervura e tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Reserve.
Depois do molho feito, coloque farinha peneirada num recipiente e adicione água, lentamente e bata com a batedeira para evitar grumos. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Chegou a vez de cozinhar as ervilhas, para tal coloque um pouco de azeite numa frigideira, adicione cebolas às rodelas muito finas e deixe alourar. Junte as ervilhas e deixe cozinhar. Tempere com sal e pimenta e deixe arrefecer.
Coza a massa que tenha optado para fazer o prato e deixe esfriar.

Corte o presunto e o queijo em cubos e junte numa tigela com a massa e o molho branco. Misture tudo muito bem e despeje num tabuleiro, tudo muito bem compactado. Cubra com fillme plástico e armazene no frio cerca de 3 horas.
Faça pequenos bolos com a mistura obtida e passe no preparado da farinha. Frite em óleo bem quente até ficar dourado.
Para ver a receita completa visite o site La Mamma Cuoco.

Este é o petisco ideal para uma tarde de verão junto com os amigos, acompanhado de uma bela cerveja.

Leia o outro artigo de Nápoles cá no blog.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

2 thoughts on “Gastronomia do Mundo – Nápoles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.