Atracções Dicas Europa Itália

Jóias escondidas de Florença: atrações menos conhecidas

Florença

Florença é uma cidade única, com uma riqueza histórica e cultural sem igual. Considerada por muitos como o berço de renascimento, Florença é uma verdadeira caixa de surpresas para qualquer amante de arte e cultura. Mas hoje decidimos fugir um pouco das principais atrações desta jóia do Renascimento e falar um pouco dos tesouro mais bem escondidos de Florença. Algumas destas atrações surgem alternativas mais tranquilas às atrações mais populares ou ainda como atrações desconhecida dos viajantes.

Existem outras localidades com muito mais a oferecer do que as suas atrações mais conhecidas. O Voyajando blog dá-nos a conhecer a Capadócia além dos balões: O que mais tem para fazer na região da Turquia.

Museu do Mosteiro de San Marco

O Museu do Mosteiro de San Marco surge como alternativa às famosas Galerias Uffizi e Accademia. Igualmente interessante é uma alternativa bem mais tranquila e com menos visitantes. O Mosteiro de San Marco, construído no século XV por Michelozzo, a mando de Cosimo de Medici, alberga o Museu Nacional de San Marcos. Aqui poderá ver algumas das mais importantes coleções e obras da cidade de Florença além da maior coleção do mundo de obras de Fra Angelico, que viveu neste convento. Uma das obras mais importantes desta coleção é a famosa pintura renascentista Anunciação assim como A última Ceia, de Ghirlandaio e a Madonna e o Menino de Paolo Uccello. Além de todas as coleções de obras de arte poderá ainda visitar a magfífica Biblioteca, onde estão guardados valiosíssimos manuscritos que pertenceram à família Médici e a personalidades como Pico della Mirandola e Agnolo Poliziano.

Florença atrações
Mosteiro de San Marco

Museu Nacional Bargello

O Museu Nacional Bargello foi o primeiro museu nacional da Itália. Fundado em 1859 este belo museu está instalado num dos edifícios mais antigos de Florença, o Palazzo del Bargello. E pode não acreditar mas o Museu Bargello reúne a maior coleção de esculturas italianas do período entre o século XIV e o século XVI. Mas além das esculturas poderá ver ainda armas, armaduras, medalhas dos Médici e vários outros artigos de bronze e marfim. Aberto desde 1865, este museu serviu de palco para obras de donatello e de Michelangelo. Por outro lado, a própria arquitetura e história do edifício fazem a visita valer a pena.

Florença atrações
Palazzo del Bargello

Biblioteca Laurentina de Michelangelo

A maior parte das pessoas conhece Michelangelo pelo seu trabalho como pintor e escultor. Mas a verdade é que este era também um habilidoso arquiteto, algo bem visível na Biblioteca Laurentina, localizada junto à Basílica di San Lorenzo. O Papa Clemente VII, encarregou Michelangelo da construção desta biblioteca como símbolo da riqueza dos Médici e da sua filiação à aristocracia. Construída entre 1523 e 1525, esta belíssima biblioteca foge ao estilo clássico renascentista. Localizada no terceiro andar do claustro Brunelleschi abriga mais de 11 mil manuscritos e 4500 livros raros impressos. De entre todas as obras raras é possível encontrar o Codex Squarcialupi, o Codex Amiatinus e ainda o Codex de Florença.

Florença atrações
Basílica di San Lorenzo

Spedale degli Innocenti

Florença foi casa do primeiro orfanato da Europa, construído por Filippo Brunelleschi. O Hospital dos Inocentes é um dos notáveis exemplos da arquitetura do primeiro renascimento italiano, sendo uma mistura de arquitetura de Roma Antiga e arquitetura gótica tardia. Ao longo dos seus cerca de 500 anos de existência recebeu e cuidou de mais de 375000 crianças. Atualmente, o edifício abriga um pequeno museu de arte renascentista e cujo acervo alberga obras de Luca della Robbia, Sandro Botticelli, Piero di Cosimo assim como de Domenico Ghirlandaio.

Spedale degli Innocenti
Spedale degli Innocenti

L’importuno di Michelangelo

É fã de arte de rua antiga? Então não deixe de apreciar o Límportuno di Michelangelo, uma das atrações mais bem escondida mas à vista de todos na cidade de Florença. Esta é uma pequena escultura, localizada na parede da esquina do Palazzo Vecchio que se situa mais próxima à Galeria Uffizi. Consta que esta escultura foi feita pelo Michelangelo, que terá esculpido o rosto de um homem que costumava importuná-lo. Daí o nome “l’importuno”. E a verdade é que independentemente da origem desta escultura esta torna-se bem interessante mas fácil de passar despercebida. Eu própria quando visitei Florença não vi esta imagem.

Ponte Vecchio, a ponte dourada de Florença

Torre di Arnolfo

A Torre Arnolfo é o local perfeito para quem quer ter uma vista privilegiada da cidade mas sem grandes confusões.Apesar de ser um dos maiores símbolos de Florença a verdade é que é pouco visitada. Localizada por cima do Palazzo Vecchio, esta torre foi construída por cima da antiga Torre Vacca e recebeu o nome do arquiteto Arnolfo di Cambio. Aventure-se a subir os 233 degraus e tenha uma vista panorâmica sobre a cidade assim como do Duomo e veja também a pequena cela Alberghetto, que serviu de cárcere a Cosimo il Vecchio e Jerome Savanarola.

Florença com a Torre Arnolfo em destaque
Florença com a Torre Arnolfo em destaque

Officina Profumo Santa Maria Novella

A Farmácia Santa Maria Novela é a mais antiga boticária do Mundo. Surgiu em 1221, aquando da fundação do Convento de Santa Maria Novella e do seu jardim, pelos frades dominicanos. Ora com as ervas e plantas que cresciam no jardim, os frades começaram a aventurar-se na alquimia e a conseguir curar doenças no mosteiro, através de bálsamos, pomadas e medicamentos. A partir daí as suas receitas ficaram tão conhecidas que chegaram a criar um perfume para a Rainha Catarina de Médici. Este perfume, o Acqua della Regina, foi um dos primeiros perfumes do mundo feitos à base de alcool e tornou-se famoso nas cortes francesas. Mas só em 1612 a boticária foi aberta ao público algo que se mantém até aos dias de hoje. Assim, não deixe de visitar esta bela loja e adquirir alguns dos luxuosos sabonetes artesanais, produtos para a pele ou perfumes.

Cimitero delle Porte Sante

O Cemitério das Portas Sagradas, fundado em 1800, localiza-se nas traseiras da Igreja San Miniato al Monte. Pode parecer estranho sugerir um cemitério como atração mas a verdade é que este cemitério é um autentico museu a céu aberto, repleto de esculturas belíssimas e uma arquitetura única. Já as capelas e túmulos privados são construídos em vários estilos distintos, numa mistura que engloba o neoclássico, a Art Nouveau e Art Déco, com inspiração nas igrejas medievais e renascentistas. Vários são as personalidades ali enterradas, nomeadamente Pellegrino Artusi, pai da cozinha italiana, o estilista Enrico Coveri e o autor de As Aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi. A escultura mais popular do local é a do túmulo dos irmãos Mazzone, onde duas efígies retratam os dois irmãos a dançar juntos.

Igreja San Miniato al Monte
Igreja San Miniato al Monte

La Berta

La Berta é uma cabeça sem corpo localizada na fachada da Igreja de Santa Maria Maggiore. Não se sabe ao certo a sua origem, o que fez com que várias lendas fossem inventadas para justificar a sua presença. A lenda mais unanime é de que a cabeça pertence a uma mulher que foi petrificada, no dia 16 de Setembro de 1326, por um alquimista. Uma outra teoria, mais realista, afirma que o busto é um memorial à pessoa que doou os sinos para a igreja, para que estes tocassem sempre que os portões da cidade abrissem ou fechassem.

Florença com a Torre Arnolfo em destaque
Florença com a Torre Arnolfo em destaque

Como vê várias são as joias escondidas no berço do renascimento e que apesar de não serem tão conhecidas valem muito a pena ser visitadas. Florença possui atrações maravilhosas que merecem estar no roteiro de qualquer visitante.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

5 thoughts on “Jóias escondidas de Florença: atrações menos conhecidas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.