Destinos Europa Portugal

Foz D’Égua: a aldeia “Hobbit” portuguesa

Foz D’Égua, localizada no coração da Serra do Açor, no concelho de Arganil, é uma das aldeias mais remotas de Portugal. Bem próximo à famosa aldeia de Piódão, é conhecida pelas suas casas de xistos e lousa, moinhos abandonados e uma magnífica praia fluvial. Este é um local que o deixará encantado e ao mesmo tempo isolado de tudo e todos.

Foz D’Égua

A aldeia de Foz D’Égua caracteriza-se pela sua beleza mística aliada a um aspecto rural serrano. Ao visitar o local sentir-se-á a entrar num qualquer cenário retirado de um filme do “Senhor dos Anéis” ou não fosse ela comparada a Hobbiton, a aldeia pitoresca da trilogia, onde habitam os hobbits.

Hobbiton
Hobbiton

Foz D’Égua é uma aldeia de origens remotas, que foi sobrevivendo às intempéries. E é sem dúvida uma dádiva da Natureza, que se caracteriza pela vegetação densa, pela riqueza da sua fauna e flora assim como pelas suas belas pontes de xisto e de madeira.

Quando começa a descer a encosta vindo do Piodão é brindado com uma paisagem magnífica. Ou seja, verá o leito da ribeira a escorrer, as bonitas pontes de pedra no horizonte, os caminhos por meio da vegetação, que levam ao altar de pedra, onde está uma estátua religiosa a proteger toda a Serra do Açor. Tudo ali é mágico.

Leia também Aldeias do Xisto – Lousã

E à medida que nos aproximamos da localidade vamos ficando mais impactados com o que nos rodeia. Até que chegamos a uma das principais atrações de Foz D’Égua, a sua praia fluvial. Esta resulta do ponto de encontro entre a Ribeira do Piodão e a Ribeira das Chãs, que desaguam no Rio Alvoco.

Foz D'Égua
Praia Fluvial ao fundo

Assim, aproveite para passear pelo local, independentemente da altura do ano e atravesse as ponte e caso tenha coragem atreva-se a subir até ao santuário. Tenho a certeza que não ficará desiludido, pois dali terá uma vista deslumbrante sobre a Serra do Açor e pela encosta da Aldeia de Chãs.

Foz D'Égua
Uma das várias pontes por ali espalhadas

O que visitar nas proximidades

Se visitar Foz D’Égua não deixe de ir a Piódão. Este é uma aldeia, localizado na Serra do Açôr, com as belas e simples casas em xisto, construídas de socalco em socalco na encosta da serra. Se for amante de trilhas pode fazer o percurso de Foz D’Égua até ao Piódão. São cerca de 7 Km rodeado de uma paisagem idílica, onde conseguirá ter uma perceção da vida dos caminhos percorridos outrora pela população nestas magníficas aldeias remotas.

Piodão
Piodão

Veja 5 localidades fora do roteiro…Portugal

Turismo em tempos de pandemia

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social o termo turismo de isolamento começou a ser bastante falado. Assim, tanto as estruturas turísticas como os viajantes tiveram que encontrar formas de se reinventar e encontrar soluções que permitissem continuar os seus negócios e as suas viagens da forma mais responsável e segura possível.

Mas afinal o que é o turismo de isolamento? O turismo de isolamento, tal como o nome indica tem como objectivo isolar, geralmente no meio da natureza, numa praia deserta, numa montanha ou em qualquer outro local que nos permita ficar isolados do mundo. E na procura desse isolamento vale tudo. Isto é, desde acampar, a passear de autocaravana até ao glamping em locais remotos tudo é possível desde que estejamos isolados do mundo.

Veja as nossas Dicas básicas para acampar

Assim, não deixe de viajar por conta da pandemia. Apenas aconselhamos que adote novas práticas e se mantenha em segurança.

Outros locais isolados ao redor do mundo

Quer conhecer outros locais isolados à volta do mundo? Veja o que os nossos parceiros têm a dizer.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

6 thoughts on “Foz D’Égua: a aldeia “Hobbit” portuguesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.