Destinos Dicas Europa Itália

Roma em 5 filmes

Roma

Roma é uma das cidades mais bonitas que alguma vez vi. A Cidade Eterna é composta por vários monumentos medievais, renascentistas, barrocos assim como góticos mostrando a miscelânia de contrastes que paira na cidade. O que faz com que se torne num local bem interessante do ponto de vista cinematográfico. Assim, decidi fazer uma lista de Roma em filmes para que possam encantar-se por esta cidade ou simplesmente matar saudades.

Venha Descobrir Roma de Bernini

Roma em filmes
Forum Romano

Para Roma com Amor (2012)

Para Roma com Amor é uma comédia romântica de Woody Allen que narra 4 histórias que não se interligam mas que têm como pano de fundo a magnífica cidade de Roma. É um filme leve, com óptimos actores e magníficos cenários, cuja produção é baseada na obra “Decamerão“, de Giovanni Boccaccio.

Leia também Onde ficar em Roma: melhores bairros

A trama foi adaptada aos tempos modernos e numa das narrativas mostra o próprio Woody Allen a interpretar Jerry, um diretor de ópera duvidoso que visita a bonita cidade Roma com a esposa Phyllis, para conhecerem o seu futuro genro. Numa outra história Leopoldo é um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Uma terceira narrativa mostra um arquitecto que visita Roma com um grupo de amigos. E por fim temos dois jovens recém casados que se perdem pelas ruas de Roma.

Roma em 5 filmes
Piazza del Popolo

Ao longo das 4 narrativas as personagens vão desfilando pelos magníficos cenários da cidade de Roma. Como por exemplo pela bonita Piazza Venezia, onde se inicia o filme, a Fontana di Trevi, a Piazza del Popolo, entre outros locais.

Veja as nossas sugestões de Livros e filmes para pequenos viajantes

Gladiador (2000)

O Gladiador é um filme histórico dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russel Crowe e Joaquin Phoenix. O enredo ocorre no ano de 180 d.C. cuja personagem principal é o general romano Maximus, amado pelo povo assim como pelo imperador Marco Aurélio. Quando o filho do Imperador, Comodus, sedento pelo poder, descobre que este pretende deixar o trono não a si mas a Maximus, fica furioso e mata o seu pai. Posteriormente assume o trono e manda matar o general romano, que consegue escapar. Para engendrar um plano de vingança Maximus esconde-se, passando por escravo e gladiador. Este filme conta a história dos gladiadores isto é, dos homens que protagonizavam os espectáculos no Coliseu de Roma.

Roma em 5 filmes
Coliseu de Roma

Apesar de ser um filme que mostra o Coliseu de Roma em todo o seu esplendor, a verdade é que as gravações deste ocorreram em Malta, numa réplica do coliseu construída para o efeito. Outros locais que surgem no filme e que pudemos visitar são o Fórum Romano, o Monte Palatino assim como o Circo Máximo.

Leia também Forum Romano e Monte Palatino

La Dolce Vitta (1960)

La Dolce Vitta é um drama dirigido pelo cineasta italiano Frederico Fellini, sendo considerada uma das suas obras-primas. O filme surge como uma crítica à sociedade romana no pós-guerra, tendo sido considerado um dos 1000 melhores filmes de todos os tempos. Assim, o filme acabou por valer a Palma de Ouro, em Cannes, a Fellini.

Leia também Visitar Roma sem gastar

O drama relata a história de um jornalista mulherengo, Marcello Rubini, especializado em dar notícias sensacionalistas sobre celebridades. Tendo sido este filme a popularizar o termo paparazzo, pessoas sedentas por registar todos os passos das celebridades. No filme vamos conhecer uma Roma moderna e sofisticada mas decadente e com extrema influência norte-americana. Assim como uma cultura de celebridades retratada como fútil. Ou seja, estamos perante um filme forte e arriscado para a época.

O drama tem uma trilha sonora magnífica e imagens cénicas deslumbrantes. Uma das mais famosas cenas de todos os tempos é protagonizada pela atriz sueca Anita Ekberg e pelo actor Marcello Mastroianni, na Fontana di Trevi.

Roma em 5 filmes
Fontana di Trevi (Imagem de Arlette1915 por Pixabay)

Anjos e Demónios (2009)

Anjos e Demónios é um filme de suspense, drama e policial, sendo igualmente uma sequência do filme Código da Vinci. Dirigido por Ron Howard é baseado no romance com o mesmo nome de Dan Brown e tem como ator principal Tom Hanks.

A história surge à volta do professor de simbologia Robert Langdon, que é chamado para investigar a morte de um cientista, marcado a ferro com o símbolo dos Iluminati. O especialista em religião de Havard enfrentará a resistência da igreja em lhe fornecer detalhes importantes para a investigação, ao mesmo tempo que terá que decifrar várias charadas. Acaba por se tornar uma corrida contra o tempo, pois a sociedade secreta por detrás do crime tem planos para explodir o Vaticano, numa altura em que o Conclave está reunido para eleger o novo Papa.

Leia também Museus do Vaticano

Ao longo da trama vamos vendo algumas das mais emblemáticas atrações de Roma, que surgem como alvos a derrubar pelos Iluminati e que nos fazem encantar pela Cidade Eterna.

Vaticano
Basílica de São Pedro

Veja o que fazer em Roma com crianças

Comer Rezar e Amar (2010)

Comer Rezar e Amar é um drama romântico estrelado por Júlia Roberts, baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert.

Na trama Liz é uma mulher com uma vida de sonho, aparentemente feliz e realizada. Um dia decide largar tudo, o marido, os amigos e o trabalho para viver novas experiências. Parte então numa viagem de auto-conhecimento para a Índia, Indonésia e Itália. A parte do filme dedicada a Comer passa-se na capital Italiana, onde Liz passa alguns meses a estudar italiano e onde tem várias aventuras gastronómicas.

Leia também Gastronomia do Mundo…Roma

No filme vários são os pontos turísticos de Roma que nos são apresentados. Como por exemplo, o Coliseu, o Panteão, a Piazza Navona e os belos jardins da Villa Borghese, entre tantos outros locais.

Piazza Navona
Piazza Navona

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

9 thoughts on “Roma em 5 filmes
  1. Adorei o post sobre a Roma que aparece em filmes! Dessa lista eu só vi 2 (comer, rezar e amar e anjos e demônios) e já coloquei os outros na listinha aqui! rs adoooro ver filmes com bastante cenas que mostram outras cidades e países!

  2. A cpaital da Itália é mesmo linda, pra mim tem beleza em todo e qualquer cantinho, e adoro ver Roma em filmes e séries. Engraçado é que, como você apresentou, muitas cenas têm referências de lá, mas foram rodados em outros países. A mágica do cinema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.