Destinos Europa França Gastronomia

Gastronomia do Mundo…Marselha

Gastronomia do Mundo...Marselha

Marselha é a segunda maior cidade de França e capital de Provença, na região da Côte d’Azur. Esta cidade surge como o porto mais importante de França, tendo ligações com África, Itália e Espanha. Assim, hoje decidi trazer de volta a série de artigos “Gastronomia do Mundo”. E desta vez falaremos da Gastronomia do Mundo de Marselha.

Leia também Marselha, a bela cidade de França

Gastronomia francesa

A gastronomia francesa é uma das cozinhas mais conhecidas do mundo, quer pela sua qualidade e sofisticação, quer pela sua diversidade.

A história da gastronomia francesa remonta aos tempos da época medieval, quando o rei D. Luís XIV receou que a culinária internacional arruinasse a culinária local. Como tal, decretou a proibição de consumo de ingredientes e pratos importados. Essa proibição, que se deveu ao facto do grande tráfego de soldados pela Europa e consequente importação de produtos e comidas de outros locais, fez com que a França se tornasse um dos países mais ricos ao nível da gastronomia, uma vez que foi aprimorando e privilegiando os sabores naturais dos alimentos.

Gastronomia Marselhesa

A gastronomia marselhesa é conhecida pela utilização de produtos frescos que englobam uma grande variedade de peixes, legumes e marisco, bem como a utilização do alho e do azeite.

Um dos pratos mais famosos de Marselha é a La Bouillabaisse, que mais não é do que um caldo confecionado com diferentes tipos de peixe e marisco, croutons e legumes bem como açafrão. Este belo prato nasceu na casa dos pescadores, que chegavam ao Vieux-Port e após separar o peixe para vender, levavam o restante para casa onde faziam uma sopa para alimentar a família.

Com o passar do tempo a receita desta sopa foi sendo aperfeiçoada e chegou à receita atual. Mas não pense que esta é uma simples sopa de peixe, igual a tantas outras. A Bouillabaisse destaca-se pelo seu sabor e aroma únicos, que resultam da combinação magnífica das ervas provençais e das especiarias. A origem da palavra bouillabaisse resulta da combinação de duas outras palavras, bouillir, que significa ferver e abaisseé que significa baixar. Ou seja, a palavra faz referência ao ponto de fervura da confeção, quando o caldo começa a ferver, devemos baixar o lume e colocar o peixe.

Os marselheses têm uma forma de degustar a Bouillabaisse muito própria. Isto é, primeiro degustam apenas o caldo picante e só depois comem o peixe e o marisco.

Leia também Descobrir a Catedral de Marselha

Confeção

Comece por preparar o molho rouille. Coza uma batata e esmague-a junto com o alho. Coloque numa taça e acrescente a gema, o açafrão bem como o sal e a pimenta. Vá mexendo enquanto adiciona um fio de azeite de forma à mistura ficar com a consistência de uma maionese. Reserve.

Corte as cabeças do peixe e retire as cascas do camarão.

Numa panela refogue a cebola, o alho, a erva-doce, o alho-francês bem como a pimenta do reino. Quando a cebola estiver translúcida adicione as cabeças do peixe e as casca do camarão. Deixe cozinhar e posteriormente adicione o açafrão e o tomate pelado. Deixe cozinhar.

De seguida, adicione a água, o tomilho, a salsa, o cebolinho, o manjericão, as sementes de erva-doce, a casca de laranja e o sal. Deixe ferver em lume baixo cerca de 50 minutos. Coe de forma a ficar com o caldo.

Coloque o caldo na panela e quando ferver, baixe o lume. Chegou a hora de colocar o marisco e o peixe, na ordem de cozedura própria. Tape a panela e deixe cozinhar até o marisco começar a abrir. Sirva bem quente junto com o rouille e o pão torrado. E voilá. Está pronto a servir.

Sopa Bouillabaisse
Sopa Bouillabaisse

Para saber a receita completa e as quantidades extatas veja este artigo Bouillabaisse de Marselha.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Marselha, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Assim, a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

2 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Marselha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.